Com o aumento nas vendas de veículos novos e seminovos, a frota circulante no país também cresceu. Consequentemente, as ruas e estradas estão mais cheias e precisam de manutenção mais frequente. Entretanto, essa nem sempre é a realidade do motorista brasileiro.
Sobretudo, mais de 67% das estradas brasileiras estão classificadas como regulares, ruins ou péssimas, segundo estudo da CNT. Em suma, isso significa que, na maior parte dos estados, as vias contam com buracos, desníveis, objetos cortantes e diversos outros fatores de risco. Eles podem gerar danos no veículo, especificamente na roda, pneu e itens da suspensão.
Dessa forma, o seguro auto pode ajudar com soluções que cabem no bolso do usuário e evitam gastos bem maiores. Esse é o caso da assistência de Roda, Pneu e Suspensão da Maxpar. Segundo Isabel Matta, da equipe de Relacionamento com os Corretores da Maxpar, a má qualidade das vias com certeza está entre os fatores que impulsionam esse aumento na procura pela solução.
Benefícios da assistência
A assistência de Roda, Pneu e Suspensão da Maxpar tem apresentado alta procura. De antemão, nos últimos 3 anos, por exemplo, a alta nos acionamentos foi de 578%. Todo este destaque está relacionado aos benefícios que garante ao segurado. Com a assistência contratada em apólice, o cliente tem a garantia da substituição de roda, pneu e suspensão danificados por impactos acidentais em buracos e em objetos cortantes como guias, blocos de sinalização de pista e desníveis.
“É a solução mais completa do mercado. Além de garantir a troca dos itens, também inclui alinhamento e balanceamento do veículo para todo serviço realizado como forma de assegurar a segurança do motorista e passageiros. Também é importante destacar que a assistência surge para ser a solução de danos que não atingem a franquia de casco do veículo e que seriam custosos se pagos em oficina particular. Assim, a cada 100 segurados, 6 têm sinistro de perda parcial ou total e 30 utilizam o serviço de assistência – fato que também demonstra o destaque das soluções da Maxpar”, explica.
Junto a isso, está sendo observado um movimento de maior procura pela solução diante do benefício que o segurado tem de maior usabilidade da apólice. “Sem a assistência, o segurado precisa recorrer a oficinas e pagar altos valores para trocar peças danificadas. Já, com a solução da Maxpar na apólice, o segurado consegue de fato usufruir do seguro e acionar uma assistência que vai gerar muito mais segurança, praticidade e economia. Isso porque a franquia de utilização possui valor muito menor do que o de um serviço feito de forma particular”, acrescenta.
Como funciona a contratação dessa assistência
A solução está disponível no portfólio das principais seguradoras do país. Logo, o corretor deve incluí-la na apólice do segurado para que este possa usufruir da cobertura. As companhias que têm a assistência são Alfa, Allianz, Banestes, HDI, Ituran, Liberty, Sancor, Tokio Marine e Zurich.
Sobretudo, vale destacar que a solução possui especificidades de riscos excluídos e valor de franquia de utilização em cada companhia. Por isso, é fundamental consultar as condições gerais de cada uma. A cobertura está disponível para automóveis e motos (Moto Vip).
O produto pode ser encontrado no mercado pelos seguintes nomes: Proteção Roda, Pneu e Suspensão; Proteção de Pneu e Roda; Assistência Contra Buracos; Proteção Contra Buracos; Proteção para Buracos; Pneu e Roda. Para acionar a assistência, o corretor deve entrar em contato com a seguradora e fazer a abertura do atendimento para essa solução, fazendo o registro do sinistro do segurado. O limite é de uma utilização por vigência de apólice.
Tipos de danos cobertos
Entre os principais tipos de danos cobertos estão:
● Na roda: trinca, empenamento e quebra.
● No pneu: ruptura, rasgo e deformação da parede lateral (bolhas, por exemplo).
● Na suspensão: danos na coifa do amortecedor; danos no amortecedor; danos no pivô; danos no tirante da barra estabilizadora; e danos nas borrachas da bandeja e batente.
Sobretudo, essa assistência possui cobertura para as seguintes peças: roda, pneu, e itens da suspensão (amortecedores, pisto, calota, molas, braço oscilante, pivô e barra estabilizadora). Não estão cobertos danos na banda de rodagem do pneu e pneu careca. Para consultar todos os itens excluídos, é preciso acessar as condições gerais de cada companhia.