Facebook Pixel

Evento

Conec 2025: inovação e pluralidade marcam a noite de abertura em São Paulo

Maior congresso dos corretores de seguros, realizado pelo Sincor-SP, reúne cerca de 10 mil participantes no Distrito Anhembi

Conec 2025: inovação e pluralidade marcam a noite de abertura em São Paulo

O Conec 2025, maior congresso de corretores de seguros da América Latina, teve sua noite de abertura nesta quinta-feira (25/09) marcada por inovação e um clima de reencontro e celebração. Realizado pelo Sincor-SP no Distrito Anhembi, o evento, que se estende até 27 de setembro, reúne cerca de 10 mil profissionais do Brasil e de outros países, como uma delegação de mais de 20 corretores de Buenos Aires.

Com o tema “SinergIA Digital – O Futuro Inteligente do Corretor de Seguros”, a 20ª edição do congresso promete ser um marco na história da entidade.

Abertura com visão de futuro

A cerimônia de abertura, após um animado “Esquenta Conec”, foi conduzida pelo presidente do Sincor-SP, Boris Ber, que destacou a capacidade do congresso de refletir sobre as transformações do seu tempo. “Cada edição do Conec sempre refletiu o espírito do seu tempo. Estamos vivendo mais uma revolução – na sociedade, nos serviços financeiros, na forma de consumir, e principalmente na relação entre corretores, seguradoras e consumidores”, afirmou.

Ele enfatizou que o futuro do seguro não tem uma resposta pronta, e sim depende da capacidade dos corretores de integrar o conhecimento do passado com novos aprendizados, preparados para a grande transformação que já começou. Boris Ber agradeceu à diretoria, aos colaboradores e à Prefeitura de São Paulo pelo apoio, além de saudar a presença da delegação argentina.

Os membros da diretoria executiva também se manifestaram.  A 1ª vice-presidente, Simone Fávaro, desejou que todos se sentissem em casa, garantindo que o evento foi preparado com “muito carinho e zelo”, e ressaltou a participação feminina, cada vez mais crescente no setor. Braz Romildo Fernandes, 2º vice-presidente, reforçou a alegria de ver a plenária cheia e o orgulho do trabalho realizado. O 1º secretário, Marcos Abarca, destacou que este é um Conec que vai marcar pela pluralidade, em função da chegada de novos players. Já o 1º tesoureiro, Edson Fecher, destacou a vocação de São Paulo para o trabalho e o acolhimento, ressaltando que a cidade recebe os participantes com respeito e responsabilidade. O 2º secretário Rogério Freeman comentou que o evento foi pensado para cada perfil de participante, desejando que aproveitem conteúdo e oportunidades de relacionamento. E o 2º tesoureiro, Fernando Alvarez, destacou a participação não apenas de caravanas vindas do interior do estado, como de todo o país e até do exterior.

Tecnologia e segurança: parceria com a prefeitura de São Paulo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, participou da abertura e agradeceu a oportunidade de falar com a categoria, reconhecendo o trabalho fundamental dos corretores de seguros na orientação dos clientes e no fomento de setores essenciais, como a saúde, que beneficia a população e alivia os serviços públicos.

Ricardo Nunes convidou os presentes a visitarem, na Exposeg, o estande do Smart Sampa, uma iniciativa de tecnologia e segurança da prefeitura. Ele explicou o funcionamento do sistema, que conta com 40 mil câmeras na cidade, sendo 20 mil com reconhecimento facial e leitura de placas. O prefeito citou exemplos de sucesso, como a recuperação de quase 300 veículos e a prisão de 1.950 foragidos da justiça, demonstrando como a tecnologia tem sido um diferencial para a segurança pública na capital.

“A preocupação com a segurança realmente tem afetado muito a tranquilidade das pessoas do nosso país, em especial dessa cidade tão complexa de 12 milhões de habitantes. E através da tecnologia podemos evoluir algumas situações”, disse.

Susep: novas resoluções e inovação

Um dos pontos altos da noite foi o talk show de abertura “Novas Resoluções e Tecnologias – Para onde vai o mercado de seguros?”. Conduzido por Simone Fávaro e Braz Fernandes, o painel recebeu o diretor de Regulação Prudencial e Estudos Econômicos da Susep, Airton Almeida. O convidado abordou três temas cruciais:

  • Lei Complementar 213: Sobre as associações de proteção patrimonial mutualista e as cooperativas de seguros, o diretor classificou a lei como uma das “maiores oportunidades” para a indústria de seguros nos últimos 60 anos, com potencial para aumentar a cobertura e a proteção para os brasileiros.
  • Autorregulação de corretores de seguros: O tema, que está em consulta pública, promete trazer mais agilidade e novos direitos, deveres e oportunidades para os corretores. Airton pediu a participação de todos no debate para aprimorar a norma.
  • SUSEP Lab: Por fim, ele falou sobre o laboratório de inovação em seguros, uma parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que busca recuperar a defasagem tecnológica do órgão e aplicar inteligência artificial na supervisão e fiscalização. Ele convidou as federações e entidades a se juntarem ao projeto.

A primeira noite do Conec 2025 foi marcada por reencontros e reflexões sobre o futuro do mercado de seguros. O evento deixou claro que a categoria está empenhada em se adaptar às inovações tecnológicas e aos novos modelos de consumo, mantendo-se unida para garantir a relevância da profissão.