Facebook Pixel

Sustentabilidade

Mercado segurador busca cada vez mais a sustentabilidade organizacional

Zurich fará compensação da emissão de carbono para todos os produtos que integram a sua carteira de massificados

sustentabilidade
Imagem: Envato Elements

Entre os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, previstos pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030 está a sustentabilidade. Assim, o apelo global visa proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. 

O Observatório do Clima, a maior coalizão de ONGs do País ligadas à sustentabilidade, apresentou, no final do ano passado, dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Seeg). Nele consta que o Brasil emitiu 2,3 bilhões de toneladas brutas de gases de efeito estufa em 2022. O número representa uma queda de 8% em relação ao ano anterior. 

Como a redução de emissões de gases do efeito estufa é a principal medida para frear o aquecimento global, a Seguradora Zurich acaba de anunciar que fará a compensação da emissão de carbono. Em parceria com a Tempo, a companhia prevê a compensação para todos os produtos que integram a sua carteira de massificados, que inclui o seguro residencial, seguro para pequenos negócios (Zurich Empresa), seguro imobiliário e para condomínios.

A ação está de acordo com  os compromissos globais de sustentabilidade assumidos pela Zurich, assim como já acontece no seguro de auto. Com isso, serão compensadas as emissões decorrentes do deslocamento para realização de serviços emergenciais como encanador, eletricista, chaveiro e vidraceiro. A ação prevê também reparo nas linhas branca e marrom (conserto de eletrodoméstico, TV e aparelhos de som e audiovisual). E ainda serviços de inspeção domiciliar e manutenção geral; e serviços de conveniência como locação de eletrodomésticos, reparo ar-condicionado, assistência bike e resgate/apoio ao ciclista.

Sustentabilidade: Zurich faz a compra dos créditos da Tempo

A expectativa da Zurich é compensar de 90 a 120 toneladas de emissões de carbono por ano com a nova iniciativa. Patricia Xavier, superintendente de Desenvolvimento de Produtos de Personal Lines da seguradora, explica que milhares de clientes serão impactados com a ação.

“A ampliação dessa parceria com a Tempo faz parte da nossa jornada de crescimento focada na oferta de produtos e serviços com diferenciais sustentáveis, em linha com as necessidades dos consumidores e do planeta. Queremos que nossos parceiros e clientes se engajem conosco nesta caminhada, e esta é uma oportunidade de eles darem a sua contribuição direta com relação ao impacto das emissões de carbono em suas atividades diárias”, enfatiza a executiva.

A compensação de carbono acontece quando o segurado solicita um dos serviços previstos no seguro residencial. Para calcular as emissões de carbono geradas são considerados fatores como consumo de combustível, tipo de motor do veículo e quilometragem anual. Com base nesse resultado, a Zurich faz a compra dos créditos da Tempo de acordo com o serviço utilizado pelo segurado. O cliente recebe um SMS informando sobre a compensação ao final do atendimento.