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Segundo o relatório Allianz Risk Barometer 2024, incidentes cibernéticos, como ataques de ransomware, violações de dados e interrupções de TI, são a maior preocupação para empresas no mundo neste ano (36% das respostas, 5 pontos percentuais à frente do segundo maior risco).
Na segunda posição, a interrupção dos negócios é um dos riscos iminentes para as companhias e em terceiro as catástrofes naturais. O estudo ouviu mais de 3 mil profissionais de gerenciamento de riscos.
“Os agentes de ameaças (os hackers) estão explorando maneiras de utilizar a Inteligência Artificial (IA) para automatizar e acelerar ataques, criando malwares e phishing mais eficazes. Aliado à explosão de dispositivos móveis conectados e à Internet das Coisas (IoT) habilitada para 5G, prevenir um ciberataque está se tornando mais difícil, e as apostas são mais altas”, afirma David Colmenares, diretor comercial para a América Latina da Allianz Commercial.
De acordo com o executivo, as capacidades e ferramentas de detecção e resposta precoce estão se tornando cada vez mais importantes. O investimento em detecção apoiada por IA também deve ajudar a identificar um maior número de incidentes em estágios iniciais.
“Se as empresas não possuírem ferramentas eficazes de detecção precoce, isso pode resultar em períodos mais longos de inatividade não planejada, custos aumentados e um impacto maior nos clientes, na receita e na reputação”.
Aumento dos casos
O número de casos de ransomware e extorsão aumentou em 2023, segundo o relatório da Allianz Commercial, Tendências de Segurança Cibernética 2023: As últimas ameaças e as melhores práticas de mitigação de riscos – antes, durante e após um hack.
Prevenindo que esses ataques aconteçam, o seguro cibernético atua como uma rede de segurança financeira, que auxilia organizações a enfrentarem os desafios complexos e em constante evolução apresentados pelas ameaças cibernéticas. Ele oferece cobertura essencial para os custos associados a violações de dados, como investigação do incidente, notificação de indivíduos afetados e abordagem de quaisquer ramificações legais. O produto também desempenha um papel crucial em apoiar a capacidade de recuperação e remediação no pós-incidente cibernético, cobrindo despesas relacionadas à resposta ao incidente, restauração de sistemas e interrupção de negócios.
“Além dos aspectos financeiros, o seguro cibernético auxilia na gestão da responsabilidade legal, garantindo conformidade com regulamentações e protegendo nossa reputação. No infeliz evento de uma violação de dados, possuir uma apólice de seguro cibernético robusta nos permite responder de maneira rápida e eficaz, demonstrando nosso compromisso com a segurança e a resiliência”, afirma Colmenares.
Para evitar a interrupção dos negócios, o segundo risco mais citado entre os entrevistados pelo Allianz Risk Barometer, o executivo diz que a “pedra angular” da proteção é o Seguro de Interrupção de Negócios, que oferece cobertura para a receita perdida e despesas operacionais durante interrupções causadas por eventos específicos, desde perturbações na cadeia de suprimentos ou em relacionamentos comerciais-chave, até custos adicionais incorridos para minimizar o tempo de inatividade, proporcionando uma proteção abrangente contra contratempos financeiros.
Leia a reportagem completa em: https://revistaapolice.com.br/2024/02/incidentes-ciberneticos-e-interrupcao-dos-negocios-preocupam-gerenciadores-de-risco/