Com informações da
O rompimento da mina 18 da Braskem, localizada no bairro do Mutange, em Maceió (AL), é algo que já vinha preocupando os moradores da região há muitos anos.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, parte da mina rompeu no início da tarde deste domingo, 10 de dezembro. Após cinco tremores em novembro, as autoridades e a população já haviam sido alertadas de um possível colapso da mina.
As minas da região são utilizadas para a extração de sal-gema desde 1970, mas em 2018 a Braskem interrompeu as atividades após o tremor de terra ocasionar rachaduras em cinco bairros. Segundo a Defesa, mais de 14 mil imóveis tiveram que ser evacuados, afetando cerca de 60 mil pessoas.
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas multou a petroquímica em mais de R$ 72 milhões pelos danos ambientais e pelo risco de colapso. A empresa também foi autuada por omissão de informações sobre a situação da mina.
Diversos produtos de seguros
Em situações como esta, o mercado de seguros oferece diversos produtos que podem proteger empresas que estão expostas a grandes riscos. Carla Almeida, diretora de P&C da AXA no Brasil, cita algumas apólices que dão coberturas em casos como o da Braskem.
Seguros Patrimoniais: Têm como objetivo cobrir os danos materiais sofridos por um evento amparado pela apólice e os danos financeiros. Ou seja, por um determinado tempo especificado na apólice, o segurado estará amparado pelas perdas financeiras sofridas desde que o evento esteja coberto.
Seguro de Responsabilidade Civil: Cobre danos materiais, morais e corporais sofridos por terceiros em função de um evento amparado pela apólice decorrente da atividade desenvolvida, neste caso mineração subterrânea.
Seguro de D&O (Directors & Officers): Tem como objetivo cobrir reclamações de terceiros referente a atos de gestão dos administradores.
Seguro de RC Ambiental: Visa cobrir os danos a terceiros em decorrência da poluição gradual causada pelo desenvolvimento da sua atividade.
De acordo com Carla, se for comprovado que o risco estava iminente, o que descaracteriza um acidente, ou se tiver alguma excludente nas condições das apólices contratadas, a seguradora responsável pela apólice da Braskem pode se negar a pagar qualquer indenização.
Leia mais em: https://revistaapolice.com.br/2023/12/caso-braskem-seguros-oferecem-protecao-para-a-empresa-e-alagoanos/