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Assistências

Seguro residencial apoia famílias afetadas por quedas de energia

Consumidor deve buscar seus direitos, mas também pode contar com o apoio do seguro

quedas de energia
Para problemas causados pela falta de energia, a cobertura específica para danos elétricos é ideal

As constantes quedas de energia em todo o país, principalmente decorrentes dos temporais, têm alertado o mercado de seguro para as proteções residenciais e corporativas. O alerta ganhou mais força devido à queda de energia em SP na última semana, que chegou a atingir mais de 3,7 milhões de pessoas, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Entretanto, não apenas em São Paulo que tem havido quedas de energia. Recentemente, em Curitiba, um açougue teve que fazer promoções no Bairro Boa Vista para não perder as carnes do estabelecimento. Esse é apenas um dos muitos exemplos de avarias devido à falta de energia elétrica em diversos cantos do Brasil.  

Para o consumidor fica a dúvida: quem deve procurar nesses casos? Para o Procon, cabe indenização a quem foi atingido, como é o caso da cidade de Rondonópolis no Mato Grosso. Por outro lado, o seguro residencial pode apoiar famílias na resolução de alguns desses transtornos. De acordo com Ismael José de Andrade Junior, superintendente de Seguros da Seguradora Zurich, o seguro residencial é sempre uma opção para proteger a casa e seus bens contra danos ou perdas. 

“Para problemas causados pela falta de energia, a cobertura específica para danos elétricos é ideal. Isso porque protege contra danos em instalações, equipamentos elétricos e eletrônicos em caso de acidente elétrico ou queda de raio fora do terreno do segurado. Essa é uma das coberturas mais relevantes do seguro residencial: atualmente, por exemplo, ela corresponde à maior parte dos acionamentos de sinistros residenciais da companhia. Ou seja: esse tipo de problema é frequente nas residências, e o seguro pode ser muito útil nessas situações”, diz. 

Quedas de energia: onde buscar ajuda?  

Em suma, a Resolução 1000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permite que o consumidor possa pedir ressarcimento direto na distribuidora de energia, começando pela queixa nos canais oficiais. Além disso, é possível registrar uma reclamação na Aneel e no órgão de defesa do consumidor.   

Importante destacar que, com o seguro residencial, os prejuízos causados em razão dos danos elétricos, serão reparados pela seguradora. A seguradora é quem irá indenizar o cliente, e posteriormente, poderá entrar com pedido de ressarcimento junto à concessionária de energia. “Se o cliente tem a apólice de seguro residencial com a cobertura de Danos Elétricos, o melhor é acionar a seguradora primeiramente. Se, eventualmente, o conserto do bem ficou na franquia ou por algum outro motivo não for atendido o sinistro, aí ele poderá acionar a Operadora de Energia”, conta o superintendente.

Orientações ao corretor 

A primeira orientação tem a ver com o momento em que o corretor está fechando ou renovando uma apólice de seguro. Ele precisa se certificar de que as ofertas de seguro estão sendo realizadas de acordo com a probabilidade do risco de seus clientes. Também é necessária atenção na decisão da importância segurada, para que ela seja suficiente para amparar os danos nos bens do segurado.

Uma boa consultoria de riscos vai permitir a ele apresentar ao cliente os benefícios do seguro residencial, as melhores opções de produto e a escolha conjunta de uma opção que garanta a reparação dos bens, além da satisfação do cliente.  

O pós-venda também é muito importante e o corretor pode oferecer suporte aos seus clientes nos momentos em que eles mais precisam do seguro. É importante que o corretor lembre aos clientes as coberturas presentes na apólice contratada e dos serviços diferenciados de que dispõem, como as assistências técnicas para danos elétricos e os serviços das assistências 24h, que podem ser muito úteis no dia a dia. “Com certeza, esse tipo de suporte tem um papel fundamental na fidelização do cliente”, afirma Ismael José de Andrade Junior. 

Coberturas

A ocorrência desses danos é maior em regiões com maior frequência de ventos e chuvas fortes, onde se verifica também mais danos elétricos. De maneira geral, é possível mencionar o litoral do país, além da região oeste dos estados do Sul e a região central do estado de SP. 

As coberturas mais importantes em caso de temporais no caso da Zurich são: 

Queda de raio

É uma cobertura básica do seguro da Zurich, e garante a reparação do imóvel segurado atingido por queda de raio. 

Danos elétricos

É uma das mais contratadas do seguro residencial e também uma das mais acionadas pelos clientes. Ela protege contra danos em instalações, equipamentos elétricos e eletrônicos em caso de acidente elétrico ou queda de raio fora do terreno do segurado.  

Vendaval e granizo

Cobre danos causados em consequência direta de ventos com velocidade igual ou maior que 54 km/h. 

Desmoronamento

Cobre os danos materiais causados por desabamento total ou parcial do imóvel.  

Perda e Pagamento de Aluguel

Se em razão de algumas das coberturas contratadas a pessoa tiver de deixar a sua residência temporariamente (por exemplo, um desmoronamento, ou dano por vendaval), o seguro pode indenizá-la em razão dessa estadia (um aluguel, por exemplo), até o limite da cobertura em questão. 

Os clientes do seguro residencial também dispõem de planos de assistência 24 horas, que podem ser de grande ajuda nesses momentos com profissionais como encanadores, eletricistas e vidraceiros, e serviços como cobertura provisória para telhados. Para os clientes que optam pelo plano completo de assistência 24h, o seguro oferece até limpeza de calha, que ajuda a evitar danos por água. 

“O cliente com essa cobertura que tiver um problema com equipamentos de linha branca, linha marrom, informática e sistema de automação em todo território nacional pode ser beneficiado com a rede de assistência técnica credenciada pela companhia, que conta com mais de 300 assistências técnicas espalhadas no território brasileiro. Nesse modelo, ao avisar o sinistro, a assistência técnica credenciada mais próxima realiza contato e diagnóstico remoto, agenda a visita, aprova o sinistro com a seguradora, executa o reparo, cobra  a franquia e devolve o equipamento reparado ao cliente”, finaliza.