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Transparência

Susep aprimora relatório de dados do setor e Ranking de Reclamações

Ações reforçam o compromisso com a gestão pública transparente

Susep aprimora relatório de dados do setor e Ranking de Reclamações

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) está trabalhando forte em transparência e comunicação. A autarquia divulgou, dia 17 de abril, o Boletim Susep, o novo relatório mensal que substitui a Síntese Mensal. Já no dia 28 de abril lançou uma nova versão do Painel de Ranking de Reclamações, uma das ferramentas que compõem o SusepCon, ambiente interativo desenvolvido para facilitar o acesso a informações sobre o setor supervisionado.

Boletim Mensal com novos dados

O novo relatório mensal Boletim Susep traz dados detalhados sobre o setor de seguros, previdência e capitalização, com informações até fevereiro de 2025. A principal mudança é a divisão dos dados em três segmentos: seguros (exceto VGBL), acumulação (VGBL, PGBL e previdência tradicional) e capitalização.

O relatório ainda apresenta novos critérios para cálculo das taxas de variação, incluindo crescimento nominal e real, ajustado pela inflação medida pelo IPCA. As provisões técnicas e os dados de capitalização também passaram a ser detalhados com mais especificidade, incluindo a distinção entre as diferentes linhas de negócios.

Segundo o boletim, nos primeiros dois meses de 2025, o setor arrecadou R$ 70,77 bilhões, um aumento de 3,6% em relação ao mesmo período de 2024. A quantia retornada à sociedade foi de R$ 44,67 bilhões, com um crescimento de 14,57%, impulsionado pelos resgates de produtos de acumulação. O segmento de seguros obteve R$ 35,04 bilhões, crescimento de 9,03%, com destaque para o seguro de vida, que teve alta de 11,19%.

Os produtos de acumulação apresentaram uma redução de 2,75% na contribuição nominal, totalizando R$ 30,50 bilhões, enquanto o segmento de capitalização teve o maior crescimento proporcional, com receitas de R$ 5,23 bilhões, representando um aumento de 9,20%.

Clique aqui para acessar o Boletim Susep.

Nova versão do painel de Ranking de Reclamações

Lançado originalmente em 2024, o Painel de Ranking de Reclamações tem como objetivo oferecer maior transparência e promover o aprimoramento dos serviços prestados pelas empresas supervisionadas. Agora, a ferramenta foi atualizada com melhorias que tornam a navegação mais intuitiva e permitem uma análise mais detalhada dos dados por parte do usuário.

A atualização também vem ao encontro de demandas apresentadas por representantes do setor e pelas próprias empresas supervisionadas. Anteriormente, o painel apresentava um ranking geral das empresas mais reclamadas. Com a nova versão, a página inicial já exibe diretamente os rankings dos oito segmentos com maior volume de reclamações, o que permite uma visão mais precisa da realidade de cada grupo de atuação.

A nova versão traz uma tela inicial repaginada, com indicadores gerais e a apresentação dos rankings das empresas mais reclamadas por segmento. Nessa tela, os dados exibidos são influenciados apenas pelo filtro de período, proporcionando uma visão consolidada do trimestre selecionado. Já a seleção de um segmento ou empresa direciona o usuário a uma página de detalhes, que passa a contar com novos recursos gráficos e informativos.

Uma das melhorias na nova versão é a forma como a evolução das posições no ranking pode ser visualizada por segmento. A funcionalidade de acompanhar essa evolução já existia na versão anterior do painel, mas agora ficou mais clara e prática: ao selecionar apenas um segmento, o gráfico mostra automaticamente, ao longo do tempo, as três empresas com maior número de reclamações naquele grupo. Isso facilita a comparação entre as empresas líderes em reclamações em cada trimestre.

A página de detalhes também apresenta indicadores específicos de acordo com os filtros aplicados (segmento, empresa e período), além de uma nova visualização com a lista de empresas presentes nos rankings daquele trimestre, organizada em ordem alfabética. Cada empresa pode ter seus dados expandidos, com informações como posição no ranking por segmento, volume de arrecadação e número de reclamações.

A nova versão do Painel de Ranking de Reclamações reforça o compromisso da Susep com a disponibilização de dados acessíveis, claros e relevantes para a sociedade, contribuindo para o fortalecimento da confiança no setor de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros.

Clique aqui, acesse o Painel e confira todas as novidades.

100% de Transparência Ativa

Com todas essas ações, a Susep alcançou, no fim de abril, 100% de Transparência Ativa, de acordo com os critérios estabelecidos pela Controladoria-Geral da União (CGU).

As informações publicadas como transparência ativa são aquelas disponibilizadas proativamente pelos órgãos e entidades, independentemente de solicitações formais, utilizando principalmente a internet. A medida facilita o acesso dos cidadãos a dados sobre decisões e iniciativas governamentais e contribui para reduzir a quantidade de pedidos de acesso sobre temas semelhantes.

A Lei de Acesso à Informação (LAI) determina um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas, obrigatoriamente, por todos os órgãos e entidades em seus sites oficiais. Entre elas estão dados financeiros, como orçamento, despesas, licitações e contratos, além de informações institucionais, como estrutura organizacional, ações e programas.

Segundo a Susep, o alcance de 100% de transparência ativa demonstra seu compromisso contínuo com a promoção da gestão pública transparente e o fortalecimento da confiança da sociedade.

As informações em transparência ativa disponibilizadas pela Susep podem ser encontradas na seção “Acesso à Informação”, no menu principal do site da autarquia.