Carro e sustentabilidade estão entre as paixões dos consumidores e com ascendente crescimento. Por isso que o mercado de veículos elétricos e a indústria do seguro para esses produtos já são uma realidade na vida dos brasileiro e de toda a população mundial. O mercado de carros elétricos possui mais de 10 milhões de unidades vendidas no mundo em 2022. Esse número é equivalente a 14% de todos os veículos novos comercializados no ano passado, segundo dados da Agência Internacional de Energia (IEA). De acordo com a entidade, o crescimento no ano passado foi de 14%. Até o final deste ano, um em cada cinco automóveis vendidos no mundo será zero emissão.
Da mesma forma que no Brasil. Atualmente, o país comercializa mais de 200 modelos eletrificados. Nos sete primeiros meses de 2023, o mercado de veículos leves eletrificados no país emplacou 39.701 veículos eletrificados. Trata-se de um aumento de 68,5% em relação ao mesmo período em 2022 (25.536 veículos). No ano passado inteiro, foram vendidos 49.245 veículos. Já na comparação com 2021, o aumento é de 126%. A participação de mercado (market share) dos veículos leves eletrificados no mês de julho foi de 3,5%, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). A alta desses modelos refere-se aos híbridos e totalmente elétricos. Para conhecer mais sobre esses modelos, Veículos eletrificados são os Veículos Elétricos Híbridos (HEV) + Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV) + Veículos Elétricos 100% a Bateria (BEV).
Seguros de veículos elétricos
O diretor de Produtos Auto da Liberty Seguros, Mario Cavalcante, explica que a companhia possui um produto específico para veículos de alto padrão, chamado Liberty Auto Exclusivo. Como a grande maioria dos carros híbridos e elétricos também costumam ter um valor de mercado mais alto, eles se enquadram neste produto.
Segundo ele, o segmento de carros premium e elétricos segue crescendo no Brasil e, parte disso, se dá pelo aumento da produção e importação desses veículos. Além disso, outro fator que explica esse crescimento é a valorização da tabela FIPE, que trouxe mais automóveis para este mercado. “Quanto aos automóveis híbridos, eles vêm se tornando mais procurados, porque cada vez mais fabricantes estão entrando no mercado e por conta, também, de sua autonomia, que costuma ser maior do que a dos carros convencionais. Além disso, o fato das fabricantes de carros híbridos e elétricos terem uma preocupação maior com o meio ambiente influencia diretamente na busca por veículos deste segmento”, diz.
Além disso, Cavalcante ressalta que os carros híbridos e elétricos costumam demorar mais tempo até que precisem de uma recarga quando comparados com a autonomia de um veículo convencional. E, claro, a preocupação com o meio ambiente faz muita diferença na hora dos consumidores escolherem seus veículos.
A expectativa da companhia para essas categorias nos próximos meses é de que devem seguir em crescimento, pois os carros híbridos e elétricos estão se tornando mais comuns por conta de sua tecnologia, que está ficando cada vez mais acessível. Dessa forma, o diretor acrescenta que o corretor de seguros deve procurar conhecer mais sobre o produto para explorar melhor esses nichos dentro do ramo auto. “É possível falar diretamente com seu gerente de contas. Eles estão sempre à disposição para tirar dúvidas e treinar todo o time para que entendam melhor sobre os produtos auto disponíveis”, conta.
Novo Produto da Bradesco Seguros
Mesmo com a popularização dos carros elétricos no mundo, há bastante que entender desse mercado. A Bradesco Seguros acaba de lançar a cobertura para esse nicho de mercado. Há cobertura para bens deixados no interior do veículo e acessório, que cobre cabo de carregamento e carregador portátil. O produto cobre também reboque para posto de recarga mais próximo em caso de falta de bateria. “Com o segmento de elétricos em franca evolução, se torna cada vez mais necessário que o seguro atenda às demandas específicas desse veículo”, afirma o superintendente Executivo de Produto Auto da Seguradora, Eduardo Menezes.
O executivo acrescenta que, além da redução de gases poluentes na atmosfera, os veículos elétricos reduzem, também, a poluição sonora, já que são completamente silenciosos. “O lançamento desta cobertura está em linha com os compromissos da Bradesco Seguros em relação à inovação e à mobilidade urbana”, destaca Menezes.