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Tecnologia

Saiba o que muda com a IA no setor de seguros

Ferramentas já estão disponíveis para empresas de vários portes, e democratização deve aumentar em 2024

Setor de seguros

A popularização da Inteligência Artificial (IA), com destaque para o ChatGPT, pode fazer pensar que as máquinas podem aprender a trabalhar por nós em breve. Porém, um levantamento do Boston Consulting Group (BCG), em parceria com o Fórum Econômico Mundial (WEF), que ouviu 1.800 executivos em 15 países, mostra que quase todos, ou 98%, enfrentam problemas para usar em larga escala soluções de IA. E apenas 16% conseguiram efetivamente realizar o que pretendiam por meio da tecnologia.

No setor da indústria de manufatura, a automação já é antiga aliada. Nessa área, o estudo mostrou que 68% das empresas já têm pelo menos uma aplicação de Inteligência Artificial (IA) na linha de produção, sendo que o número para o Brasil é de 65%.

No estágio em que se encontram as soluções de IA disponíveis para empresas de maneira geral, pode-se dizer que o grande salto registrado em 2023 foi o da democratização. “O ChatGPT trouxe o tema para a grande mídia, e abriu a corrida de oportunidade para outros players, com avanço em diversas ferramentas de uso”, avalia o diretor de Tecnologia e Operações da Lojacorr, Sandro Ribeiro dos Santos.

Democratização de tecnologias permite acesso cada vez maior

A grande tendência tecnológica para 2024 – e um caminho sem volta – é a democratização do uso de modelos de IA. Isso porque o investimento necessário até hoje era tão grande que muitos processos eram impensáveis, com a dedicação de um time próprio e tempo de retorno muito alto. Agora, “com o avanço de novas empresas no mercado, a grande quantidade de dados e a quantidade de informação sobre o tema, a tendência é que muito se democratize e se torne acessível nos próximos anos”, acredita Sandro.

Conheça ferramentas de IA para o setor de seguros

No mercado de seguros, o tema da Inteligência Artificial não é algo novo. Afinal, trata-se de um segmento em que lida-se com uma grande quantidade de dados todos os dias, como, por exemplo, na avaliação de risco de um cliente. A subscrição de seguros tem muito a ganhar com a IA, mas na outra ponta, das indenizações, isso também é verdade.

Na área de seguros, a IA já vem sendo utilizada em operações como:

  • Regulação de sinistros
  • Pagamentos
  • Vistorias
  • Modelos de precificação
  • Avaliação de riscos
  • Análise de perfil
  • Emissão de apólices
  • Processos judiciais 
Sandro Ribeiro: ChatGPT trouxe o tema da IA para a grande mídia e abriu novas oportunidades.

Saiba como aproveitar oportunidades na tecnologia

Conforme cresce o investimento em IA no setor de seguros, surgem novos modelos de negócio, produtos e coberturas. “Isso deve equilibrar cada vez mais a relação: de um lado,  a necessidade de proteção das pessoas conforme o momento em que vivem, e sua exposição a riscos e hábitos”, pondera o diretor da Lojacorr. Ou seja, devem surgir inovações ainda maiores em 2024.

Para Sandro, é preciso aproveitar a oportunidade trazida pela IA para a formação de equipes e gestores. Afinal, o acesso à informação trazido pelas IAs pode facilitar ativamente o aprendizado.

“É preciso ainda estar atento a questões de segurança, ética e boas práticas no uso, além da qualidade, que é um fator fundamental no desenvolvimento de modelos para que sejam bem treinados e capazes de entregar os resultados esperados”, pondera Sandro. “Com todos esses cuidados, a Inteligência Artificial e suas aplicações são um caminho sem volta que tende a colaborar muito com o crescimento e desenvolvimento do mercado de seguros”, comemora o executivo.