Facebook Pixel

Saúde

Tabagismo, seguro e os impactos no Dia Nacional de Combate ao Fumo

Data comemorada hoje (29) ressalta a importância de conscientizar sobre os riscos do tabagismo e como ele pode influenciar os custos e as condições das apólices de seguro de vida

Dia Nacional de Combate ao fumo

Com o Dia Nacional de Combate ao Fumo sendo celebrado hoje (29), o mercado de seguros de vida reforça a conscientização sobre os riscos do tabagismo e seus efeitos diretos nos custos e condições de apólices. 

O tabagismo, responsável por mais de 8 milhões de mortes anuais, é uma das maiores ameaças à saúde global, impactando a saúde física e as finanças daqueles que buscam a proteção do seguro de vida.

Hugo Mariano, especialista da Hugo Mariano Corretora de Seguros, integrante da Lojacorr, destaca que “o seguro de vida faz um cálculo atuário baseado no histórico de saúde do cliente, e o tabagismo é um fator que pode elevar significativamente o valor dos prêmios.” 

Ele explica que, para tabagistas, o mercado oferece coberturas específicas que podem ser contratadas para eventuais situações, como doenças graves, incluindo diversos tipos de câncer.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano. Mais de 7 milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, enquanto cerca de 1,2 milhão são resultado de não fumantes expostos ao fumo passivo. Além disso, o tabagismo passivo também representa um risco para gestantes e crianças, o que reforça a importância das campanhas de conscientização como a que acontece hoje.

A política de controle do tabagismo, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, tem como meta proteger as gerações futuras, destacando a necessidade de monitorar o uso de tabaco durante a gravidez. 

Segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo, para gestantes e nutrizes, o aconselhamento estruturado sem o uso de medicamentos é o recomendado, visando garantir a saúde do feto e da mãe.

Hugo Mariano enfatiza que “a boa gestão do risco, com apoio de um corretor de seguros, é essencial para assegurar que o cliente tenha a proteção adequada.” 

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, essa mensagem se torna ainda mais relevante, lembrando a todos da importância de escolhas saudáveis e do impacto na vida e na segurança financeira de cada um.