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Vida

Setembro é o Mês de Conscientização sobre o Seguro de Vida

Movimento destaca a importância da proteção financeira para os brasileiros

Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

Com o objetivo de fomentar a conscientização sobre a importância do seguro de vida e seu papel na proteção financeira das famílias, setembro é considerado o Mês de Conscientização sobre o Seguro de Vida. O movimento é disseminado há mais de 20 anos em países como Estados Unidos, Inglaterra e Canadá e nos últimos anos começou a ser disseminado no Brasil.

O seguro é caracterizado por oferecer proteção em momentos de imprevisibilidade, sendo essencial para garantir a estabilidade financeira do segurado e de seus dependentes.

“O seguro de vida é uma ferramenta crucial quando falamos em proteção financeira a longo prazo. Ele não apenas proporciona tranquilidade em momentos de incerteza, mas também garante o suporte necessário para enfrentar os desafios futuros relacionados à sua saúde e imprevistos com estabilidade. Servindo também como uma ferramenta de sucessão empresarial e patrimonial. O seguro vai além do presente, ele atua também como um desacelerador do dia a dia para uma longevidade financeira e qualidade de vida”, afirma Marcio Batistuti, diretor comercial da MAG Seguros.

No Brasil, a demanda por esse tipo de seguro vem crescendo continuamente, como mostra a Síntese Mensal divulgada pela Susep. O relatório aponta que o seguro de vida registrou R$16,38 bilhões até junho, valor que representa crescimento de 14,6% em relação ao primeiro semestre de 2023.

Dados divulgados pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) indicam que o segmento de seguro de vida individual apresentou crescimento de 25,3% no primeiro semestre de 2024, frente ao mesmo período de 2023. O levantamento também apontou um aumento de 23,1% na contratação de previdência privada, na mesma base de comparação.

Atuação dos corretores de seguros

Esse aumento na adesão ao seguro de vida reflete não apenas a conscientização da população, mas também o papel fundamental das seguradoras do país em oferecer produtos adaptados às necessidades dos consumidores ao longo dos anos.

“O crescimento da adesão ao seguro de vida no Brasil é, em grande parcela, impulsionado pelo trabalho dos especialistas em proteção financeira (corretores). Eles são responsáveis por realçar ao público a importância de se estar respaldado em situações de vulnerabilidade, além de adaptar soluções específicas que se enquadram na realidade de cada cliente. Protegendo os sonhos do futuro e auxiliando no presente contra imprevistos”, comenta Marcio Batistuti.

Segundo José Pires, diretor Comercial da Bradesco Vida e Previdência, a atuação do corretor de seguros é essencial para a expansão de ambos os segmentos, que se complementam na construção de um planejamento financeiro consistente de longo prazo.

O executivo ressalta que os corretores parceiros da Bradesco Vida e Previdência, por exemplo, têm a importante missão de estar cada vez mais próximos dos clientes, seja presencialmente ou por meios digitais. “A tecnologia é uma grande facilitadora desse processo, mas, por si só, não elimina o atendimento humano. Acreditamos no modelo que chamamos de ‘phygital’, aliando o melhor do físico ao melhor do digital. É fundamental que o cliente tenha opções para interagir com a empresa quando e como desejar”, explica.

Pires destaca, ainda, que a empresa tem acompanhado as principais tendências de mercado, oferecendo soluções cada vez mais personalizáveis, além de diversificar sua grade de produtos, com o aprimoramento de coberturas e ampliação das assistências.

Coberturas para serem usadas em vida

Antes visto apenas como solução para a proteção da família e dos beneficiários em caso de morte do provedor, o seguro de vida vem sendo cada vez mais percebido como fator de prevenção, essencial ao cuidado e ao planejamento financeiro. A adesão ao produto também tem aumentando progressivamente entre aqueles que buscam tranquilidade em vida. Ainda assim, muitos desconhecem os benefícios dessa oferta, como a utilização para tratamento de doenças graves, reembolso de despesas médico-hospitalares e pagamentos de diárias por afastamento temporário do trabalho.

Para o brasileiro, que ainda tem pouca cultura de contratação de seguros, ter no seguro de vida coberturas para usar em vida pode parecer mais interessante do que deixar um beneficiário garantido. Nesse sentido, as companhias têm intensificado o movimento por proteção e disseminação da cultura do seguro, sabendo que há um grande potencial de crescimento e consolidação no mercado brasileiro.

No seguro de vida cada vez mais estão sendo incluídas coberturas para o beneficiário usar em vida, como invalidez por acidente, invalidez por doença, doenças graves, além das próprias assistências que os produtos oferecem. “Voltamos nossos esforços no investimento constante em ações que facilitem a compreensão de nossos produtos para novos públicos, por meio de iniciativas de conscientização e de relacionamento próximo com os clientes, sempre mantendo uma linguagem simples e transparente em diferentes canais”, diz Victor Bernardes, diretor de Vida e Previdência da SulAmérica.

O Brasil é um país sem um histórico de grandes catástrofes naturais, guerras e desastres que amplificam a percepção do risco e geram uma consciência coletiva sobre a necessidade de apoio na hora de reconstruir sua rotina ou patrimônio diante de imprevistos. “Aqui, em contrapartida, a disseminação do seguro de vida passa pelo fortalecimento da cultura de que sua contratação traz benefícios não só em situações de sinistro, mas também pelo seu caráter de apoio no planejamento financeiro das famílias, ou de proteção do capital humano para as empresas, além de sua contribuição para a tranquilidade no dia a dia”, aponta Marcos Kobayashi, diretor Nacional Comercial Vida da Tokio Marine. “Existe hoje uma maior sensibilização e conscientização para estas questões, principalmente em função da pandemia de Covid-19”, acredita.

A pandemia da Covid-19 deixou mais evidentes alguns imprevistos e riscos, levando a sociedade a repensar o nível de proteção e segurança de que dispõe hoje, principalmente no que toca ao seguro de pessoas. A tendência é que a conscientização dos brasileiros sobre a importância de zelar pelo seu próprio futuro aumente cada vez mais, ampliando a penetração de produtos de vida e previdência no mercado de seguros do país.

O grande desafio é mostrar à sociedade o valor do seguro de vida, ou seja, a importância que esta forma de planejamento financeiro tem na vida das pessoas. O corretor de seguros exerce um papel fundamental para conscientização da população sobre os benefícios de proteção do seguro de vida. “Em um sinistro, não há como reparar o dano emocional que as pessoas sofrem, mas é muito importante cuidar de quem sofreu uma perda, permitir sua reconstrução financeira e possibilitar a manutenção da atividade econômica”, reflete Marcos Kobayashi.

“Por parte das seguradoras, a comunicação é, sem nenhuma dúvida, um fator fundamental para aumentar a cultura da proteção no Brasil e, consequentemente, ajudar a ampliar a importância do mercado segurador entre a população. Nós precisamos simplificar a linguagem do nosso mercado”, reconhece.