O mercado de planos odontológicos no Brasil continua sua trajetória ascendente, refletindo um aumento consistente na adesão e na cobertura da população. De acordo com dados recentes apurados pela Associação Brasileira de Planos Odontológicos (SINOG), divulgados na publicação do Sistema Abramge/Sinog/Sinamge, Cenário Saúde, com base em dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o setor registrou um crescimento sólido, alcançando 31,9 milhões de beneficiários em setembro de 2023.
Este aumento representa um acréscimo significativo de 7,6% em comparação com setembro de 2022, o que equivale a 2,2 milhões de novos vínculos estabelecidos no último ano. Essa tendência de crescimento é ainda mais evidente quando considerado o potencial do mercado, com mais de 50 milhões de brasileiros já beneficiários de planos médicos e 31 milhões de pessoas com planos odontológicos.
Roberto Cury, presidente da SINOG, destaca que “estamos trabalhando ativamente dentro de um Segmento robusto e com alta capacidade de expansão. As estimativas indicam que continuaremos a crescer de forma consistente, com expectativa de atingir 34,5 milhões de beneficiários até dezembro de 2024”.
O mercado de planos odontológicos tem desempenhado um papel fundamental na ampliação do acesso à saúde bucal de qualidade em todo o país. A taxa de cobertura da população brasileira por planos exclusivamente odontológicos atingiu 16,4% em setembro de 2023, refletindo um compromisso progressivo com a saúde bucal e o bem-estar geral da população.
“À medida em que mais brasileiros aderem aos cuidados com sua saúde bucal, mais pessoas compreendem que se trata de uma atenção à sua qualidade de vida. O brasileiro é reconhecido internacionalmente pela sua alegria e pelo seu sorriso. Proporcionar este sorriso saudável a todos os brasileiros é sem dúvida uma meta que devemos perseguir.
Oportunidades para os corretores
Frequentar regularmente o dentista e se submeter a tratamentos pode ser extremamente caro e quase proibitivo para muitas famílias brasileiras. Além do pagamento do profissional, existem também gastos extras com procedimentos, ortodontia e documentação (exames). O seguro odontológico viabiliza o acesso das pessoas a esses tratamentos, sem que isso pese no orçamento.
Antonio Carlos Fois, diretor Regional Centro Sudeste da Lojacorr e especialista em seguro odontológico, conta que o corretor da Lojacorr tem percebido as várias oportunidades deste mercado, e aumentou a oferta do produto”, justifica. “Porém, ainda há muito espaço para avançar neste segmento. Pouco mais de 16% da população possui um plano ou seguro odontológico”, frisa.
Para ele, as pessoas estão em busca de uma melhor qualidade de vida, o que gera o crescimento no número de beneficiários. “Com o seguro odontológico, os usuários podem arcar com o tratamento de seus dentes. Afinal, a saúde começa pela boca, e essa maior conscientização motiva as pessoas a contratarem cada vez mais este tipo de seguro”, aponta Fois.
O corretor de seguros tem um papel muito importante na distribuição do seguro odontológico, tanto nos planos empresariais quanto individuais. “O profissional orienta os clientes sobre a necessidade de se ter uma boa saúde bucal ao longo do tempo, e ajuda as pessoas, bem como as empresas que oferecem esse benefício, a permanecerem por mais tempo com essa proteção”, diz o diretor da Lojacorr.
“É importante salientar que o custo-benefício de um seguro odontológico é excelente, porque tem várias coberturas disponíveis para o tratamento dos dentes a um custo bem acessível”, destaca.