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Entrevista: Julio Tucci, concessionário Lojacorr

Desafios e estratégias de liderança no mercado de seguros em São Paulo, segundo a experiência de quem está há mais de 13 anos na Lojacorr

Julio Tucci

Com uma trajetória sólida e experiência de mais de 13 anos na Lojacorr, Julio Tucci é o concessionário da Unidade Centro São Paulo. Ingressou na empresa em abril de 2011 e, desde então, tem contribuído com o desenvolvimento e fortalecimento da rede de corretores de seguros na região. 

Sua expertise na gestão de equipes comerciais, aliada à sua capacidade de liderar negociações estratégicas, o coloca como uma referência na integração entre corretores e seguradoras.

Antes de integrar a Lojacorr, Tucci acumulou uma experiência relevante como Gerente Regional na Metlife Seguros e Previdência Privada. Entre 2007 e 2011, liderou equipes comerciais e participou de negociações no setor de seguros de vida e previdência, além de gerir a administração de filiais. Essa vivência permitiu a Tucci adquirir uma visão privilegiada do mercado de seguros, com foco em maximizar os resultados e garantir a satisfação tanto de corretores quanto de clientes.

Confira abaixo a entrevista.

Entrevista

Portal Corretora do Futuro – Com mais de uma década de experiência na Lojacorr, como você enxerga a evolução do mercado de seguros no Brasil durante esse período?

Julio Tucci – O mercado segurador teve uma evolução muito grande, principalmente nas questões tecnológicas. Lembro que, há um pouco mais de 10 anos, precisávamos protocolar documentos físicos das propostas nas seguradoras, o uso de multicálculo era ainda tímido, e poucas empresas de sistema de gestão estavam disponíveis para o mercado em geral. Isso era apenas uma das coisas que eram diferentes no passado. Muitas seguradoras modernizaram seus sistemas e disponibilizaram mais ferramentas para a gestão de sinistros e cotações. Tudo isso fez com que o mercado segurador tivesse um crescimento exponencial nesse período, conquistando uma fatia representativa do PIB brasileiro.

Portal Corretora do Futuro – Quais foram os maiores desafios e aprendizados ao liderar a Unidade Centro de São Paulo?

Julio Tucci – Em 2011, quando começamos a divulgar a Lojacorr em São Paulo, o modelo de negócio “Lojacorr” era desconhecido na região, e tivemos que quebrar muitos paradigmas e desconfianças sobre a empresa. São Paulo, por ser uma cidade grande, tem de tudo, tanto do bom quanto do ruim. Vender a Lojacorr foi bem desafiador no início. Muitas vezes, convidávamos vários corretores para apresentações, e poucos apareciam. O Sr. Heitor, Diogo e eu já fizemos apresentações para um único corretor em uma sala preparada para mais de 30. Mas, aos poucos, isso foi mudando, e hoje já temos um nome bem conhecido na região.

Portal Corretora do Futuro – Na sua trajetória, o que te motivou a transitar da Metlife para a Lojacorr, e como essas experiências distintas contribuíram para o seu estilo de gestão?

Julio Tucci – Quando ainda estava na Metlife, morei por quase dois anos em Curitiba como gerente regional do Paraná. Nessa época, conheci a Lojacorr e o trabalho que faziam, e já achava que era uma operação inovadora e que poderia crescer muito. Ao ser desligado da Metlife, voltei para São Paulo e, em uma das conversas com um amigo de Curitiba, ele me perguntou se eu não achava interessante trazer a Lojacorr para São Paulo. Aquilo me bateu forte, porque era exatamente o que eu queria — não queria mais voltar para seguradoras e queria empreender. A partir daí, começaram algumas conversas com o Sr. Heitor e o Diogo, e elaboramos um planejamento para trazer a Lojacorr para São Paulo. Como o modelo de negócio da Lojacorr é muito semelhante ao que eu fazia nas seguradoras (atender corretores de seguros), a adaptação à gestão da Unidade foi tranquila. Sempre busquei aprender o que não sabia e compartilhar o que eu já sabia, o que facilitou bastante essa gestão.

Portal Corretora do Futuro – Quais estratégias você considera essenciais para manter um bom relacionamento com corretores e clientes em um mercado tão competitivo?

Julio Tucci – Sempre buscamos atender as demandas dos nossos corretores o mais rápido possível, para que se sintam acolhidos no processo. Nem sempre conseguimos, porque existem variáveis que não dependem da Unidade. Hoje, temos até uma central de atendimento pelo WhatsApp, para que as demandas não fiquem paradas. Outra área em que investimos bastante é no relacionamento com as seguradoras, por meio de treinamentos, eventos, reuniões e plantões. A proximidade com as seguradoras ajuda muito no desenvolvimento e na melhoria da produção. Regularmente, realizamos encontros (happy hours) e reuniões de corretores para melhorar o relacionamento e trocar experiências. Um bate-papo com os corretores para entender o momento de cada um e ajudar em questões mais individuais é necessário para fortalecer o relacionamento e o entendimento da operação.

Portal Corretora do Futuro – Como você vê o papel do seguro de vida e previdência na proteção financeira de famílias e empresas, especialmente em tempos de incerteza econômica?

Julio Tucci – Quando trabalhei em seguradoras, sempre foi no segmento de benefícios, especialmente seguro de vida. O seguro de vida e a previdência são extremamente importantes para as pessoas em casos de adversidades e na programação financeira, mas ainda são pouco comercializados pelos corretores. Embora tenham crescido bastante nos últimos anos, ainda há muito espaço para crescimento, com ganhos significativos para os corretores. Na nossa Unidade, já investimos em diversas ações para o desenvolvimento dos corretores, para que possam vender mais esses produtos, e temos tido um crescimento significativo.

Portal Corretora do Futuro – Qual foi o momento mais gratificante da sua carreira até agora? Algo que te marcou pessoalmente ou profissionalmente?

Julio Tucci – Sem querer ser corporativista, vou citar um evento que ocorreu recentemente, no último dia 22/08/2024. Sempre busco realizar eventos para a integração e desenvolvimento dos corretores, trazendo consultores externos para dar palestras. Nesse evento, houve algo especial: fiz uma provocação ao Diogo para realizar a palestra, sem saber exatamente sobre o que ele falaria, e ele deu um show. Foi elogiado por todos. O que mais me deixou orgulhoso foi ver a emoção do Diogo e o brilho nos olhos dele ao final da palestra. Para mim, foi um momento maravilhoso, porque vi que minha ideia tinha atingido algo maior do que eu havia planejado.

Portal Corretora do Futuro – Você acredita que a tecnologia está mudando a forma como o mercado de seguros opera? Quais inovações você considera mais promissoras?

Julio Tucci – A tecnologia veio para ficar e mudar tudo o que já conhecemos. Cada vez mais, estaremos nas mãos da inteligência artificial. O que temos hoje será pouco em comparação ao que ainda está por vir. Tenho certeza de que a participação humana continuará sendo muito importante, mas todos precisamos aprender com o novo, para não ficarmos obsoletos.

Portal Corretora do Futuro – Além dos desafios profissionais, quais são os hobbies ou interesses que te ajudam a manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal?

Julio Tucci – Gosto muito de ouvir música — rock, black music, soul. Faço um pouco de caminhada e adoro ver meu Palmeiras jogar. Logicamente, também gosto de bater papo com os amigos e tomar uma cervejinha socialmente.

Portal Corretora do Futuro – Na sua opinião, o que diferencia a Lojacorr de outras redes?

Julio Tucci – O relacionamento humano, o orgulho de pertencer a algo maior, a ética e o profissionalismo. A busca pela excelência e por trazer sempre o melhor para a rede. Uma das coisas que mais me impactou quando cheguei à Lojacorr foi o ambiente familiar. Você se sente parte de uma família. Isso faz a diferença.

Portal Corretora do Futuro – Se você pudesse dar um conselho para um corretor de seguros em início de carreira, qual seria?

Julio Tucci – Busque sempre estar junto com quem soma na sua vida e não com quem só divide. Não pense apenas no dinheiro. Compartilhe. E, principalmente, entre para a Lojacorr. Sua vida será outra.