Planos odontológicos batem recorde de beneficiários e ultrapassam os 30 milhões; momento de conscientização e de oportunidades para os corretores
O Brasil ultrapassou a marca de 30 milhões de beneficiários de planos odontológicos em setembro de 2022, quando registrou exatas 30.102.288 vidas no ramo. Os dados são da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e confirmam uma tendência: os brasileiros estão cada dia mais preocupados com sua saúde bucal. Todos os 26 estados registraram crescimento no comparativo anual, seja na modalidade individual ou empresarial, com destaque para Minas Gerais (310.378 novos usuários, ou expansão de 11,47%), São Paulo (857.841 e 7,84%) e Rio de Janeiro (176.842 e 5,03%) são aqueles que registraram os maiores crescimentos em números absolutos.
Antonio Carlos Fois, diretor Regional Centro Sudeste da Lojacorr e especialista em seguro odontológico, conta que na rede o crescimento foi de 21% em 2022, em comparação a 2021, mais do que o dobro do mercado. “Isso porque o corretor da Lojacorr tem percebido as várias oportunidades deste mercado, e aumentou a oferta do produto”, justifica. “Porém, ainda há muito espaço para avançar neste segmento. Apenas 13% da população possui um plano ou seguro odontológico”, frisa.
Para ele, as pessoas estão em busca de uma melhor qualidade de vida, o que gera o crescimento no número de beneficiários. “Com o seguro odontológico, os usuários podem arcar com o tratamento de seus dentes. Afinal, a saúde começa pela boca, e essa maior conscientização motiva as pessoas a contratarem cada vez mais este tipo de seguro”, aponta Fois.
O corretor de seguros tem um papel muito importante na distribuição do seguro odontológico, tanto nos planos empresariais quanto individuais. “O profissional orienta os clientes sobre a necessidade de se ter uma boa saúde bucal ao longo do tempo, e ajuda as pessoas, bem como as empresas que oferecem esse benefício, a permanecerem por mais tempo com essa proteção”, diz o diretor da Lojacorr. “É importante salientar que o custo-benefício de um seguro odontológico é excelente, porque tem várias coberturas disponíveis para o tratamento dos dentes a um custo bem acessível”, destaca.
Para Solange Moretto, superintendente Comercial de Odonto da SulAmérica, contar com o plano odontológico no portfólio auxilia o corretor a oferecer o pacote completo de benefícios e assistências para seus clientes. “O plano odontológico possui um preço acessível, não comprometendo a renda familiar, o que funciona como uma força motriz para o canal de vendas do corretor, e é um complemento ao plano de saúde. O corretor de seguros é o nosso principal canal de distribuição. Dentro da SulAmérica, seguimos investindo na ampliação da nossa proposta de valor de produtos e serviços para oferecer a melhor experiência para corretor e corretora nas nossas plataformas de negócios e criar soluções melhores para nossos beneficiários”, garante.
“O plano odontológico é um produto muito importante para incremento da renda do corretor e aumento da carteira de clientes”, ressalta Paula Toguchi, diretora de Produtos da MetLife. “Aqui na MetLife temos planos individuais a partir de R$ 42 mensais. Conhecer bem o produto e as necessidades de seus clientes é fundamental”, explica.
A busca por planos odontológicos tem crescido nos últimos anos, e é uma tendência para continuar dessa forma. “De acordo com dados da ANS, o número de beneficiários exclusivos de Odonto cresceu cerca de 76% no período de 10 anos (entre 2011 e 2022), atualmente são mais de 30 milhões de pessoas com planos exclusivamente odontológicos no país. A própria ANS aponta os estados de São Paulo e Rio de Janeiro com maior concentração de beneficiários, o Distrito Federal também se destaca nessa lista. Considerando a questão populacional, a maior busca por esse plano se concentra na região Sudeste”, pontua Solange. Para ilustrar essa percepção no aumento de beneficiários, em 2019, a SulAmérica contava com 1,7 milhões de clientes somente para essa linha. Atualmente, são 2,1 milhões de pessoas com o plano odontológico na companhia.
“De acordo com dados da ANS, em janeiro de 2023, os planos exclusivamente odontológicos registraram cerca de 30,7 milhões de usuários, mantendo o amplo crescimento do ano passado. Isso corresponde a mais de 14% da população. No período, houve crescimento de cerca de 2 milhões de beneficiários, o equivalente a 7%”, ressalta Paula.
Argumentos para impulsionar as vendas
Frequentar regularmente o dentista e se submeter a tratamentos pode ser extremamente caro e quase proibitivo para muitas famílias brasileiras. Além do pagamento do profissional, existem também gastos extras com procedimentos, ortodontia e documentação (exames). O seguro odontológico viabiliza o acesso das pessoas a esses tratamentos, sem que isso pese no orçamento.
“É importante o corretor destacar ao cliente que o plano odontológico é uma opção para o cuidado com a saúde como um todo”, indica a superintendente da SulAmérica. “Quando falamos em saúde bucal, falamos em prevenção a diversas doenças que começam pela boca. Um estudo realizado pelo Instituto do Coração (Incor) em 2019 destacou que 45% das doenças do coração e 36% das mortes por problemas cardíacos têm origem dental. Ou seja, a nossa saúde começa pela boca. E quando o beneficiário possui um plano odontológico, passa a fazer visitas ao profissional com mais frequência, e essa manutenção regular auxilia na prevenção do desenvolvimento de problemas cardíacos e outras doenças. Uma pesquisa realizada em 2020 pelo Núcleo de Estudos Sodexo aponta o plano odontológico como o terceiro benefício mais desejado entre os colaboradores”, completa Solange.
Recentemente, a SulAmérica anunciou novidades no portfólio de Odonto Individual. São quatro diferentes planos que foram pensados de acordo com as necessidades dos clientes, além do custo-benefício, os planos possuem um custo acessível e não comprometem a renda. “Essas novidades por si só já são ótimos argumentos de venda. Por meio de uma cobertura ampliada de serviços, com a liberação de mais de 200 procedimentos, o segurado tem acesso a clareamento dentário, documentos odontológicos e ortodontia, entre outros benefícios”, defende Solange. “Além disso, a SulAmérica apresenta como diferencial o programa de desconto progressivo para dependentes (10% de desconto para 2 vidas e 22% de desconto para 3 ou mais vidas) e elegibilidade para toda a família (até 3º grau consanguíneo). Os clientes contam também com o plano anual sem carência, descontos de até 70% em farmácias (para medicamentos e itens de higiene pessoal), acesso ao Clube de descontos SulAMais e uma rede credenciada qualificada com abrangência nacional”, aponta.
“Na MetLife, entendemos que temos a obrigação de promover a saúde bucal e trabalhamos continuamente para levar mais informação à sociedade, sobre os benefícios de ter um plano odontológico para uma vida mais saudável, além de ser mais econômico do que custear tratamentos dentários em uma emergência, por exemplo”, diz Paula Toguchi. “Mesmo nos planos individuais a partir de R$ 42 mensais, entregamos para nossos clientes o programa de saúde bucal que busca conscientizar os beneficiários sobre a importância do cuidado bucal, com um cardápio de ações que vão desde comunicação online até ações de cadeira, passando por palestras e plantões com dentistas”, diz a diretora, que enumera argumentos de vendas no quadro a seguir.
Argumentos para os corretores de seguros
Benefício financeiro – O cliente tem acesso a vários tratamentos com previsibilidade de pagamento, ou seja, não vai levar susto. E a um custo acessível!
Confiança no tratamento – Ter o plano odontológico significa que o cliente tem disponível dentistas que foram criteriosamente escolhidos pela operadora/ seguradora; com isso não tem a insegurança de buscar um profissional que não conhece.
Possibilidade de prevenção – O plano odontológico traz a possibilidade de atuação na prevenção, não esperando que o cliente chegue a um momento crítico de dor. Além disso, o corretor pode argumentar explicando que uma saúde bucal precária não tem impacto apenas nos dentes, mas também na saúde do corpo todo. Estudos demonstram uma relação entre a doença periodontal e outras condições, como doenças renais, osteoarticulares e respiratórias, além de diabetes, câncer e a ocorrência de desfechos adversos durante a gravidez e outras.
Contratação fácil – Atualmente, a contratação do produto ocorre em poucos minutos e em alguns cliques. Nas vendas presenciais, por exemplo nas agências dos parceiros, lojas de varejo e também online nos aplicativos e e-commerce utilizando as APIs (interfaces de programação de aplicativos) como ferramenta.
Carência zero – O cliente pode começar seus tratamentos odontológicos em real time, assim que conclui o processo de compra do produto.