Produtos modulares atendem classes C e D que antes eram pouco atingidas pelas companhias
Com a queda nas vendas e emplacamentos de veículos zero km, desafios na economia, poder de compra reduzido e uma frota circulante em crescimento de veículos entre 5 e 15 anos de vida, há uma necessidade de novas soluções para segurar automóveis e motocicletas. A população das classes C e D busca a proteção do bem, mas não estão preocupados com bônus e seguro total.
Esses são alguns indicadores pós-pandemia que estão no radar das companhias seguradoras e das corretoras de seguros no Brasil. Referências que mostram um aculturamento maior em relação à necessidade de proteção, mas que esbarram no que cabe no bolso. Dessa forma, muda um pouco o perfil do que o consumidor procura e como ele se comporta frente à sua fidelidade em relação a uma marca.
Sendo assim, a retenção de clientes tem sido alvo de especialistas em desenvolver produtos para essa parcela da população que move a economia do país: as classes média e média baixa, economicamente ativas e cada vez mais interessadas em conquistar seus sonhos, não fazer dívidas e possuir alternativas que sejam adequadas às suas realidades, além é claro de receber atendimento especializado e de qualidade.
Segundo o diretor Comercial da Ituran Seguros, Euclides Naliato, que possui mais de 40 anos de experiência no mercado segurador, a retenção é a nova conversão. “Esse é um grande desafio do corretor e da companhia seguradora ao longo dos anos frente às adversidades. Por isso, é importante observar os indicadores da sua empresa para buscar soluções, entre eles: índice de inadimplência, tempo de permanência, forma de cobrança e renovações. Todos esses indicadores mudam de perspectiva em relação ao tipo de público”, descreve.
A Ituran, especialista em monitoramento e recuperação veicular, sendo uma multinacional de origem israelense com operação em mais de 30 países, conseguiu números de renovação de mais de 75% com algumas ações baseadas nas necessidades do seu público: renovação automática como um produto por assinatura mensal, linha de operação onde o cliente inadimplente recebe alternativas de negociação sem ficar totalmente sem cobertura, modularidade que permite downgrade do plano de acordo com o bolso do cliente, coberturas alternativas, além de um atendimento personalizado e diferenciado. “Essas foram as soluções desenvolvidas pela empresa para atingir, atender e proteger a maior parte da população que busca conquistar o seu bem e protegê-lo. Grande parte das companhias ainda não possui produto para veículos com mais idade. Entretanto, é necessário olhar para essa direção, principalmente em tempos de crise”, explica o gestor.