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Produto

PMEs são grande potencial para seguros empresariais e de benefícios

Empreendedorismo brasileiro amplia mercado para seguradoras e operadoras de saúde

Imagem: Adobe Stock
Imagem: Adobe Stock

O número de pessoas que decidem empreender e abrir seu próprio negócio cresce a cada ano. Segundo o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), a taxa de empreendedorismo dos negócios estabelecidos, aqueles que possuem mais de 3,5 anos de existência, teve um ligeiro incremento de 0,5%, passando de 9,9% em 2021 para 10,4%, no ano passado. É, certamente, um segmento a ser explorado pelos corretores de seguros.

Seguro empresarial

A contratação do seguro empresarial é fundamental para garantir a reposição do patrimônio de qualquer empresa e a continuidade do negócio em caso de sinistro, pois possui coberturas que amparam o prédio e todo seu conteúdo (mercadorias, matérias-primas, máquinas, móveis, utensílios).

“O seguro Tokio Marine Empresarial ampara vários eventos que podem ocorrer nas empresas, tais como incêndios, roubos, danos causados por vendavais e até pagamento a terceiros por danos ocorridos dentro do local segurado. É destinado a empresas de todos os tamanhos e segmentos e profissionais liberais, para algumas atividades (como academias, clínicas e consultórios, escolas, escritórios e salões de beleza e estética) oferecemos coberturas específicas e continuaremos estudando cada atividade para entender suas especificidades”, explica Alexsandro Priuli, superintendente Regional Varejo SP Capital da Tokio Marine.

Alexsandro Priuli

O segurado, com o suporte do seu corretor, pode escolher as coberturas mais adequadas às necessidades de sua empresa ou negócio. E ainda conta com os serviços de Assistência 24 Horas para atender a imprevistos e emergências. “A Tokio Marine internalizou a Assistência 24h para oferecer um serviço com maior qualidade e agilidade”, garante Priuli.

 “O Brasil é considerado o 8º país com o maior potencial para o mercado de seguros e estatísticas divulgadas recentemente pelo Sincor-SP demonstram que, em média, apenas 25% das empresas contratam seguro de incêndio, contrariando inclusive a legislação em vigor”, aponta.

Planos de saúde e odonto

Na área de benefícios, a Bradesco Saúde tem uma linha de planos de saúde com ótica regional que tem crescido a cada ano, e já passam de 200 mil beneficiários.  

“Os produtos regionais da Bradesco Saúde estão presentes em 18 regiões, o que demostra alta capilaridade da operadora em ofertar produtos customizados a realidades locais diferentes, em parceria com prestadores de serviços regionais. Além dos planos Efetivos (principal linha nessa categoria), os produtos regionais Rio+ e São Paulo+ também se destacaram dentro desse aumento anual no número de beneficiários”, comenta Leonardo Freitas, diretor da Organização de Vendas do Grupo Bradesco Seguros.  

Leonardo Freitas

Outro destaque do portfólio é o produto Bradesco Saúde Ideal, que atingiu rapidamente mais de 20 mil beneficiários. “Desenvolvido para atender empresas de grande porte e grupos a partir de três vidas, possui uma rede credenciada cuidadosamente selecionada, formada por mais de 19 mil prestadores médico-hospitalares em todo o Brasil”, explica.   

A SulAmérica também possui uma vasta oferta de produtos de saúde para o segmento PME, com possibilidades de proteção não só dos funcionários da empresa, mas, também, dos seus familiares. “Temos opções sem e com coparticipação, tipos de acomodação, redes segmentadas e específicas de prestadores, dentre outras”, conta Luciano Lima, diretor Comercial. 

Luciano Lima

Dentro dessas opções, se destacam os produtos regionais da linha Direto que tem como objetivo levar assistência médica de qualidade aos brasileiros a um preço mais acessível. Esta novidade já está disponível em 24 municípios no estado de São Paulo, incluindo São Paulo Capital e Grande São Paulo. No Rio de Janeiro, o Direto Nacional também já está disponível na capital e em mais de sete municípios.  

O SulAmérica Direto tem valores mais atrativos porque combina parcerias locais com hospitais e clínicas. “O mercado PME vem crescendo de forma constante nos últimos anos. De 2017 até o primeiro trimestre de 2023, o número de beneficiários no mercado PME cresceu 30%”, diz o diretor.

Os corretores são parte fundamental do setor de seguros por serem o elo com os consumidores, dando toda a orientação de que eles precisam e entregando as soluções mais adequadas. Por isso, as companhias oferecem qualificação a esses profissionais para aproveitarem todas essas oportunidades.