A necessidade de inovação é iminente para todos os mercados da economia. Não diferente disso, a iniciativa pública também vem trazendo, com envolvimento da comunidade, soluções inovadoras de melhorias para a sociedade. Da mesma forma, as companhias seguradoras estão no seu melhor momento em prol da inovação, que tende a ser apenas um começo. Isso tanto na criação de novos produtos como ações disrruptivas de gestão, atendimento e colaboração.
Um exemplo disso é o Hub de Inovação da Metlife. Trata-se da mais nova criação da área de transformação da companhia que também é nova na empresa (2023). Segundo Paula Toguchi, AVP de Transformação e Inovação da Metlife Brasil, o principal objetivo do hub é acelerar a transformação da companhia. Além disso, visa promover mais agilidade e eficiência na criação de novas soluções que atendam de maneira mais eficaz às necessidades dos clientes, personalizados e adaptados às mudanças rápidas do mercado. “Visamos também proporcionar uma jornada mais prática e satisfatória aos nossos clientes e corretores, por meio de tecnologias avançadas para otimizar cada ponto de contato”, diz.
Sobretudo, o Hub de Inovação deve proporcionar uma nova jornada de transformação dentro da MetLife. E ainda oferecerá mais agilidade no desenvolvimento de novas soluções, no estudo de oportunidades de mercado e na resolução de processos internos. “Precisamos estar sempre pensando à frente para ser competitivo em um mercado tão dinâmico como o brasileiro. Em 2023, ano em que a área de transformação foi criada, registramos o melhor ano da nossa história no Brasil, com crescimento de 33% na emissão de prêmios em relação a 2022 e um lucro líquido cinco vezes superior ao ano anterior”, explica Paula.
Dinamismo e colaboração
Em outras palavras, a ideia do projeto é estimular a colaboração entre diferentes equipes e departamentos. Dessa maneira, irá facilitar as trocas de ideias e a resolução rápida de problemas. Será possível ainda a identificação e implementação de melhorias nos processos internos, aumentando a eficiência operacional e reduzindo custos.
Na prática, o Hub de Inovação funciona como um espaço dinâmico e colaborativo, dividido em squads. Ao mesmo tempo, os times multidisciplinares trabalham simultaneamente na busca de soluções e processos guiados por tecnologia, dados e experimentações, como soluções usando Inteligência Artificial.
Paula destaca que para este ano estão previstos investimentos de aproximadamente R$40 milhões exclusivos nas áreas de tecnologia e inovação, com foco na experiência e na jornada de corretores e clientes. A arquitetura tecnológica de portais de serviços será ampliada para sustentar a jornada do crescimento operacional, além de centralizar o uso de dados como pilar estratégico. “Nos últimos anos, temos acelerado nossa trajetória de crescimento e, não à toa, temos construído novas formas de distribuir nossos produtos para proteger e dar suporte a mais famílias. Temos a responsabilidade de continuar crescendo no nosso mercado, aumentar nossa relevância nas discussões da indústria e criar soluções que possam levar proteção e oportunidades de acesso a soluções de saúde e vida a mais pessoas”, acrescenta.
Conexões mais rápidas com o Hub de Inovação
O espaço não só une os times, como se configura em uma área que fará uso de metodologias ágeis para proporcionar o melhor aos nossos canais comerciais. A nova “Cultura Maker” que a MetLife está adotando convida todos os colaboradores a dedicar mais tempo para experimentar novas ideias, tecnologias e novas formas de executar velhos processos com simplicidade e eficiência. Isso inclui a criação de conexões mais rápidas entre as diversas áreas e a incorporação de mais tecnologia e inovação. Assim, resultará em mais agilidade na resolução de processos e etapas cruciais da inovação.
Dentre os principais recursos tecnológicos de vendas, estão a MetLife Xcelerator, uma plataforma inovadora e exclusiva de seguro digital, de rápida integração à plataforma do parceiro, que amplia a oferta de soluções de diferentes seguros. Sua biblioteca de APIs permite rápida sincronização de dados entre a MetLife e os aplicativos e sistemas das empresas parceiras , refletindo diretamente na usabilidade.
O futuro da companhia
A tecnologia tem sido amplamente aplicada para melhorar a experiência do cliente e a eficiência operacional, exigindo que as seguradoras se adaptem para se manterem competitivas. “Com certeza estamos de olho em tudo isso e o uso de Inteligência Artificial já é uma realidade por aqui. O foco é o uso desta tecnologia para transformar a experiência dos clientes e parceiros, tornando-a ainda mais rápida e customizada para diferentes perfis, em todos os momentos da jornada, desde a oferta do produto até a compra e pós-venda e também facilitar o dia a dia dos nossos colaboradores”, conta Paula.
Nesse ínterim, a dedicação da MetLife em inovação está concentrada em todas as fases do processo. Estando desde o primeiro contato do cliente ou do parceiro, a assinatura da apólice e a usabilidade do seguro em vida, presente com soluções em todos os momentos da vida de nossos clientes. “Somos uma companhia conhecida no ramo de seguros e, neste momento, estamos crescendo continuamente com nossa atuação em Dental e Vida. Nosso objetivo é ser cada vez mais líder nesses mercados, usando a tecnologia para cada vez mais entregar a melhor experiência para nossos clientes e parceiros”, finaliza.