O mercado segurador intensificou os investimentos em inovação entre 2023 e 2024, segundo estudo da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), divulgado nesta quinta-feira, 05 de dezembro. Para 2024, 71% das empresas afirmaram que aumentaram seus recursos nesta área e que poderão chegar a R$ 19,6 bilhões, de acordo com o 1º Estudo sobre a Inovação no Mercado de Seguros, Saúde Suplementar, Previdência Complementar e Capitalização no Brasil
No ano passado, o setor investiu, em média, 2,5% da arrecadação em inovação, somando R$ 16,7 bilhões. Para este ano, levando-se em conta a projeção de receita do setor, estimada em R$ 746 bilhões, o total dos investimentos em inovação alcançaria quase R$ 20 bilhões, o equivalente a 2,63% da arrecadação do setor.
A Consultoria Capegmini entrevistou 24 executivos das empresas associadas à CNseg que representam R$ 368 bilhões em arrecadação em 2023 e 55% do market share do setor, entre os dias 12 de agosto e 08 de outubro de 2024.
Ao comparar com as práticas adotadas pelas empresas mais inovadoras do Brasil, 45% das empresas mais inovadoras investem até 5% de sua receita em inovação, enquanto no setor de seguros 67% das empresas seguem esse padrão. Entretanto, o número de empresas que ultrapassam 5% ainda é baixo, chegando a 8%. Em comparação, 22% das empresas mais inovadoras de outros segmentos destinam valores acima desse patamar, apontou o estudo.
O estudo apontou também que 46% das empresas mantiveram investimentos superiores a 10% em inovação tanto em 2023 quanto em 2024, quando comparados ao valor total de investimentos realizados pelas empresas. Alexandre Leal, diretor Técnico, de Estudos e Relações Regulatórias da CNseg aponta também que, com base na pesquisa, o mercado segurador investe mais na faixa entre 1% e 5% do que os demais setores, mas investe menos na faixa acima de 5%.
“As empresas reforçaram o compromisso do mercado segurador com a inovação, pavimentando o caminho para consolidar sua competitividade e liderança tecnológica nos próximos anos”, disse Alexandre Leal.
“É interessante observar que, segundo a pesquisa, a inovação no setor de seguros é inerente à estratégia da maioria das empresas. não sendo simplesmente uma atividade estanque dentro das próprias companhias, mas que envolvendo diversas áreas, além de outras seguradoras e demais participantes do mercado de seguros”, afirmou o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira.
O mercado segurador, supervisionado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), excluindo a saúde suplementar, é classificado em quatro segmentações: o S1 agrupa grandes empresas, com participação de pelo menos 6% das provisões ou 9% dos prêmios; o S2 representa supervisionadas intermediárias; o S3 inclui menores supervisionadas; e o S4 reúne aquelas de perfil simplificado. Segundo o estudo da CNseg, as supervisionadas S3 destacaram-se em 2024, com maior proporção investindo entre 2% e 10% de suas arrecadações, enquanto as do S1 mantêm maior frequência entre 1% e 3%.
Apesar de haver uma movimentação das S2 entre as faixas até 4% de investimento, sua maior frequência permanece em até 2% da arrecadação. “Se analisarmos, na amostra, os R$ 8,7 bilhões de investimentos em inovação em seus diferentes perfis, vemos que a maior parte são provenientes dos players com maiores arrecadações, classificadas como S1, ligadas a banco e com origem de capital nacional”, explicou Leal.
A maturidade na governança da inovação também foi destaque no estudo: 92% das empresas entrevistadas utilizam um modelo híbrido de inovação, combinando recursos internos e externos, e 84% afirmaram ter alcançado suas metas de melhoria na experiência do cliente.
Veja como os investimentos em inovação estão divididos na pesquisa: clique aqui.
Vencedores da 13ª edição do Prêmio de Inovação da CNseg
A solenidade de entrega da 13ª edição do Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, Previdência Aberta, Saúde Suplementar e Capitalização, promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), reforçou o compromisso do setor segurador com a inovação nas mais variadas áreas, desde o uso de Inteligência Artificial e multicanais nos processos, passando por atividades operacionais e estratégicas, até o pós-vendas. A cerimônia ocorreu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, ontem, 5 de dezembro, e reuniu aproximadamente 300 participantes.
O presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, explica que a inovação é essencial para o alcance das metas estipuladas no Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros (PDMS), que busca ampliar a participação de parcela da sociedade brasileira atendida pelos diversos produtos do mercado de seguros. Durante discurso, ele afirmou que a inovação está no core da estratégia de crescimento do setor de seguros e um dos maiores motivadores para a realização do Prêmio é o desejo de engajar cada vez mais as empresas as do setor na inovação.
“Neste ano, fizemos uma pesquisa sobre a inovação no setor, que conversou com as empresas que representam 55% do mercado. O estudo identificou que elas aumentaram seus recursos nesta área e que os investimentos em inovação poderão chegar a R$ 19,6 bilhões. O estudo também mostra que a inovação está presente em todas as áreas das seguradoras, com foco em inteligência artificial e automação de processos, entre outros”, afirmou.
Este ano, a premiação teve 235 projetos inscritos, 12,4% a mais que 2023, dos quais 222 foram habilitados para concorrer aos prêmios de R$ 30 mil, R$ 15 mil e R$ 10 mil para os 1º, 2º e 3º colocados, respectivamente. A maior parte das inscrições, 55, se concentrou em “Produtos e Serviços”, seguido por “Processos e Tecnologias” (45) e pela premiação especial da “Capitalização” (42). “Comunicação” (40), “Sustentabilidade” (28) e “Prevenção e Combate à Fraude” (12), completam o total das inscrições. No somatório, foram distribuídos mais de R$ 330 mil em prêmios.
O diretor de Serviços às Associadas da CNseg, André Vasco, também destacou a importância do Prêmio e, particularmente, da categoria Prevenção e Combate à Fraude, “uma categoria fundamental, porque é justamente isso que fazemos no dia a dia em nossa diretoria, ajudando as seguradoras associadas na prevenção e no combate às fraudes”, esclareceu o diretor.
Conheça os vencedores:
Categoria Produtos e Serviços
1º LUGAR
Projeto: Serviço de Resiliência Climática
Autor: Tiago Santana
Coautora: Nathalia Abreu
Empresa: Zurich Seguros
2º LUGAR
Projeto: Seguros Conectados
Autor: Luis Felipe Cozac
Coautores: Luiz Durek e Paulo Cezar Russo
Empresa: Volvo Corretora de Seguros
3º LUGAR
Projeto: Assistente virtual do corretor
Autor: Ronaldo Miossi
Coautores: Elisa Gomes, Yasmin Chedid, Natasha Moura, Rodrigo Padova
Empresa: Icatu Seguros
Categoria Comunicação
1º LUGAR
Projeto: PRA 360º – Plataforma de Engajamento de Corretores
Autora: Daniela Spada
Coautores: Krisley Marques Camilo e Carolina Novackz
Empresa: SulAmérica Seguros
2º LUGAR
Projeto: (Re)ação – O Primeiro Jogo de Empresas do Mercado Brasileiro de Seguros e Resseguros
Autor: Daniel Castillo
Coautores: Daniel Volpe e Juliana Calzavara
Empresa: IRB(Re)
3º LUGAR
Projeto: Acelerando o Poder da Inovação com o Programa Ideias de Valor – Desafio de Inovação
Autor: Thiago Fontinhas
Coautores: Carlos Padalino, Roger Alves, Fabio Nogi, Erilayne Santolin
Empresa: Seguros Unimed
Categoria Sustentabilidade
1º LUGAR
Projeto: Seguradora Na Favela
Autor: Ivo Kanashiro
Coautores: Anderson Cassiano, Anderson Assis, Andrea Soares, Andre Teixeira, Cesar Goes, Danilo Brito, Eduardo Ramos, Fernanda Trombim, Henrique Donizete e Leonardo Mariano
Empresa: MAPFRE Seguros
2º LUGAR
Projeto: Seguro Floresta de Preservação: Programa de Sustentabilidade e Proteção de Florestas Nativas
Autora: Roberta Grunthal
Coautores: Jairo Paes Barreto e Bianca Rosa Ruffato
Empresa: BB Corretora de Seguros e Administradora de Bens
3º LUGAR
Projeto: Acessibilidade na Central de Atendimento a Surdos
Autor: Luciflávio Santana
Coautores: Guilherme Queiroz e Anna Paula dos Anjos
Empresa: Bradesco Seguros
Categoria Processos e Tecnologia
1º LUGAR
Projeto: Core – Superapp para Corretores
Autor: Ricardo Martins
Coautores: Aline Pappa, Camila Mubarak, Marceu Kim, Vitor Naranjo, Pascoal Carrazzone, Gustavo Zanon
Empresa: Seguralta
2º LUGAR – Processos e Tecnologia
Projeto: Painel de Eventos Climáticos
Autora: Carolina Cabo
Coautores: Reinaldo Marques, Carlos Teixeira, Roberto Westenberger, Lucas Ferreira, Paulo Cesar Menezes, Matheus Tavares, Beatriz Nora, Ana Victoria Vilela, Raul Figueiredo, Taylor Fidelis, Mateus Cruz e Danilo Couto
Empresa: IRB(Re)
3º LUGAR – Processos e Tecnologia
Projeto: Revolucionando o Atendimento ao Cliente com IA Generativa
Autora: Andrea Cugolo
Coautores: Andrea Celandroni, Grasielle Almeida, Kristine Santana, Luis Souza e Thiago Fontinhas
Empresa: Seguros Unimed
Destaques Capitalização
1º LUGAR
Projeto: Uso de IA Generativa para Formalização de Títulos de Capitalização
Autor: Fabiano Longaray
Coautores: Anna Jacobus e Gabriel Amaral
Empresa: Aplicap Capitalização
2º LUGAR
Projeto: Dupla Garantia Seu Aluguel Protegido e Você Mais Seguro
Autor: Natanael Aparecido de Castro
Coautores: Luciana Chaves, Beatriz Helena Santos, Priscilla Lins e Gabriela Rocha
Empresa: Icatu Capitalização
3º LUGAR
Projeto: Educap – Disciplina Financeira Gamificada
Autora: Sonia Dias
Coautora: Julia Vincent
Empresa: Brasilcap Capitalização
Destaques Prevenção e Combate à Fraude
1º LUGAR
Projeto: Educação para a Saúde no Combate à Fraude: da Comunicação à Ação
Autora: Adriana Derzie
Coautores: Júlia Nejaime, Tatiana Villar, Wander Raphael, Maria Elisa e Guilherme Pereira
Empresa: SulAmérica Seguros
2º LUGAR
Projeto: Escalando a Excelência: A Nova Era da Subscrição e Prevenção de Fraudes.
Autora: Soraia Souza
Coautores: Alex Rocha, Celio Eridson, Daiane Maciel, Ricardo Piza e Wilson Leal
Empresa: Seguros Unimed
3º LUGAR
Projeto: Modelos Preditivos de IA e Machine Learning na Detecção e Prevenção a Fraudes na Jornada de Sinistro
Autor: Andre Sestini
Coautores: João Machado, Helder Jesus, Tereza Lacerda, Luis Wruck, Janaina Barbero, Marcelo Mota, Camila Gouveia, Leonardo Cruz, Eduardo Maia
Empresa: Itaú Seguros Confira todos os detalhes dos prêm