Facebook Pixel

Planejamento

Aumento na procura por seguro prestamista reflete preocupação com proteção financeira

Seguro prestamista é solução para quitar dívidas em situações inesperadas, trazendo mais segurança para seus clientes e oportunidades para sua corretora

Seguro prestamista

Contrair dívidas, embora não seja recomendado em muitos casos, pode ser uma alternativa para realizar um sonho, como a compra de um imóvel, ou superar dificuldades, como problemas de saúde. Antes de qualquer decisão, é necessário um planejamento financeiro adequado para garantir o pagamento da dívida no prazo. No entanto, imprevistos podem ocorrer, e é justamente para reduzir o impacto dessas situações que existe o seguro prestamista.

No Brasil, o seguro prestamista vem ganhando popularidade. De janeiro a julho, o mercado registrou R$ 9,9 bilhões em prêmios, representando um crescimento de 20,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O seguro prestamista é voltado para cobrir dívidas em casos de sinistros, como morte ou invalidez total e permanente. Nesses casos, a seguradora assume o saldo devedor do cliente. 

Há também coberturas adicionais que podem ser incluídas, como a proteção contra perda de renda devido ao desemprego involuntário, para trabalhadores com vínculo CLT, ou incapacidade física total, destinada a profissionais liberais. Nesses casos, a seguradora pode arcar com as mensalidades da dívida por um período que varia de seis a 18 meses, conforme o contrato.

O custo do seguro prestamista pode variar bastante, oscilando entre 0,5% e 5% do valor financiado. Fatores como a idade do contratante também influenciam no cálculo do valor da apólice. Vale ressaltar que a contratação do seguro prestamista é obrigatória apenas para financiamentos imobiliários. 

Nos demais tipos de crédito, como empréstimos bancários ou consórcios, o seguro pode ser opcional, embora sua contratação possa afetar a análise de risco e as condições oferecidas pela instituição financeira.

O aumento no número de prêmios do seguro prestamista pode ser explicado por fatores como maior conhecimento do produto por parte da sociedade, a expansão do crédito com a recuperação econômica recente e o aquecimento do setor imobiliário.

Esse tipo de seguro é, geralmente, oferecido pelas instituições financeiras no momento da contratação de crédito, seja por meio de seguradoras próprias ou seguros coletivos para seus clientes. No caso de financiamentos imobiliários, é obrigatório que o cliente tenha, ao menos, duas propostas de seguros para avaliação.

É importante destacar que o seguro prestamista oferece diferentes modalidades, como o capital fixo ou variável. No modelo de capital variável, o seguro diminui conforme a dívida é paga, sendo uma opção mais econômica. 

Já o seguro de capital fixo mantém o valor inicial da dívida, oferecendo um montante maior em caso de sinistro, o que o torna mais caro. No entanto, essa modalidade também permite que a diferença entre o saldo devedor e o valor segurado seja destinada aos herdeiros legais.

Na contratação do seguro, recomenda-se atenção à leitura das propostas para garantir que todos os direitos do segurado sejam cumpridos. Além disso, alguns seguros prestam serviços adicionais, como assistência residencial ou participação em sorteios de capitalização, conforme a seguradora.