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Vocação para ouvir, aprender e registrar histórias

Entrevista exclusiva com Carol Rodrigues, editora da Revista Cobertura Mercado de Seguros

A jornalista Carol Rodrigues
A jornalista Carol Rodrigues

Carolline Rodrigues, a Carol, é editora da Revista Cobertura Mercado de Seguros. Fundada em 1991, a Revista Cobertura faz a cobertura jornalística dos acontecimentos do setor de seguros com conteúdos exclusivos.

Jornalista e pós-graduada em História, Cultura e Contemporaneidade, ela atua no setor de seguros há 20 anos, tendo obtido reconhecimento diversas vezes como vencedora de prêmios de jornalismo. Também é autora de um livro sobre uma das principais autoras de novelas, bastante aclamado.

Nesta entrevista exclusiva ao Portal Corretora do Futuro, da Lojacorr, ela conta mais curiosidades sobre suas trajetórias profissional e pessoal. Acompanhe!

Portal Corretora do Futuro – Como foi sua trajetória profissional até chegar ao mercado de seguros? 

Carol Rodrigues – Comecei a minha trajetória na área de Comunicação do SESC, na unidade Vila Mariana, ainda no período da faculdade. Também atuei como voluntária por um período na comunicação da Care no Brasil, ONG de combate à pobreza e desigualdade. Quando surgiram os primeiros trabalhos para a Cobertura, eu estava fazendo um curso de periodistas para atuar em conflitos armados, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha para o Cone Sul.

Amor pelos animais

 
Portal Corretora do Futuro – Você é irmã do Paulo Kato, fundador da Revista Cobertura, já ouvia falar de seguros em casa? Como é trabalhar em família? 

Carol Rodrigues – Lembro de ver o meu irmão diagramando publicações ainda na época da Editora Joruês. Sempre ouvi falar de seguros em casa, principalmente porque meus pais tinham amigos corretores e advogados que atuavam com seguro. Os corretores sempre estiveram presentes de alguma forma. Ainda na época do Jornal Cobertura, acho que eu tinha uns 13/14 anos, trabalhei em uma feira do Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria), em que o jornal foi distribuído para os empresários. Já naquela época havia uma preocupação muito grande da Cobertura em contribuir com a disseminação da cultura do seguro.

Trabalhar em família é muito bom. Não se trabalha menos por ser família, pelo contrário. Trabalha-se muito mais. A relação de confiança é algo forte. Mas é necessário muito respeito e disciplina, porque a intimidade oriunda do laço familiar, inevitavelmente, pode vir à tona. O contrário também pode acontecer. Afinal, o assunto trabalho adentra as outras esferas. Nos almoços de família e demais encontros, quando você menos imagina estão lá os assuntos seguro e trabalho.

Paulo Kato e a irmã Carol

Portal Corretora do Futuro – O que mudou na comunicação do setor, da época em que você iniciou a hoje?

Carol Rodrigues – Inegavelmente o setor começou a colocar em prática alguns projetos que estavam apenas no plano das ideias, a linguagem começou a ser mais leve e, de forma geral, há menos formalidade nos eventos, fruto também do rompimento de um certo conservadorismo. Houve também a chegada das insurtechs, que estão trazendo uma nova dinâmica ao mercado de forma geral. Observo também a chegada de profissionais de outros mercados, muitas vezes mais jovens. Aliás, a convivência de profissionais que estão chegando com aqueles já antigos de mercado é algo que tem de ser muito valorizado e melhor explorado pelas empresas e entidades. O mercado de seguros possui mestres cujas dedicações foram fundamentais para termos o cenário atual.


Portal Corretora do Futuro – Você é uma jornalista que, constantemente, conquistas prêmios de jornalismo em seguros. Foram muitos desafios para chegar ao respeito e reconhecimento que tem hoje?

Carol Rodrigues – Acredito que tudo foi um processo de construção. Construí o meu caminho com o amor que tenho pela minha profissão e os apoios e incentivos que recebi na trajetória. Embora seguro não fosse algo totalmente estranho, trabalhar com o setor foi algo bem diferente. Precisei me dedicar muito e entender como poderia colocar o melhor do jornalismo para contribuir de alguma forma com o mercado de seguros. Sempre foi uma obstinação minha o melhor do jornalismo, acompanhando aqueles profissionais com os quais procurei aprender. Quando iniciei meus primeiros trabalhos como jornalista para a Cobertura, em 2004, eu fiz uma imersão nos eventos. O próprio mercado me alimentou muito com conhecimento. Sempre soube ouvir muito bem e isso me ajudou muito. Assim sigo construindo o meu repertório. Ser jornalista é o mesmo que ser um eterno aprendiz. Sempre aproveitei as oportunidades. Sou grata por cada trabalho que realizei, pois eles possibilitaram que eu tivesse todo esse reconhecimento.

Prêmio Allianz de Jornalismo

 
Portal Corretora do Futuro – Conte um pouco sobre a trajetória da revista. Há quanto tempo existe a Cobertura? Nasceu como um jornal e depois se transformou em revista, não é mesmo?

Carol Rodrigues – O embrião da Cobertura nasceu em 1990 e a primeira edição do jornal foi publicada na segunda quinzena de janeiro de 1991. O formato escolhido permaneceu até 1999, quando começou a coexistir com o formato revista. Costumo dizer que a Cobertura é um veículo à frente de seu tempo, que procura se renovar constantemente para atender os diversos tipos de formatos de plataformas de comunicação. Além dessa característica de inovação tem o valor do melhor do jornalismo, algo que prezamos muito. 
 
Portal Corretora do Futuro – Por um tempo você saiu do mercado e se lançou em novos projetos, até mesmo escreveu um livro sobre uma das principais autoras de novelas. Fale sobre esse momento de sua carreira e a obra “Ivani Ribeiro: a Dama das Emoções”.

Carol Rodrigues – O livro “Ivani Ribeiro: a Dama das Emoções” foi um imenso desafio, pois saí do mercado em um momento maravilhoso, o que ninguém entendeu. Mas eu já arrastava essa questão da Ivani há algum tempo. Enfrentei vários desafios porque fui para uma área em que não tinha relacionamento e as dificuldades foram muitas. Ao mesmo tempo em que recebi ligações de atrizes renomadas como Eva Wilma e Fernanda Montenegro, com o desejo de contribuir com um projeto de alguém que não atuava no meio artístico. As pessoas perguntavam: de onde você saiu? Eu respondia: do mercado de seguros (risos).

Destaque no jornal Tribuna, de Santos

A sensação de você transformar algo é indescritivelmente maravilhosa. Trazer uma história que estava presa em um passado para o presente e torná-la memorável para o futuro foi algo incrível, que coadunou com o meu gosto por história (sou pós-graduada em História, Cultura e Contemporaneidade) e também senso de justiça. Eu tinha uma missão com Ivani e a realizei. Como poderia uma mulher precursora não ocupar, de fato, o seu devido lugar na história?! Pois eu fui, “desenterrei” o que podia e trouxe à tona, mesmo quando muitos diziam ser impossível. O tempo contava contra mim, pois muitos que poderiam me ajudar a reconstruir a história já estavam se desencarnando. O resultado de outra imersão que fiz é que, hoje, sempre me consultam sobre informações e ações sobre Ivani, inclusive na cidade dela, São Vicente (SP), onde já recebi dois reconhecimentos.

Lançamento de seu livro “Ivani Ribeiro: a Dama das Emoções”

 
Portal Corretora do Futuro – Por que você acabou voltando para o mercado de seguros? Prova de que quem começa dificilmente sai?

Carol Rodrigues – Creio que essa máxima é verdadeira. É curioso como a vida da gente faz movimentos interessantes. Sair da Cobertura foi um processo desafiador porque eu estava deixando algo que amava fazer para realizar algo novo, repleto de incertezas, mas com a minha crença de que daria certo. E deu! Na época, eu e o Paulo cogitamos de eu conciliar o livro com o trabalho na editora, mas eu já vinha seguindo assim aos finais de semanas e não queria de forma alguma sacrificar o trabalho na Cobertura ou ao projeto da Ivani. Essa foi uma das famosas escolhas que precisamos fazer na vida. Fazer escolhas não é um processo fácil. Antes de retornar ao mercado, passei por agência de publicidade, a Team Worker, e atuei dentro da Claro. Achamos que só o mercado de seguros tem problemas na comunicação, mas não é verdade. E também fui editora da Revista Consumidor Moderno, mais uma escola do jornalismo e da comunicação. Em todos os lugares tive a sorte de conhecer pessoas maravilhosas, muitas seguirão comigo para sempre. No entanto, os ventos sempre sopraram para o mercado de seguros.

Voltar foi uma conjunção de fatores. Encarei a volta em um cenário de pandemia. Uma loucura! Por um período, inclusive, atuei simultaneamente na Cobertura e na Consumidor Moderno. Não me pergunte como foi possível. Novamente tive que fazer escolhas.

Passamos por momentos muito desafiadores. Atuar como editora de periódicos historicamente é um ato de resistência e na pandemia não foi fácil. Fizemos um rebranding da marca Cobertura e cá estamos. Sou muito grata pelo mercado ter abraçado a minha volta com muito carinho e respeito.

Prêmio Jornalismo em Seguros

 
Portal Corretora do Futuro – Vocês estão sempre em novos projetos. Quais são os produtos e serviços que vocês entregam atualmente ao mercado? Têm algum projeto novo em andamento?

Carol Rodrigues – Sim, isso faz parte também dos nossos perfis. Gosto do novo e de me aventurar em novos projetos, e o Paulo também. Acho fascinante a ideia de tangibilizar algo, entrar em um projeto em um estágio, que pode ser apenas um sonho ou uma ideia, e leva-lo para outro status, o da realização. É uma mágica de trabalho (risos). Temos a Revista Cobertura, que é o carro-chefe da Editora, há quase 33 anos entregando diuturnamente conteúdos no mercado. Produzimos a Revista da Aconseg-SP há 16 anos, com um projeto editorial cuidadosamente trabalhado e que ajudou a definir o trabalho que as assessorias fazem em todo o Brasil como braço comercial das seguradoras no apoio aos corretores. Também desenhamos o projeto da Revista da Aconseg-NNE, uma publicação que nasce com o objetivo nobre de fortalecer a imagem das assessorias, bem como levar mais informações de seguros para os profissionais dessas regiões consideradas propulsoras do crescimento econômico do Brasil. Também abraçamos a Revista Visão Saúde, da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), que tem um papel extremamente importante de conscientizar membros do poder legislativo, juristas e tomadores de decisões que impactam o setor de saúde suplementar. Compramos esse desafio junto à Abramge justamente para ajudá-los a mostrar a relevância da saúde suplementar e que a saúde, seja ela pública ou privada, é uma só. Apoiamos o Sindicato das Empresas de Comercialização e Distribuição de Planos de Saúde e Odontológicos do Estado de São Paulo (SindiPlanos) com a atualização do site.

Cobrindo evento de seguros

 
Portal Corretora do Futuro – Recentemente, a revista Cobertura se uniu com a revista Apólice, as publicações mais tradicionais e conceituadas do nosso setor, na criação de uma nova empresa, a Freela, que realiza eventos para o mercado de seguros. Como foi esta ideia e como tem sido?
Carol Rodrigues – Foi algo muito abraçado há alguns anos pelo Paulo Kato e o Francisco Pantoja, na época sócio da Apólice. Eles enxergaram uma lacuna no mercado de seguros e viram uma forma de a Cobertura e a Apólice ocuparem sob a marca Freela. O start foi em 2023 e tem sido um sucesso, pois não oferecemos ao mercado somente a realização/organização de um evento, entregamos relacionamento e conteúdo. Conhecemos bem o mercado e conhecemos o poder da informação.

Entrevistando


Portal Corretora do Futuro – Vocês uniram apenas na empresa de eventos, as revistas continuam independentes? Ou a ideia é que possam vir a construir uma potência do jornalismo de seguros?

Carol Rodrigues – Nos unimos apenas na empresa de eventos, imbuídos pelo desejo de oferecer algo diferente ao mercado de seguros. A Revista Cobertura e a Revista Apólice construíram trajetórias peculiares no mercado de seguros e seguem independentes no propósito de levar informação ao mercado de seguros, especialmente aos corretores, e também comercialmente.


Portal Corretora do Futuro – Você chegou a planejar a sua vida pessoal e profissional, conciliando as atividades para alcançar esta posição ou abraçou as oportunidades que foram se abrindo em sua vida? Como foi esta construção?

Carol Rodrigues – Somos a junção de tudo o que fazemos, vivemos, acreditamos, sonhamos e realizamos. Tudo está conectado. Sempre gostei muito de escrever e ouvir histórias. Guardo textos com comentários de professores da época do ensino fundamental. Quando era criança eu corria para pegar meu caderno quando a minha vó começava a contar histórias. Na escola sempre alguém pedia para eu escrever a redação. Talvez tenha sido por esses períodos que tudo surgiu.

O que mais planejei foi o acesso ao conhecimento e estudo.

Viagem de lazer

Sempre fui muito aberta às oportunidades e aos desafios e também muito curiosa e inquieta (alguns dizem que é hiperatividade). Creio ter sido esse o meu planejamento. Pode parecer loucura, mas amo trabalhar. Tenho fascinação pelo poder de transformação da palavra. Sempre digo que jornalista é uma profissão tão fundamental quanto médico, pois a informação também alimenta e salva vidas. 

Carol e o marido Décio

 
Portal Corretora do Futuro – Você mora em qual cidade? É casada, tem filhos? O que faz nas horas de lazer para equilibrar a vida pessoal com a profissional?
Carol Rodrigues –
Moro em São Paulo. Sou casada, o nome do meu marido é Décio, ele é professor de história e sociologia e um ser humano muito especial. Não tenho filhos (humanos), tenho filhos pets. Meus cães sempre foram parte preciosa da minha vida. Hoje, no plano físico, tenho o Khaled, Simba, Filó e Mel. É realmente como você disse: equilibrar. Aliás, essa é uma receita para viver bem e em harmonia. Gosto muito de estar em família. Viajar é algo que amo desde sempre (rs). Hoje vivo envolta com as plataformas de streaming. Escrevo algumas palavras, pois tenho ideias a todo tempo, principalmente nos momentos de lazer, inclusive acordava muito à noite para anotar algo. Também gosto de ler, passear com os meus cães, ouvir músicas de diversas nacionalidades e estar em contato com a natureza. Sempre mantive uma prática esportiva, desde jogar futebol a corrida, pilates e dança.

Com seus cachorrinhos

 
Portal Corretora do Futuro – Você tem alguma religião, espiritualidade, ou alguma crença?

Carol Rodrigues – A minha base familiar é católica e espírita. Sou espiritualista, iniciada no xamanismo e com muito respeito pela umbanda e kardecismo e também por outras religiões. Acredito na prática do bem, acima de tudo, e essa é a minha filosofia de vida. Me considero uma pessoa mística, extremamente intuitiva, e aprendi a me resguardar e me respeitar nesse sentido.

A irmã Michelle, a mãe Edna, e Carol
Com o pai Edivaldo, a mãe Edna e a irmã Michelle

 
Portal Corretora do Futuro – Você prefere TV ou livro? Indique um filme ou série e um livro que lhe trouxe bons ensinamentos? 

Carol Rodrigues – Olha, prefiro muito mais o livro. Sempre vi o livro como um portal para qualquer lugar que se queira estar ou sentimento que se deseje viver. Sempre assisti pouca TV, sendo bem restrita a poucas séries e filmes. 

Meu livro foi algo que me trouxe bons ensinamentos, pois vivenciei décadas de aprendizado com ele e recomendo a leitura. Mas vou me ater aqui a uma série, chamada “The Chosen”, já em sua quarta temporada. Ela conta a história de Jesus e seus apóstolos de forma diferente. A maioria das obras passadas falam da humanidade de Cristo, mas não a demonstram muito. The Chosen mostra Jesus como uma figura muito próxima a cada um de nós e você sente a humanidade no ato de estender uma mão, em acolher um desesperado, no conselho a uma pessoa teimosa. É um Cristo que fica alegre e triste, que ri e chora como nós. A obra é extremamente preciosa.

Fiquei ainda mais encantada quando vi que The Chosen é uma iniciativa de um grupo de pessoas, que não teve uma grande produtora por trás e se tornou viável devido à doação de pessoas, que financiaram a obra. É um trabalho que mostra que embora seja muito difícil, nada é impossível. E que o ser humano pode fazer obras geniais. Muitas vezes não é o que você conta, mas como você conta. Inevitavelmente, é assim que sempre vi a minha profissão também. 

Com executivos do mercado em corrida patrocinada pela Tokio Marine

 
Portal Corretora do Futuro – Qual a maior realização que já teve na vida – profissional e pessoal?

Carol Rodrigues – A minha maior realização é, sem dúvida, toda a trajetória profissional e pessoal que construí, fruto de um processo de autoconhecimento intenso. Em determinado momento da vida, é muito importante você parar, respirar e olhar para a sua trajetória com amor e respeito. Entender que erros e acertos acontecem e ajustes do destino (ou não) ocorrem. Tenho a sorte de ter pequenas realizações periodicamente fruto de muita dedicação e disciplina. Recebi muitos reconhecimentos pelo meu trabalho, desde e-mails de leitores – muito comuns no caso do livro da Ivani – às premiações de jornalismo em seguros. Isso tudo é o conjunto de uma vida e tem um valor imenso.

Troféu do Prêmio Especialistas, como referência em comunicação no setor de seguros

 
Portal Corretora do Futuro – E quais os planos para o futuro, em trabalho e na vida pessoal? 

Carol Rodrigues – Nossa, são tantos sonhos e planos, mas confesso que às vezes falta tempo. Na Cobertura Editora em breve teremos novidades. A todo instante estamos testando novos movimentos. Hoje, foco muito em aproveitar muito a convivência com os meus pais (agradeço todos os dias por ter o privilégio de tê-los ao meu lado na maturidade), continuar “enchendo o saco” dos meus irmãos (Michele e Paulo), mimar meu sobrinho (recém-chegado), viajar ao lado do meu amor e companheiro e continuar a contribuir para um mundo melhor, nem que seja em uma esfera ínfima. Quem sabe um dia consigo ter um lar de cães e um espaço educativo…

Certificado de Honra Cultural

 
Portal Corretora do Futuro – Alguma mensagem final para nossos leitores? 
Carol Rodrigues – Sim. Nunca deixem de sonhar e batalhar para realizar os seus sonhos. Também gostaria de dizer para que os leitores prestigiem a mídia especializada. Esses profissionais e seus respectivos veículos precisam ser mais valorizados. O poder da mídia especializada é subutilizado de forma geral. Afinal, todos esses profissionais são também porta-vozes e parte integrante desse processo grandioso que é a disseminação da cultura do seguro. É esse, inclusive, um dos nossos objetivos com a série de eventos “A força da comunicação no mercado de seguros”, que promovemos por meio da Freela. Inclusive, em breve, teremos uma nova edição do evento.