O Sincor-SP e o consultor de economia Francisco Galiza estruturaram a segunda edição da AVATEC – Autoavaliação das Corretoras de Seguros em Tecnologia. A participação é interessante, pois a pesquisa avalia o grau de inovação e tecnologia das empresas, além de exibir no final a nota da corretora e um comparativo com as demais do mercado. Quem for corretora associada do Sincor-SP ainda concorre a dois smartphones Galaxy A14.
A AVATEC 2024 vai ficar no ar pelo período de 8 de abril a 8 de maio. Para participar, clique aqui.
Conhecimento sobre o canal de distribuição
Com perguntas relacionadas ao interesse das empresas na tecnologia, a avaliação mede a qualidade dos equipamentos e de conexão com a internet, software de gestão, digitalização de propostas, multicálculo, marketing digital, geração de leads e comunicação com clientes. Além disso, com os resultados, as corretoras conseguem comparar suas qualificações com as demais participantes.
“Esta é uma pesquisa que abrimos para todo o País. O objetivo é verificar as situações em que as corretoras precisam de mais auxílio e, assim, buscar meios para ajudar”, explica o presidente do Sincor-SP, Boris Ber.
“O assunto ‘distribuição de seguros’ é complexo no Brasil, isso porque temos diversos modelos de vendas de seguros, como independentes, franquias, conglomerados de corretores e até entidades que prestam serviços na intermediação. A escolha de um desses modelos é em função de uma série de fatores, como produtos, tamanho das empresas envolvidas, localização geográfica e a própria cultura. É um segmento muito relevante”, pontuou Galiza.
Esta 2ª edição conta com a coordenação da 1ª vice-presidente do Sincor-SP, Simone Fávaro, com apoio do corretor de seguros associado Leandro Giroldo, e condução técnica do economista da Rating de Seguros e assessor da entidade, Francisco Galiza.
Resultados de 2020
A primeira edição do estudo foi ao ar em julho de 2020 e constatou que 50% das corretoras obtiveram resultados satisfatórios (avaliação “Boa”) e 25% foram consideradas em um padrão de excelência (avaliação “Muita Boa” ou “Excelente”). Em São Paulo, a pontuação foi de 32, em uma escala de 10 a 50 pontos.
De acordo com Galiza, como qualquer outro indicador, a pesquisa precisa ter um acompanhamento constante. “O objetivo principal é que a AVATEC possa servir de referência para os profissionais e para as instituições que operam nessa área. Ao se comparar e se posicionar, as corretoras de seguros podem realizar uma estratégia de negócios bem mais eficiente”, completa.
Os resultados são divulgados em um relatório, além de comentados em eventos, como lives. Para o consultor, a leitura do material serve como referência para ver os principais aspectos do mercado e encontrar o melhor modelo de negócio.
Simone Fávaro reforça a necessidade de as corretoras participarem da iniciativa. “Somente se as corretoras responderem poderemos ter uma amostra adequada para verificar soluções. Por isso, estimulo a dedicarem um tempo para responder. E é tudo muito rápido e intuitivo, leva menos 5 minutos”, incentiva.