Segurança é inegociável quando se fala em aviação. Já quando é colocada em pauta a questão dos conflitos internacionais, com o uso da aeronáutica, a sociedade fica em alerta. Nesse sentido, o seguro está entre os recursos que oferecem mais segurança para a população e para as nações.
Inclusive, o recém realizado evento SMS Brazil 2023 – Safety Management Summit, em São Paulo, tratou de segurança operacional e gestão de ameaças na operação. Dessa maneira, mesmo sendo uma indústria bastante segmentada, atinge proporções de discussão e preocupação em todo o planeta.
Números em alta
Conforme dados do transporte aéreo divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), apenas em setembro foram 7,6 milhões de passageiros transportados no mercado doméstico. Já em relação à demanda internacional, em termos de passageiros, foram 1,8 milhão transportados. O volume de carga transportada internacionalmente cresceu 11,7% em relação a setembro de 2019 (período pré-pandêmico).
Segundo Daniela do Nascimento, diretora de Subscrição – Aviation & Programas Internacionais da AXA, o cenário é bastante positivo para o seguro aeronáutico. Ainda, de acordo com dados de 2022 da ANAC, a aviação executiva, que teve um boom durante a pandemia, continua crescendo em volume de vendas. Atualmente, consta no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da entidade que o Brasil possui mais de 15 mil aeronaves em situação aeronavegável e quase 21 mil com matrícula ativa no RAB.
Já de acordo com a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), o país tem a segunda maior frota de aeronaves da aviação geral do mundo. “Temos certeza de que o seguro aeronáutico agrega muito à carteira dos corretores de seguros e gera mais oportunidades de venda. No ano passado, de janeiro a outubro, tivemos R$ 42 milhões em vendas e ficamos em 4º lugar no segmento. Estamos mirando os primeiros lugares do ranking, oferecendo excelência técnica e atuando em parceria com nossos corretores”, diz.
Como funciona o seguro aeronáutico?
O mercado de seguros é um ramo bastante especializado e que possui mercados específicos de atuação (Seguradoras e Resseguradoras). Comumente possui valores de exposição bastante altos. Além disso, eventuais sinistros podem estar sujeitos a longos processos na esfera judicial, eventualmente envolvendo terceiros de países estrangeiros. “É importante que o corretor de seguros apoie o segurado/operador na busca por mercados de seguro e resseguros que tenham solidez financeira a longo prazo, com produtos e condições de cobertura que atendam as necessidades dos seus clientes”, ressalta.
Os seguros aeronáuticos, assim como a indústria aeronáutica, estão sujeitos aos impactos das suas respectivas indústrias, assim como eventos globais, como conflitos entre países e performance da economia. “Podemos citar diversos fatores que têm impacto direto, desde aumento / redução da frota, até alteração nas taxas, como: crescimento da frota brasileira, impacto do câmbio, redução de capacidades”, afirma Daniela.
É um seguro voltado para a indústria aeronáutica, incluindo aeronaves de uso privado, comercial ou serviço especializado; aeroportos e hangares, e também fabricantes, oficinas e prestadores de serviços. Os produtos disponíveis nesse tipo de seguro são: Casco e Responsabilidade Civil, além do RETA – responsabilidade do Explorador e Transportador aéreo (seguro obrigatório), para aeronaves; Responsabilidade Civil para aeroportos, fabricantes, oficinas, hangares e operadores aeroportuários.
Dicas
Pensando em subscrição, alguns fatores impactam diretamente na análise e precificação, como tipo de operação (particular ou comercial, experiência e treinamento de pilotos, histórico de sinistro. As informações de risco são essenciais para que a cotação seja analisada e oferecida de maneira que atenda a operação do segurado. Além disso, o mercado possui diferentes produtos e cláusulas no mercado.
Por isso, é essencial que o corretor possa demonstrar aos seus clientes as melhores opções, não somente os menores preços, mas também a amplitude de coberturas de cada produto/seguradora. “As principais preocupações da seguradora estão relacionadas a como é feita a operação e, principalmente, elementos de mitigação empregados pelo operador. Experiência dos pilotos, treinamentos, histórico de sinistralidade, e tipos de operações, além dos limites e exposições envolvidos, são os principais determinantes de como a seguradora irá analisar e eventualmente oferecer capacidade nos diferentes riscos”, destaca.
Daniela acrescenta que não há uma sazonalidade específica do produto, mas é importante atentar que em casos muito complexos, que demandam por exemplo resseguro facultativo, é necessário antecipar ao máximo o pedido de cotação. Isso tendo em vista ainda a oferta mais escassa do produto no mercado como um todo e aumento da demanda.
Já em relação aos cenários da indústria, as companhias aéreas vêm sendo pressionadas para oferecer aeronaves que atendam objetivos como a redução de emissões de poluentes, preservando os níveis de eficiência operacional e controlando os custos. Com isso, existem uma série de pesquisas com foco em avanço tecnológico em itens que vão do design e fabricação de aeronaves, passando pela implementação de novos materiais, novos combustíveis, gestão de energia e integração desses itens nas estruturas das aeronaves. “Tudo isso pode alterar riscos e demandam análise de coberturas”, fala a diretora.
Oportunidades no aeronáutico
O Seguro Aeronáutico da AXA tem coberturas flexíveis e ampla capacidade de personalização, atuando globalmente, com suporte ao cliente em diversos lugares do mundo. Ele funciona de forma prática, oferecendo proteção patrimonial de aeronaves, responsabilidade civil perante terceiros, pessoas e bens em solo. E, ainda, permite a contratação de coberturas opcionais, como busca e salvamento; casco guerra; peças sobressalentes; despesas com aeronave substituta, entre outras.
Esse produto atende aeronaves de uso privado, comercial ou serviço especializado, sendo elas individuais ou frotas, aviões ou helicópteros. “A AXA é especialista em ofertas de demandas específicas / complexas. Um dos exemplos que podemos citar é o seguro de traslado, que possui período e condições específicas necessárias, tendo em vista a origem do voo nos diferentes países”, conta.