Projeto que prevê uma série de ações, o “Proteja-me” está sendo apresentado pela Bradesco Seguros e pelo Ministério da Cultura, com consultoria das empresas do setor, Rating de Seguros e Oficina do Texto. A primeira iniciativa foi uma exposição que trouxe 40 fotos históricas, depoimentos em hologramas interativos e utilizou a tecnologia de realidade aumentada para conectar o público com a trajetória do setor. A experiência foi complementada por uma websérie documental, com sete episódios, que contou com 29.756 visualizações ao vivo no Youtube. Cada episódio mergulhou em uma década da história do seguro no Brasil, com destaque para os anos de 1960, 1980, 1990, 2000, 2010 e 2020.
O “Proteja-me” trouxe uma jornada única e apresentou de forma gratuita uma imersão na história e no impacto cultural, econômico e social do mercado de seguros no Brasil. A exposição, que foi realizada no Shopping Light, no Centro de São Paulo, teve grande sucesso e atraiu um público de 20.880 pessoas.
Com apoio do Shopping Light e da Prefeitura de São Paulo, a mostra foi inaugurada no Dia do Securitário, 21 de outubro e seguiu até o dia 20 de novembro, encerrando com a certeza de ter alcançado seu objetivo de promover a educação e o reconhecimento da história do seguro no Brasil.
O projeto foi brindado com a participação de grandes personalidades que, com maestria, compartilharam fatos e histórias relevantes do setor de seguros, enriquecendo ainda mais a experiencia do público. A exposição se destacou pela integração entre memória e tecnologia, utilizando realidade aumentada para transformar depoimentos de figuras-chave do setor em hologramas interativos. Por meio de qr code, os visitantes puderam apontar a câmera do celular para as fotos e ouvir depoimentos inspiradores de profissionais que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do mercado de seguros.
Entre as personalidades que participaram das gravações, destacam-se nomes como Samuel Monteiro, Dyogo Oliveira, Boris Ber, Nilton Molina, Jayme Garfinkel, Acácio Queiroz, Mauro Batista, Lucas Vergílio, Armando Vergílio, Newton Queiróz, Liliana Caldeira, Simone Ramos, Gustavo Leança, Eduardo Toledo, Luiz Genova, Alexandre Camillo, Valmir Rodrigues, Andreia Padovani, Jorge Abel, Marcio Batistuti, Maria Helena Monteiro, Maria Amélia Saraiva, Marcio Coriolano e Francisco Galiza. Suas contribuições foram essenciais para proporcionar ao público uma compreensão mais profunda e enriquecedora sobre a trajetória do setor de seguros no Brasil.
O projeto também teve grande sucesso em sua versão itinerante, que levou a exposição para escolas, com o objetivo de disseminar a cultura do seguro entre crianças e jovens. Este esforço educativo se somou à proposta da mostra de resgatar e compartilhar a importância do seguro ao longo dos anos.
Todo esse trabalho durou quase um ano para ser concluído. O consultor econômico da Rating de Seguros, Francisco Galiza, falou sobre os desafios da construção. “Houve vários desafios. No caso da exposição fotográfica, na minha visão, o maior desafio foi tentar captar de fato quais foram os maiores eventos onde o seguro entrou de forma relevante. E houve muitos exemplos, houve muitos casos e a escolha foi bastante criteriosa de cada foto”, disse.
Abordando a websérie, o consultor falou de forma resumida sobre as características e onde este material pode ser assistido na íntegra. “O assunto foi separado por décadas, desde 1960 a 2020. Em 1960, por exemplo, se caracteriza pelas reformas, mudanças políticas e nova mudança organizacional. Já em 1970, a década começa com o milagre brasileiro e fecha de uma forma mais melancólica, com dificuldade, crise do petróleo, crise dos juros. Todos os capítulos dessa websérie estão disponíveis no canal da GRTV no Youtube, vale a pena conferir”, concluiu.
Veja o link com todos os vídeos: https://www.youtube.com/playlist?list=PL4YhGe28cmgFWcx2xEQSnWhINY2QOKVI3