A proteção do patrimônio familiar deixou de ser um produto de prateleira para se transformar em uma solução de engenharia financeira e gestão de riscos. Os consumidores buscam cada vez mais valor agregado e serviços tangíveis, por isso, o mercado de Seguro Residencial vem passando por uma sofisticação técnica.
O Bradesco Residencial Sob Medida se destaca como uma ferramenta que permite ao corretor de seguros atuar com precisão cirúrgica, ajustando cada apólice às particularidades geográficas e comportamentais de cada segurado.
Credibilidade e agilidade
A Bradesco Seguros investe em um portfólio que equilibra a solidez de uma grande instituição com a agilidade necessária para o dia a dia. No modelo “Sob Medida”, a empresa entrega ao canal de distribuição a liberdade de compor coberturas, o que reflete diretamente na percepção de custo-benefício.
Para Eduardo Cordeiro, gestor da Unidade Curitiba Leste da Lojacorr Seguros, essa flexibilidade é o divisor de águas entre a venda por preço e a venda por valor.
“O grande benefício do ‘Sob Medida’ é a personalização, ou seja, deixa de oferecer ‘pacotes fechados’ que o cliente muitas vezes paga por coberturas que não usará. Quando o corretor de seguros foge do padrão, deixa de ser um ‘vendedor de apólice’ e se torna um ‘consultor de riscos’. O cliente sente que existe um porquê de cada cobertura e entende o que está contratando”, analisa Cordeiro.
Consultoria na identificação de riscos
A estratégia de venda consultiva passa obrigatoriamente pela educação do cliente. Segundo o gestor, o papel do corretor é trazer a teoria para a prática por meio de exemplos cotidianos. Desta forma, é possível priorizar coberturas de acordo com a vulnerabilidade do imóvel. Em casas com grandes áreas envidraçadas, por exemplo, a cobertura de vidros é essencial; em regiões baixas ou próximas a rios, o foco deve ser alagamento.
Essa análise minuciosa permite que o seguro seja, ao mesmo tempo, abrangente e econômico. Cordeiro destaca que o produto é um dos mais democráticos do mercado: “Pode-se fazer simplesmente um Seguro Residencial pensando em proteger somente o prédio de um incêndio ou fazer algo mais completo. É o produto que pode ser de entrada até ser o mais completo pela personalização”.
Diferenciais técnicos e surpresa no pós-venda
Um dos pontos altos da parceria com a Bradesco Seguros está em coberturas que fogem do tradicional incêndio e roubo. Cordeiro aponta que itens como a cobertura para equipamentos eletrônicos, que garante indenização para danos por queda acidental de notebooks e outros aparelhos dentro do lar, são extremamente bem recebidos pelos clientes modernos.
Além disso, a Responsabilidade Civil Familiar surge como proteção jurídica para o segurado. “É uma das coberturas que mais gosto. Ela cobre danos que o filho, pet ou funcionário registrado cause a terceiros fora de casa, como quebrar algo em uma loja ou na casa de um vizinho”, explica.
Assistências 24h: o seguro que se paga no cotidiano
Talvez o maior trunfo para a retenção de clientes e para o sucesso comercial do corretor seja a utilização das assistências.
Na visão do gestor da Lojacorr Seguros, é neste ponto que o seguro deixa de ser uma promessa futura para se tornar um serviço imediato. A entrega de conveniências como limpeza de caixa d’água e reparos em eletrodomésticos cria uma percepção de “seguro gratuito” quando o valor dos serviços utilizados supera o valor do prêmio pago.
“Se o cliente paga R$ 500 no seguro e aciona a assistência para limpar a caixa d’água e um prestador para arrumar a máquina de lavar — serviços que custam R$ 300 cada fora do seguro — ele sente que a apólice já se pagou. Isso reduz a taxa de cancelamento na renovação”, afirma Cordeiro.
Para os corretores que buscam dominar este segmento, o gestor recomenda focar no preventivo. A utilização de serviços de check-up, como revisão de instalações elétricas e troca de lâmpadas, deve ser apresentada como um benefício imediato da contratação.
“Falar para o cliente: ‘Vou incluir o plano de assistência que te dá direito a um check-up preventivo’ é como se a seguradora mandasse um profissional para garantir que sua casa não terá problemas”, conclui Cordeiro, reforçando que a proteção do Seguro Residencial hoje é, acima de tudo, um serviço de cuidado contínuo.