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Seguro Saúde

Soluções para comercialização de Saúde e Odonto

Ferramentas e inovação apoiam profissionais na venda assertiva ao segurado e blindam seguradoras

Seguro Saúde
Freepik

Em meio a forças motrizes que imperam o avanço da tecnologia e fraudes no seguro saúde, companhias seguradoras blindam suas operações em conjunto com os corretores. São diversas alavancas que hoje motivam a necessidade de segurança da informação, além da proteção das transações. Acima de tudo, têm sido necessárias as precauções inclusive dos reembolsos nos sistemas de saúde privada coletiva e individual no país.

Cristiana Vidigal, superintendente executiva da Bradesco Saúde, explica que o momento atual é de grandes desafios. A companhia tem buscado maneiras de agilizar os processos junto aos corretores de seguros para manter os padrões de qualidade no atendimento ao segurado. “A companhia tem evoluído muito em ferramentas tecnológicas em prol da segurança e rapidez. Um exemplo é o sistema de movimentação expresso que entregamos há pouco. Já está no forno outras duas opções de melhorias. E acreditamos que tratam-se de soluções contínuas que buscam sempre solver necessidades cada vez mais iminentes”, diz.   

Esse é o caso de produtos melhor adequados aos segurados. Além da consultoria fundamental do corretor de seguros, a Bradesco já está desenvolvendo uma plataforma que disponibiliza informações completas, com uma lista de hospitais, laboratórios e consultórios por tipo de plano. O que irá agilizar as consultas por parte dos corretores. “Nesse caso, o sistema apontará a solução mais adequada a partir das informações recebidas pelo cliente. Irá conter o perfil do produto e da modalidade, direcionando o corretor frente às requisições dos segurados”, conta.  

Segurança na saúde

A crescente nas fraudes fez com que as companhias também buscassem formas de se proteger. Isso porque houve um aumento considerável do número de reembolsos no sistema. Ocorreram inclusive relatos de que prestadores estavam solicitando reembolsos no lugar do segurado, ou mesmo, requisitando reembolsos de procedimentos desnecessários. “As fraudes fizeram as companhias reverem processos e aprimorarem sistemas. Pensando na sustentabilidade do setor, o papel do corretor é essencial para mitigar fraudes”, ressalta.

Na Bradesco Saúde já foi desenvolvida a biometria facial para pedidos de reembolso, com o intuito de conter o crescimento dos sinistros motivados por fraudes, mudanças de comportamento da população em relação à saúde. “Sabemos que temos uma lição de casa desafiadora nesse sentido, mas já estamos trabalhando para apoiar na solução desses fatores”, fala. 

Já no caso dos Microempreendedores Individuais, tem sido feito um trabalho de comprovação de regularidade cadastral para enquadramento. Esse processo auxilia a evitar comportamentos oportunistas de pessoas que abrem MEI para tentar contratar planos coletivos. Assim, mais fraudes são evitadas.

A especialista diz ainda que as companhias caminham para um modelo de precificação sem tabelas, em que os valores são adequados a cada cliente. Cristiana cita que isso com certeza é uma tendência do mercado, já que não é possível mais seguir padrões únicos de perfis dos segurados. 

Saúde Odonto

Na mesma linha inovadora está a CNP Seguradora, com 170 anos de vida na Europa e 25 anos de Brasil. De acordo com Leandro Leitao Soares, gestor da companhia, a CNP já realiza a venda 100% de forma digital e há integração do sistema entre todos os públicos, desde a comercialização até a utilização. “A cada ano buscamos orientar o público sobre os produtos de forma mais acessível, incluindo a simplificação do números de produtos. Hoje são 10 com coberturas diferenciadas”, explica. 

Além disso, o trabalho da CNP, assim como grande parte das companhias, tem sido feito em relação à prevenção de doenças. Fato esse que diminui custos da saúde e consequentemente diminui valores de planos ao segurado. “Os reajustes são um desafio que está atrelado ao controle de sinistros”, relata.

Mesmo que no dental haja menos sinistros e menos fraudes, o que percebe-se também foram as fraudes em prestadores de serviços. Dessa forma, foi realizado um mapeamento do mercado e um processo de auditoria. “Hoje, no sistema, é possível identificar um alerta aos prestadores que requerem atenção. Assim, fizemos o combate dentro de casa, dificultando a utilização dos planos pelos prestadores e reembolsos. Dessa maneira, a utilização dos planos é mais saudável e sustentável, minimizando necessários reajustes em decorrência de sinistros”, conclui.