Durante todo o ano de 2023, o seguro para condomínios apresentou crescimento. Esse é um produto que segue em tendência para 2024. Isso é consequência do aumento exponencial de condomínios tanto residenciais como comerciais em todo o país, inclusive não apenas nas grandes cidades.
No último trimestre do ano passado, a Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP) divulgou que existem mais de 420 mil síndicos em atividade no Brasil, o que indica a existência de um grande número de condomínios no país.
Esse é um fato que influencia o setor da construção civil, seguros e consórcios. No fechamento da produção de 2023, a Lojacorr registrou alta de 54% no produto, se comparado a 2022. O crescimento do seguro condomínio já vinha sendo levantado durante os meses de 2023. Em dezembro, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) mostrou que, nos 10 primeiros meses do ano, um dos maiores índices de arrecadação do ramo do seguro patrimonial foi o seguro condomínio. Já havia crescido no período o total de 34,1%.
Demandas do seguro condomínio
Segundo Clóvis Silva, diretor de Produtos Massificados, Automóvel e Frota da AXA no Brasil, o seguro condomínio é obrigatório no país (Resolução 218 CNSP de 2011, Código Civil Lei 10.406/2002, entre outras específicas dos condomínios) e a contratação do primeiro seguro deve ser realizada no máximo até 120 dias da concessão do Habite-se.
Por outro lado, a procura por esse produto tem uma forte influência do aquecimento do mercado imobiliário. “É obrigatório que o CNPJ do condomínio seja da natureza jurídica ‘edifício edilício’. Nos últimos anos, vemos uma recuperação desse segmento e o surgimento de diversos empreendimentos que contribuem também para o aumento da demanda nesse produto”, afirma o diretor.
Ele acrescenta que o aquecimento do mercado imobiliário geralmente está associado a um aumento na procura por seguro condomínio, já que proprietários e investidores buscam proteger seus ativos.
O que é o produto de seguro condomínio?
O seguro de condomínio destina-se a edifícios horizontais ou verticais, legalmente constituídos, sejam para uso residencial, comercial, escritórios ou consultórios, flats/apart hotéis ou misto. Há também proteção para residencial com comércio no térreo. Dedicado aos danos ocorridos aos prédios, áreas comuns, anexos, bens e equipamentos exclusivamente do condomínio e estrutura das unidades autônomas. A sua contratação é de responsabilidade do síndico.
Segundo Clóvis Silva, o Seguro Residencial e Imobiliário limita-se apenas à unidade residencial. Já o seguro condomínio é para as áreas comuns e toda parte estrutural de prédio. No Seguro Condomínio existe a possibilidade de contratar a cobertura de incêndio e roubo para as unidades residenciais, amparando prédio e conteúdo das residências.
Por isso, o diretor ressalta que entender o seu público é essencial para o corretor. “Saber os riscos da região onde está atuando e as necessidades é muito importante para que ele possa trabalhar com a personalização das coberturas para atender às necessidades específicas de cada condomínio pode ser uma estratégia eficaz”, destaca.
Riscos e desafios
O corretor deve entender a real necessidade do cliente, conhecer o produto que está oferecendo, as coberturas, exclusões e limitações da apólice orientando-os adequadamente. Corretores devem estar atentos a períodos de maior risco, como a temporada de chuvas, e aconselhar os clientes sobre ajustes necessários na cobertura.
Os principais riscos do produto além dos danos elétricos, são os eventos climáticos intensos, como vendaval, granizo, tornado, ciclone e furacão e também o alagamento, desmoronamento e catástrofes como incêndio e explosões. O ideal é realmente entender as necessidades do cliente, conhecer o produto e oferecer as coberturas que vão deixar o segurado mais tranquilo e protegido, sabendo que terá seu patrimônio segurado.
“Percebemos um aumento dos riscos oriundos dos condomínios residenciais, em especial, por conta do home office, com maior quantidade de pessoas nos prédios, a exposição de riscos aumenta. Vemos mais casos envolvendo elevadores, áreas comuns dos prédios e para incêndios”, diz Clóvis Silva.
Seguro Condomínio AXA
A Axa é uma seguradora de diversos condomínios espalhados por todo país. “Estamos sempre de olho no mercado e nas necessidades do cliente, buscando atualizar nosso produto e assistências com uma proteção mais completa para amparar todos os tipos de riscos. Também acompanhamos os eventos climáticos intensos e temos um olhar mais apurado para estes riscos”, conta o diretor.
O produto da AXA tem alguns diferenciais em relação ao mercado. São eles:
- Indenização a valor de novo garante ao segurado a indenização aos equipamentos sinistrados decorrentes de danos elétricos sem depreciação pelo uso, existência e conservação, desde que contratada esta opção;
- Entre os bens ou riscos cobertos também estão amparados danos aos jardins e paisagismo decorrentes das coberturas contratadas na apólice;
- O seguro tem assistência emergencial para vazamento, danos elétricos, furto ou roubo, vendaval, incêndio e desmoronamento;
- Cobertura para as placas solares nas coberturas de incêndio, danos elétricos e vendaval;
- Amparamos queda de objetos em veículos quando contratada a cobertura de RC Garagista.