Júlio Filho, um dos principais jornalistas da imprensa especializada de seguros, é editor, fundador e CEO da Revista Seguros em Foco, a primeira publicação independente do Brasil voltada para o mercado de seguros. Hoje ele mantém também o site SegFoco.com. Trabalha para informar com qualidade, credibilidade e responsabilidade, sempre registrando a história do mercado de seguros e dos profissionais que dele fazem parte.
Escritor (com quatro livros publicados – e escrevendo o quinto), é ainda corretor de seguros e químico nas (poucas) horas vagas.
Em um bate-papo exclusivo para o Portal de notícias Corretora do Futuro, da Lojacorr, Júlio conta sobre sua trajetória profissional e pessoal.
Confira!
Portal Corretora do Futuro – Você é pioneiro no jornalismo de seguros no Sul do País. Como foi sua trajetória profissional até chegar ao mercado de seguros e fundar uma das mais tradicionais publicações do setor? Quando começou?
Júlio Filho – Na verdade, não só no Sul, mas no País. Antes da Seguros em Foco só haviam publicações ligadas a entidades do mercado. A Revista Seguros em Foco é a primeira publicação independente do Brasil voltada para o mercado de seguros. E, se contarmos as publicações que perduram até hoje, é a terceira mais antiga do País.
Quanto à trajetória, originalmente, sou Químico de formação. O mercado de seguros cruzou meu caminho por uma daquelas conjunções que acontecem na vida, momentos em que você abraça uma oportunidade ou não.
Em 1987 eu cursava Engenharia Química na UFPR e namorava uma garota que era afilhada do Pedro Schwab, então Presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná. Foi ele que me convidou para vender anúncios para o jornal que a entidade acabara de lançar.
Pouco mais de um ano depois, a publicação deixou de ser editada e eu tive a ideia de lançar minha própria publicação voltada para o mercado de seguros.
Fui trabalhar no Jornal Indústria & Comércio como Contato Comercial e aproveitava as horas vagas para passear pela empresa, do departamento de criação (onde formatavam e diagramavam o jornal), passando pelo parque gráfico até a redação, onde ficava conversando e acompanhando o trabalho dos jornalistas. Foi lá que aprendi como fazer um veículo de comunicação.
Mas ninguém havia me dito ou ensinado o modo correto de como se fazia para lançar um jornal.
Depois que saí do Indústria & Comércio, fiz o projeto da Seguros em Foco e fiquei quase um ano e meio batalhando para conseguir publicar a primeira edição, o que aconteceu em novembro de 1990, graças ao valioso aval do então Gerente do Clube de Executivos em Curitiba, Walter Nestlehner, que fechou o primeiro anúncio da Seguros em Foco, viabilizando a tão sonhada primeira edição.
E, assim, nasceu a Seguros em Foco!
Portal Corretora do Futuro – O que mudou na comunicação do setor, da época em que você iniciou a hoje?
Júlio Filho – Tudo (risos)… e pouca coisa, por mais contraditório que esta afirmação pareça ser!
Quando a Seguros em Foco nasceu não havia informação disponível com a facilidade que temos hoje. Muito pelo contrário!
Hoje temos muito mais recursos, com a tecnologia facilitando o nosso dia a dia, permitindo um acesso à informação e às nossas fontes de forma muito mais rápida, principalmente na checagem de fatos.
Em contrapartida, a notícia está muito mais volátil e o público mais ansioso pela notícia, exigindo muito mais velocidade e recursos para não perdemos o timing da notícia.
Na ânsia de ter mais e mais notícias para divulgar, a qualidade da informação está ficando em segundo lugar, com pouca profundidade. Afinal, fazer as apurações necessárias e entrar em contato com várias fontes para poder dar uma notícia completa com todas as informações que ela merece demanda tempo, recurso que, hoje, não temos.
Já o nosso setor, apesar da enorme quantidade de veículos existentes hoje, continua carece de divulgação, principalmente quando falamos em mercado consumidor, onde o segurado ainda continua extremamente leigo no que se refere a seguros.
Já a comunicação com o público não especializado continua o mesmo.
A grande mídia (ou a mídia em geral), não dá a devida importância ao mercado de seguros. E na maioria das vezes que fala do mercado, o faz sem conhecimento de como ele funciona.
Vários acontecimentos nestes 35 anos deram grandes oportunidades de divulgar a importância do papel do mercado de seguros para o público leigo, mas foram invariavelmente desperdiçadas, não por falta de oportunidade, mas por falta de ação dos “porta-vozes” do setor ou, simplesmente, por desconhecimento da mídia do importante papel desempenhado pelo mercado de seguros nestes momentos.
Portal Corretora do Futuro – Foram muitos desafios para chegar ao respeito e reconhecimento que tem hoje?
Júlio Filho – Sempre. Cada momento tem sua dificuldade, seu desafio, e isto é natural em todos os setores da vida, tanto pessoal quanto profissional. Aprendemos enquanto andamos.
O segredo está em não desistimos, aprender com os erros, corrigir as rotas e seguir em frente. Resiliência e adaptabilidade são as palavras-chave.
E, quando fazemos o que gostamos, com empenho e prazer, o reconhecimento vem de forma natural. E comigo e com a Seguros em Foco, não foi diferente.
Mas é sempre muito bom olhar para trás e vermos que todo o nosso esforço fez diferença, tanto valorizando profissionais quanto ajudando a desenvolver o mercado de seguros.
Portal Corretora do Futuro – Conte um pouco sobre a trajetória da revista. Há quanto tempo existe a Seguros em Foco? Quais suas principais conquistas?
Júlio Filho – A Seguros em Foco nasceu em um cenário bem diferente do atual, onde o mercado de seguros era quase que totalmente analógico com seguradoras com grandes estruturas locais.
Ao contrário do que pode parecer, isso foi muito bom, pois tinha acesso direto e pessoal a grandes técnicos com muito conhecimento sobre o setor, o que permitiu que pudesse aprender rapidamente sobre como funcionava a dinâmica do mercado de seguros.
Ela começou, em 1990, como um jornal tablóide, com circulação restrita ao Paraná. Em 1994, após a realização do I Brasesul em Gramado/RS – e a pedido dos gaúchos – tornou-se regional, passando a circular nos três Estados do Sul.
Em 1996, a publicação começa a passar por uma reformulação gráfica e editorial que durou dois anos, evoluindo aos poucos para o formato revista e, com o advento da internet, trazendo muito mais notícias nacionais, tornando-se um produto de maior qualidade e muito mais interessante para o leitor e para os anunciantes, quer pelo conteúdo quanto pela apresentação gráfica.
Em 2009, lançamos o site da Revista Seguros em Foco, com informações e atualizações diárias, e que hoje conta com uma média de 2000 visualizações/dia, estando perto de atingir 4 milhões de views, o que deve acontecer em breve.
Hoje a edição impressa da revista está sendo reformulada e repensada (linha editorial, formato, circulação etc) mas o site continua bem ativo e alcançando todos os cantos do Brasil.
Em 2013, realizamos um sonho antigo, com o lançamento do Prêmio Seguros em Foco do Mercado de Seguros, que imediatamente passou a ser conhecido pelo nome da Estatueta: HERMES.
A premiação deixou de ser feita devido a pandemia, mas estamos estudando o seu retorno em 2025, juntamente com as comemorações de 35 anos da Seguros em Foco.
Portal Corretora do Futuro – Quais suas principais conquistas?
Júlio Filho – Poderia enumerar várias, mas vou me ater à mais importante: o legado!
Mais do que registrar a história, a Seguros em Foco preserva a memória do mercado de seguros.
Nas páginas da Seguros em Foco é possível acompanhar e relembrar a história do mercado de seguros paranaense desde 1990, sua evolução, seu crescimento, a luta pelo seu espaço e reconhecimento como setor importantíssimo para o desenvolvimento da economia nacional. Todas essas lutas, algumas vitoriosas e outras nem tanto, estão registradas na Seguros em Foco.
Como também estão registradas as histórias de grandes personalidades do nosso mercado, mulheres e homens apaixonados pela instituição do seguro, que com dedicação e garra lutaram e lutam pelo desenvolvimento do setor. Alguns já se foram, mas muitos continuam na dedicação diária em prol de um mercado de seguros cada vez mais forte econômica e politicamente.
E é neste ponto que a Seguros em Foco se destaca. Apesar das dificuldades, toda essa rica história do nosso mercado está definitivamente registrada.
A importância da Seguros em Foco vai muito além de divulgar determinado evento ou anunciar o lançamento de determinado produto, pois o evento e a notícia de hoje é a história de amanhã.
E é este legado para o mercado de seguros que considero minha maior conquista, o que faz todo o esforço valer a pena.
Portal Corretora do Futuro – Você está sempre em novos projetos. Quais são os produtos e serviços que você entrega atualmente ao mercado? Você tem algum projeto novo em andamento?
Júlio Filho – Podem esperar que vêm muitas novidades por aí. Mas, como dizem, o segredo é a alma do negócio!
Portal Corretora do Futuro – Você chegou a planejar a sua vida pessoal e profissional, conciliando as atividades para alcançar esta posição ou abraçou as oportunidades que foram se abrindo em sua vida? Como foi esta construção?
Júlio Filho – Por mais que planejemos, a vida sempre nos apresenta opções. Aonde estamos é decorrência pura e simples das nossas opções e decisões. Acredito muito nisso.
Digamos que a espinha dorsal estava traçada, pois eu sabia muito bem aonde queria (e quero!) chegar. E tenho muito ainda a crescer e desenvolver, tanto no campo profissional quanto no pessoal.
Resiliência e adaptabilidade, lembra? E adicionaria, ainda, paciência e determinação, coisas que, graças a Deus, não me faltam.
Portal Corretora do Futuro – Você mora em qual cidade? É casado, tem filhos? O que faz nas horas de lazer para equilibrar a vida pessoal com a profissional?
Júlio Filho – Sou natural de Jacarezinho/PR, mas vivi quase toda a minha vida em Curitiba/PR. Tenho um filho que amo de paixão, o Luiz Eduardo.
Quanto às ainda poucas horas de lazer, estou tentando descobrir coisas novas.
Amo cantar! Já participei de festivais e realmente cantar era uma das coisas que mais amava fazer. Infelizmente, após uma cirurgia realizada em 2020, minha corda vocal foi afetada e estou tentando recuperar a minha voz de canto. E dá-lhe fonoterapia!
Mas um dia, se Deus quiser, poderei voltar a cantar como antes. É fé que se fala, né?
Portal Corretora do Futuro – Você tem alguma religião, espiritualidade, ou alguma crença?
Júlio Filho – Sou católico de formação, mas sou curioso de nascimento. Não me contento com dogmas. “O que não tem explicação, explicado está” não funciona comigo, então estou sempre aberto.
E, no final, Deus é um só, independentemente do nome pelo qual o chamam.
Portal Corretora do Futuro – Você prefere TV ou livro? Indique um filme ou série e um livro que lhe trouxe bons ensinamentos?
Júlio Filho – Livro, sempre! Tanto que já escrevi quatro! rsrsrs
Não consigo ficar sem ler. Se não tiver nenhum livro ou revista, até bula de remédio vale, o que importa é estar lendo alguma coisa!
A leitura sempre traz bons ensinamentos. Quer ter um bom vocabulário? Leia! Quer aprender a escrever melhor? Leia! Quer se desenvolver espiritualmente, profissionalmente ou como pessoa? Leia!
Já indicar um livro é complicado, pois é uma escolha muito pessoal. Minha indicação é: leia sobre um assunto que está fazendo sentido para você neste momento. Isso vai fazer com que você se apaixone cada vez mais pela leitura.
Filmes e séries são ótimos para descontrair. Mas, se for ver um filme baseado em um livro, por favor, leia o livro antes.
Portal Corretora do Futuro – Qual a maior realização que já teve na vida – profissional e pessoal?
Júlio Filho – No lado pessoal, sem dúvida nenhuma, ser pai! A resposta pode até parecer clichê, mas está longe disto.
Meu filho, Luiz Eduardo, nasceu em outubro/1996. Na edição de novembro daquele ano, o nome dele já constava no Expediente da revista como “Assessor Especial” e lá está até hoje!
Lembro que, quando “varava” as noites trabalhando, quando ficava cansado sempre abria o quarto dele e, ao vê-lo dormir, pensava: “Consigo trabalhar mais um pouquinho”. Ele foi – e é – meu maior e melhor estímulo.
No lado profissional, meu legado. Antes da Seguros em Foco, o mercado de seguros não possuía um registro histórico consistente.
De 1990 para cá, o mercado de seguros passou a ter sua história registrada periodicamente, com profissionais e empresas podendo acompanhar sua trajetória, seu crescimento. Informações e registros que não têm preço (mas muito valor!), que vão ficar para o futuro!
Portal Corretora do Futuro – E quais os planos para o futuro, em trabalho e na vida pessoal?
Júlio Filho – Muitos! E empolgado para realizá-los!
Portal Corretora do Futuro – Alguma mensagem final para nossos leitores?
Júlio Filho – Divirtam-se! Se dediquem, trabalhem, busquem seus sonhos e amem com paixão, mas, por favor, sempre se divirtam no processo!