Atento ao crescimento da atividade por conta própria e à falta de proteção financeira que frequentemente acompanha esse universo, o setor de seguros vem enfatizando a relevância do Seguro de Vida como uma solução para autônomos e MEIs (Microempreendedores Individuais).
Em um contexto de rendimentos potencialmente instáveis e sem acesso aos benefícios previdenciários tradicionais, o produto se destaca como um instrumento de planejamento, estabilidade financeira e garantia de continuidade para as atividades profissionais.
O volume de trabalhadores neste mercado sublinha a importância do tema: são de 11 a 15 milhões de registros ativos, sendo a maioria em atividade (mais de 90%), representando uma grande parcela das empresas formais no país, segundo dados de 2024 e 2025 de órgãos como Sebrae e IBGE.
As coberturas do Seguro de Vida
No entanto, esse público permanece exposto a riscos capazes de paralisar seu sustento de um dia para o outro.
São diversas as coberturas e soluções possíveis. Acompanhe.
- Despesas médicas e hospitalares.
- Garantia de renda caso o empreendedor precise se afastar por motivo de doença ou acidente.
- Indenização em caso de diagnóstico de doenças graves.
- Diárias por Incapacidade Temporária (DIT): garante a renda durante o afastamento.
- Oferece suporte financeiro em momentos críticos de saúde.
- Invalidez funcional.
- Morte acidental ou natural.
As seguradoras estão direcionando seus esforços para produtos que se alinham com a realidade desse público, que muitas vezes enxerga o negócio como sua principal fonte de segurança e sustento familiar.
O Seguro de Vida, nestes casos, cumpre o papel de preservar o patrimônio e a rede de relações, sendo uma ferramenta de proteção individual e de sustentação do empreendimento e das pessoas que dele dependem.
Além disso, assistências em vida, como serviços de telemedicina e consultas especializadas, aumentam o valor percebido e integram o seguro ao cotidiano do segurado.
Algumas soluções do mercado são especificamente voltadas para quem busca benefícios que possam ser utilizados em vida, oferecendo flexibilidade e foco no cuidado contínuo. Tais produtos entregam valor imediato, não apenas futuro, auxiliando tanto em situações emergenciais quanto no cuidado diário com a saúde e o bem-estar.