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Inovação

Tecnologia veicular impacta no seguro auto

Inovações melhoram atendimento e favorecem o mercado de seguros

Seguro Auto
Tecnologia apoia qualidade do atendimento e da prestação de serviços

O Seguro Auto, mais popular do Brasil, também é alvo de mudanças constantes. Não apenas pela precificação, quando há mudanças na economia. Mas também pelas inovações. Definitivamente, a tecnologia é um meio de apoiar as pessoas a desenvolver positivamente seus negócios e o atendimento ao cliente.

Considerando que 30% da frota brasileira possui seguro e que o mercado, mesmo apresentando desafios econômicos, cresce 23% no acumulado de 2023, há muito a ser desenvolvido. Por outro lado, já estão na prateleira tecnologias que podem cooperar para ampliar não apenas a base de clientes atendidos, mas também a qualidade do atendimento e da prestação de serviços. Sob o mesmo ponto de vista, o seguro auto continua sendo popular porque, além do brasileiro gostar de carro, a frequência de sinistros e a insegurança pública motivam muitas contratações.

Seguro auto: pontos de destaque nas tecnologias 

De acordo com Mário Henrique Cavalcante, diretor adjunto de Auto e Residência na Liberty, há três fatores importantes quando tratamos de tecnologia versus seguro auto. O primeiro deles é as novas tecnologias embarcadas nos veículos. Carros elétricos, híbridos e conectados geram outros tipos de precificação e pós-vendas no mercado de seguros. Além disso, o tipo de seguro para esses veículos são diferentes dos veículos com menos tecnologia.

Tão importante quanto esta a quantidade de dados disponíveis que apoiam as companhias e os corretores de seguro em relação ao atendimento de sinistros. Um veículo conectado tem vários recursos que se diversificam em categorias como aparelhos para diagnósticos, informação, segurança e soluções de eficiência. “Em carros conectados, é possível rastrear o veículo, saber exatamente quando ocorreu o sinistro e se o motorista estava respeitando as leis de trânsito, principalmente de velocidade”, conta. 

A terceira questão a ser observada e aproveitada pelo corretor de seguros é a mudança da forma de se relacionar com o cliente. O atendimento digital agiliza bastante a troca de informações entre corretor e segurado. Um ponto a se destacar é que o cliente gosta de receber as informações no mesmo canal em que ele buscou as informações. “A multicanalidade é irreversível e as companhias precisam oferecer suporte nesses canais inclusive para que o corretor consiga desenvolver seu trabalho da melhor forma”, explica Cavalcante. 

Desafios e oportunidades da tecnologia no seguro auto

Mesmo com o atendimento digital, raras são as vezes que o cliente fecha um seguro sem conversar com uma pessoa. Desta forma, é importante o corretor para intermediar a operação.  

Pedro Farias, corretor de seguros da Cedro Corretora, diz que as tecnologias e as ferramentas digitais são importantes para escalar vendas. Entretanto, o corretor tem que usá-las para facilitar a sua vida. “O corretor deve usar as tecnologias para municiar sua equipe comercial de informações. Entretanto, o profissional que não sabe usar esses dados a seu favor perde oportunidades de fechar mais negócios e encaixar os produtos no perfil do cliente”, conta.

Antônio Carlos Fois, diretor regional Centro Sudeste da Lojacorr, diz que a transformação digital é imensa, mas com ela vem a transformação humana. “Devemos saber servir bem o nosso cliente, com a ajuda da tecnologia. Hoje com a telemática e a telemetria, que medem e analisam os dados dos veículos, há uma imensidão de informações que geram conhecimento ao corretor e às companhias de seguros. Estamos todos os dias nos capacitando para poder proteger mais e melhor os brasileiros, por meio de inovação”, acrescenta.

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