Facebook Pixel

Entrevista Ping Pong

Foco e resiliência: características de uma pessoa séria e inovadora

Sandro Ribeiro dos Santos é a mente por trás do Broker One da Lojacorr e o criador, em conjunto com sua equipe, dos inúmeros robôs que apoiam o corretor de seguros da rede

sandro ribeiro
Imagem: Divulgação

O Portal Corretora do Futuro entrevistou com exclusividade o diretor de Tecnologia e Operações da Lojacorr, Sandro Ribeiro dos Santos. Também apelidado pelos colegas de ‘Mega’, o diretor é uma pessoa reservada, focada, criativa, inquieta e altamente inspiradora. Isso porque sua história é repleta de dedicação para alcançar os inúmeros objetivos que ele traçou em sua jornada. Além disso, trata-se de uma pessoa que busca constantemente por habilidades que tragam o poder de realização dos seus desafios e sonhos para construir valor.

Perfil

Sócio fundador, diretor de Tecnologia e Operações (CTO & COO) da Lojacorr, com 20 anos de experiência em tecnologia e inovação, atuando em grande parte no mercado de seguros, no desenvolvimento dos ativos tecnológicos da empresa. Graduado em Administração de Empresas pela FESP, com MBA pela FGV em Gerenciamento de Projetos e Arquitetura de Soluções pela FIAP, além de outras formações complementares. Apaixonado por tecnologia e inovação, pela economia colaborativa e por empresas com propósitos transformadores. Procura conectar e inspirar cada vez mais pessoas em uma jornada transformadora, colaborativa e de evolução conjunta. Esposo da Mara e pai de Davi, Otavio e Manuela.

Foto: Lening Abdala

Entrevista

Portal Corretora do Futuro – Como foi sua trajetória profissional até chegar a Diretoria de Tecnologia e Operações da Lojacorr? Foram muitos desafios?

Sandro Ribeiro – Sim, foram vários anos de muito trabalho, estudo e diversos desafios. Minha trajetória começou logo cedo ao passar na faculdade. Na época, com 17 para 18 anos. Momento também que buscava um emprego que pudesse pagar a faculdade e desonerar meus pais, já que ela era particular. Mas esse foi um momento difícil onde, naquela época, as oportunidades de trabalho estavam mais escassas. A falta de experiência e ainda não ter passado pela licença do serviço militar me limitava. Passei naquela época por diversos processos seletivos de estágio e emprego, mas sem sucesso. 

Nesse ano, ainda dentro do processo de seleção do Exército, acabei passando para o NPOR, o qual fui servir no ano seguinte sem entender muito o que significava, mas encarando aquilo como uma oportunidade de trabalho, mesmo que por 1 ano como serviço obrigatório.

Seguindo no NPOR, comecei a entender melhor a oportunidade das vagas que se abriam aos primeiros colocados e o serviço com oficial, assim como a remuneração que me possibilitaria pagar meus estudos. E assim me dediquei nesse tempo a conseguir essa vaga. Cheguei no final do ano de 2000 como um dos primeiros colocados do meu curso e, consequentemente, no ano seguinte, me formei como Aspirante a Oficial de Infantaria e com vaga para seguir as atividades.

Assim, em seguida acabei conhecendo o André Ogliari Duarte, que acabou me recebendo no 5° Batalhão de Suprimentos, quartel que fui designado. Dessa maneira surgiu a nossa amizade que, mais tarde, viraria um convite quando ele deu baixa para seguir com a Lojacorr.

No Exército, fiquei 8 anos desde o posto de Aspirante a 1° Tenente. Atuei nas atividades de instrução militar, na formação de novos soldados e também na área administrativa, onde eu era o oficial responsável pela Tecnologia. Cuidei da comunicação, sistemas e operação do Quartel junto ao QG, e demais centros de segurança e inteligência do Exército.

Durante esse período, também aproveitei para concluir a minha formação e mais algumas pós-graduações que me permitiram conhecer diversas áreas e modelos de negócios. Entre elas: Logística, Engenharia de Produção, Comunicação & Marketing e Gestão de Projetos. Enfim, sempre fui muito curioso por aprender e me manter atualizado, o que sigo até hoje.

Após o período do Quartel e transição para a Lojacorr, também passei a cuidar de alguns outros negócios com olhar para tecnologia. No Jockey Club do Paraná, cuidei de toda parte de transações em modelo de real time, alta disponibilidade e das transmissões de suas atividades pela internet, e algumas outras empresas.

Mais para frente, recebi o convite do Sr. Heitor, Diogo e André (José Heitor Silva, Diogo Arndt Silva e André Ogliari Duarte) para ser cofundador do novo modelo de negócio da Lojacorr. Aceitei gentilmente e passei a me dedicar exclusivamente a empresa, construindo toda a parte tecnológica. São cerca de 20 anos de dedicação e muito trabalho, que vão desde a época de poucos recursos, muita resiliência e criatividade para escalar a empresa até o modelo de hoje, mais consolidado e com times para apoiar o desenvolvimento.

Portal Corretora do Futuro – Você já foi Oficial do Exército e hoje é um apaixonado por Tecnologia e Inovação. O que mais mudou no seu dia a dia profissional?

Sandro Ribeiro – Sim, mesmo sendo Oficial do Exército, sempre trabalhei com tecnologia e inovação. Inclusive, implantei muitas inovações de melhoria nas atividades do Quartel, nas áreas de comunicação e gestão de processos logísticos. Sempre fui inquieto e focado na mudança. Sempre me provoquei a saber os próximos passos para melhorar. Quando saí do Exército muitos me questionaram e me perguntaram se sinto falta. Sempre digo que não, porque foi uma fase muito boa, mas a essência de quem sou carrego até hoje, principalmente, dentro dos meus valores. 

Portal Corretora do Futuro – Como foi para você sair da carreira militar e empreender? Houve um medo de arriscar, de sair da zona de conforto? Foi um desafio ter o respeito e reconhecimento que tem hoje?

Sandro Ribeiro – Dentro do Exército, ao longo do tempo, conquistei muito respeito. Não apenas pelo posto, mas pelas entregas e dedicação com que atuava, além da seriedade. Como comentei, sempre fui uma pessoa muito confiante e aprendi que leve o tempo que for eu vou buscar os meus objetivos. Ou seja, eu perco apenas para mim. Com essa mentalidade independente, de onde estiver eu iria buscar meus objetivos e, com isso, a zona de conforto é algo que não me satisfaz se não tiver algo lá na frente. 

Empreender na Lojacorr foi algo diferente, mas o foco principal era o desafio de construir algo de valor, que gerasse apoio para os corretores, mercado e segurados e, principalmente, empregos. Tenho muito orgulho de fazer parte e conhecer diversas histórias que estão juntas conosco até hoje, ou mesmo que passaram e que contribuímos com isso. 

Sobre o respeito e reconhecimento procuro ser uma pessoa muito humilde, mas fico muito feliz com isso. São muitos anos de trabalho duro e árduo nos bastidores.

Portal Corretora do Futuro – Falando um pouco da vida pessoal. Como foi sua infância? 

Sandro Ribeiro – Tive uma infância simples. Estudei em escola pública e sou filho único. Por parte da minha mãe, ao contrário do que muitos pensam, não tive super proteção. Recebi muita cobrança, sempre de forma carinhosa. Isso para que eu nunca me limitasse pelos outros e entendesse que sempre posso superar meus desafios. Então brinco que quando entrei no Quartel não foi nada diferente do que já estava acostumado. Com isso sempre fui inquieto e também intenso. Se quero me desenvolver em algo, seja no estudo, trabalho ou esporte, me dedico ao máximo, focando a energia necessária. Ao mesmo tempo, sou paciente comigo mesmo. Esse método me estimula a obter bons resultados.

Portal Corretora do Futuro – Você chegou a planejar a sua vida pessoal e profissional, conciliando as atividades para alcançar esta posição ou abraçou as oportunidades que foram se abrindo em sua vida? Como foi esta construção?

Sandro Ribeiro – Sempre tive algumas metas. Entre elas, ter a minha família, o que é pra mim meu porto seguro. No profissional, sempre busquei as oportunidades me preparando para elas, me qualificando. Procuro entender os próximos passos que desejava almejar e fui atrás. Como exemplo, nos dois últimos anos, concluí minha formação como Conselheiro de Administração pelo IBGC e também realizei dois MBAs, com desafio simultâneo de Engenharia de Dados & Data Science e Arquitetura de Soluções.

Portal Corretora do Futuro – Você é um gestor e empresário, com uma grande equipe, mas tem uma vida equilibrada, com qualidade. Qual o segredo?

Sandro Ribeiro – Saber respeitar e separar cada momento, saber organizar bem o tempo e planejar ele, bem como saber priorizar o que em cada um é mais importante. Outro ponto é saber trabalhar em time, seja na família e, principalmente, no trabalho. O Sandro na Lojacorr tem por trás toda uma família que dá suporte para que ele trabalhe e se dedique da melhor forma, com todo amor carinho e tranquilidade necessária. Assim como o Sandro no trabalho tem profissionais excepcionais e de extrema confiança, que ele sabe que pode contar, e que vão se dedicar aos objetivos da empresa da melhor forma.

Portal Corretora do Futuro – Você prefere TV ou livro? Indique um filme ou série e um livro que lhe trouxe bons ensinamentos? 

Sandro Ribeiro – Gosto de ambos, mas já há algum tempo me desliguei da TV aberta. Tenho usado meu tempo mais para ver o conteúdo que pretendo explorar como Youtube com temas que julgo interessantes, seja de hobby ou trabalho, spotify com podcast e livros, principalmente, no kindle, que é prático para ler em qualquer lugar. Como filmes, gosto daqueles que contam histórias de empresas e empreendedores. Entre eles, a história de Steve Jobs. Como livro, a biografia também de Elon Musk.

Portal Corretora do Futuro – Qual a maior realização que já teve na vida – profissional e pessoal?

Sandro Ribeiro – Na vida pessoal: minha família, meus filhos e minha esposa. Na vida profissional: ainda tenho caminho pela frente. Mas a minha trajetória me orgulha, porque foi algo construído com muita humildade e trabalho duro nos bastidores. Nunca fui alguém de muita exposição pela minha natureza. Desde a passagem pelo Exército a ser empreendedor, me manter como profissional de tecnologia de ponta por mais de 20 anos – já que a tecnologia e mudanças por si só já são um desafio -, mas principalmente entender o que envolve tudo isso e manter a tranquilidade e a resiliência.

Portal Corretora do Futuro – E quais os planos para o futuro, no trabalho e na vida pessoal? 

Sandro Ribeiro – Sou uma pessoa bem ativa, intensa e pretendo continuar sendo cada vez mais. Na vida pessoal, desejo ter saúde para poder curtir meus filhos, a minha esposa e acompanhar eles o quanto Deus me permitir. Na vida profissional, busco contribuir para o desenvolvimento dos negócios e compartilhar um pouco da experiência que aprendi ao longo dos anos dentro do mundo da tecnologia e seguros.

Portal Corretora do Futuro – Temos falado muito sobre o futuro e as habilidades que precisamos ter e desenvolver para estarmos preparados para ele. Na sua visão, como pensar no futuro, avaliando cenários e tendências, construindo empresas perenes para a sociedade? O que devemos e podemos fazer juntos para apoiar nessa construção?

Sandro Ribeiro – Ser resiliente, ao mesmo tempo ter a tranquilidade para não se apavorar com tudo que vemos, principalmente, em redes sociais. Temos que ter consciência sobre mudanças. Buscar a adaptabilidade necessária e ir nos capacitando, procurando evoluir e melhorar. Ser inquieto com o próximo passo, definindo metas e as buscando. Inteligência Artificial, capacidade analítica, senso crítico são bons recursos para nos capacitarmos cada vez mais e usarmos a nosso favor.

Portal Corretora do Futuro – Alguma mensagem final para nossos leitores?

Sandro Ribeiro – Primeiro, obrigado por lerem e conhecerem um pouco da minha história e a todo o time que colaborou com essa oportunidade.

Como mensagem final, gostaria de enfatizar que a cada desafio que enfrentamos devemos olhar como oportunidade de crescimento e desenvolvimento. E que valorizem suas jornadas, invistam em conhecimento e, acima de tudo, mantenham-se fiéis aos seus valores e propósitos. Sucesso a todos e um grande Abraço!