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Produto

Brasileiros estão cada dia mais protegendo a saúde bucal

Planos odontológicos batem recorde de beneficiários e ultrapassam os 32 milhões; momento de conscientização é de oportunidades para os corretores

Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

O Brasil ultrapassou a marca de 32 milhões de beneficiários de planos odontológicos em novembro de 2023, quando os planos exclusivamente odontológicos registraram 32.508.944 usuários. Somaram-se 2.289.771 beneficiários em um ano, desde o relatório anterior, com números de novembro de 2022.

Os dados são da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e confirmam uma tendência: os brasileiros estão cada dia mais preocupados com sua saúde bucal.

Todos os 26 estados brasileiros registraram crescimento no comparativo anual, seja na modalidade individual ou empresarial, sendo Mato Grosso do Sul, Alagoas e Piauí os que tiveram a maior variação percentual de beneficiários. 

Também como comparativo, neste período o setor totalizou 50.941.337 de usuários em planos de assistência médica, crescimento de 914.996 beneficiários em relação a novembro de 2022.

Vantagens

A crescente busca pelo produto está associada à facilidade na contratação, excelente custo-benefício e, sob o ponto de vista empresarial, ser um importante fator de apoio na retenção de talentos. O plano coletivo empresarial representa 72,8% do mercado, com mais de 20 milhões de indivíduos.

Os planos odontológicos têm cobertura, a partir do plano mais básico, de tratamentos das principais patologias odontológicas e procedimentos preventivos, como restaurações, profilaxias, endodontia (tratamento de canal), próteses (coroas) e até cirurgias (exodontias), e tudo isso a um excelente custo-benefício, ainda mais quando comparado aos custos de um tratamento particular.

Mar azul para os negócios

Antonio Carlos Fois, diretor Regional Centro Sudeste da Lojacorr e especialista em seguro odontológico, conta que ainda há muito espaço para avançar neste segmento. “Apenas 13% da população possui um plano ou seguro odontológico”, frisa.

Antonio Carlos Fois

Para ele, as pessoas estão em busca de uma melhor qualidade de vida, o que gera o crescimento no número de beneficiários. “Com o seguro odontológico, os usuários podem arcar com o tratamento de seus dentes. Afinal, a saúde começa pela boca, e essa maior conscientização motiva as pessoas a contratarem cada vez mais este tipo de seguro”, aponta Fois.

O corretor de seguros tem um papel muito importante na distribuição do seguro odontológico, tanto nos planos empresariais quanto individuais. “O profissional orienta os clientes sobre a necessidade de se ter uma boa saúde bucal ao longo do tempo, e ajuda as pessoas, bem como as empresas que oferecem esse benefício, a permanecerem por mais tempo com essa proteção”, diz o diretor da Lojacorr.

“É importante salientar que o custo-benefício de um seguro odontológico é excelente, porque tem várias coberturas disponíveis para o tratamento dos dentes a um custo bem acessível”, destaca.

“Os brasileiros valorizam muito a saúde bucal e a aparência dos dentes e da boca”, analisa Robert Wieselberg, diretor de produtos da Amil Dental. Com isso, os planos odontológicos se apresentam como a melhor opção de acesso para o cuidado com a boca. A tendência é que a representação dos planos odontológicos cresça ainda mais, levando em consideração as projeções de retomada do emprego e da renda no nosso país.

Robert Wieselberg

A principal vantagem é manter uma rede qualificada e ampla para realização dos mais diversos serviços, sempre que necessário, desde pronto atendimento a cirurgias odontológicas. “Na Amil, fazemos uma cuidadosa curadoria dos dentistas que compõem nossa rede credenciada, assegurando alta qualidade assistencial e segurança nos tratamentos. Outro benefício é permitir uma melhor programação financeira para os clientes que contratam o benefício individualmente. A falta de um plano odontológico pode comprometer grande parte do orçamento familiar em caso de urgências”, explica o diretor.  

Proteção completa para o cliente

Para Solange Moretto, superintendente Comercial de Odonto da SulAmérica, contar com o plano odontológico no portfólio auxilia o corretor a oferecer o pacote completo de benefícios e assistências para seus clientes.

“O plano odontológico possui um preço acessível, não comprometendo a renda familiar, o que funciona como uma força motriz para o canal de vendas do corretor, e é um complemento ao plano de saúde”.

“O corretor de seguros é o nosso principal canal de distribuição. Dentro da SulAmérica, seguimos investindo na ampliação da nossa proposta de valor de produtos e serviços para oferecer a melhor experiência para corretor e corretora nas nossas plataformas de negócios e criar soluções melhores para nossos beneficiários”, garante a superintendente.

Solange Moretto

“O plano odontológico é um produto muito importante para incremento da renda do corretor e aumento da carteira de clientes”, ressalta Paula Toguchi, diretora de Produtos da MetLife. “Conhecer bem o produto e as necessidades de seus clientes é fundamental”, explica.

Paula Toguchi

Argumentos para impulsionar as vendas

Frequentar regularmente o dentista e se submeter a tratamentos pode ser extremamente caro e quase proibitivo para muitas famílias brasileiras. Além do pagamento do profissional, existem também gastos extras com procedimentos, ortodontia e documentação (exames). O seguro odontológico viabiliza o acesso das pessoas a esses tratamentos, sem que isso pese no orçamento.

“É importante o corretor destacar ao cliente que o plano odontológico é uma opção para o cuidado com a saúde como um todo”, indica a superintendente da SulAmérica.

“Quando falamos em saúde bucal, falamos em prevenção a diversas doenças que começam pela boca. Um estudo realizado pelo Instituto do Coração (Incor) em 2019 destacou que 45% das doenças do coração e 36% das mortes por problemas cardíacos têm origem dental. O beneficiário de plano odontológico passa a fazer visitas ao profissional com mais frequência, e essa manutenção regular auxilia na prevenção do desenvolvimento de problemas cardíacos e outras doenças”, completa Solange.

O portfólio de Odonto Individual apresenta novidades, são quatro diferentes planos que foram pensados de acordo com as necessidades dos clientes, além do custo-benefício, os planos possuem um custo acessível e não comprometem a renda.

“Essas novidades por si só já são ótimos argumentos de venda. Por meio de uma cobertura ampliada de serviços, com a liberação de mais de 200 procedimentos, o segurado tem acesso a clareamento dentário, documentos odontológicos e ortodontia, entre outros benefícios”, defende Solange.

“Como argumento de venda, vale ressaltar para os consumidores os principais benefícios da categoria: o preço, a qualidade e a melhora na autoestima. Aliado a isso, também é importante o conhecimento dos produtos oferecidos e suas características, de forma a fazer a recomendação mais adequada às necessidades dos clientes”, lembra Robert Wieselberg.

 “Mesmo nos planos individuais mais baratos, entregamos para nossos clientes o programa de saúde bucal que busca conscientizar os beneficiários sobre a importância do cuidado bucal, com um cardápio de ações que vão desde comunicação online até ações de cadeira, passando por palestras e plantões com dentistas”, diz a diretora da MetLife, que enumera argumentos de vendas a seguir.

Dicas de discurso para os corretores de seguros

  • Benefício financeiro – O cliente tem acesso a vários tratamentos com previsibilidade de pagamento, ou seja, não vai levar susto. E a um custo acessível!
  • Confiança no tratamento – Ter o plano odontológico significa que o cliente tem disponível dentistas que foram criteriosamente escolhidos pela operadora/ seguradora; com isso não tem a insegurança de buscar um profissional que não conhece.
  • Prevenção – O plano odontológico traz a possibilidade de atuação na prevenção, não esperando que o cliente chegue a um momento crítico de dor. Além disso, o corretor pode explicar que uma saúde bucal precária não tem impacto apenas nos dentes, mas também na saúde do corpo todo.
  • Contratação fácil – A contratação do produto ocorre em poucos minutos e em alguns cliques. Nas vendas presenciais e também online nos aplicativos e e-commerce utilizando as APIs como ferramenta.
  • Carência zero – O cliente pode começar seus tratamentos odontológicos em real time, assim que conclui o processo de compra do produto.

Importante oportunidade: Os corretores podem utilizar a sua própria rede de clientes que já têm outros produtos contratados e ofertar o odontológico ou utilizar o produto como porta de entrada para atrair novos clientes, tendo em vista o excelente custo-benefício e elevada qualidade de serviços e coberturas.