De acordo com pesquisa recente realizada pela Michael Page, consultoria especializada em recrutamento de média e alta gerência, seis em cada dez cargos do setor de seguros apresentaram aumento acima da inflação.
O levantamento revela ganho real salarial em 68% dos cargos avaliados nesse setor, enquanto 32% dos cargos avaliados não apresentaram mudança de um ano para o outro. Dos 19 cargos analisados, os que se destacaram com os maiores aumentos foram os de diretor comercial e gerente de produtos (mais de 4%).
“O setor tem demandado cada vez mais perfis relacionados à análise de dados e desenvolvimento tecnológico. Mesmo sendo um mercado mais conservador em transformação digital, a área está se ajustando rapidamente diante de evoluções como o open insurance e a jornada digital do cliente, seguindo uma demanda maior pela simplificação dos processos”, explica Luciane Pires, gerente da Michael Page.
Construção do estudo
Para elaborar o estudo, a Michael Page consultou 10 mil profissionais e empresas de todo o Brasil para entender quais são suas reais impressões sobre o mercado atual. Os executivos consultados ocupam cargos que vão desde posições de suporte à gestão até diretoria. A empresa procurou entender como os profissionais enxergam sua carreira, a posição do empregador no seu desenvolvimento profissional e outros fatores que completam a remuneração.
A partir dessa consulta, a companhia conseguiu traçar a remuneração mensal de 1453 cargos em 15 setores (Engenharia e Manufatura, Logística, Varejo, Vendas, Marketing e Digital, Agro, Tecnologia da Informação, Jurídico, Saúde e Ciências, Finanças, Seguros, Bancos e Serviços Financeiros, Recursos Humanos, Propriedade e Construção e Secretarial & Business Support). Os cargos foram listados em faixas salariais mensais que variam de acordo com a experiência do profissional (júnior, pleno, sênior ou coordenador) e porte da empresa (pequeno, médio ou grande).
Quais são as perspectivas salariais para os profissionais brasileiros para 2024?
Confira o Estudo de Remuneração na íntegra e saiba mais sobre os desafios e tendências do mercado de trabalho em: https://www.michaelpage.com.br/estudos-e-tendencias/estudo-de-remuneracao-2024-1-MP-07
Cargos de seguros que estarão em alta em 2024
A consultoria traz a lista de cargos que estarão em alta no próximo ano, com destaque para posições gerenciais ligadas aos setores financeiro, marketing, tecnologia, bancário, agro e seguros. O material traz as profissões com maior possibilidade de demanda a partir de análises de mercado e tendências de contratações das empresas para o próximo ano. Os cargos considerados nessa lista contemplam o C-level, média e alta gerência, níveis técnico e de suporte à gestão, além de terceiros e temporários.
“Em 2024 a procura por profissionais de nível gerencial deve se intensificar em função dos desafios que as empresas terão de enfrentar em seus respectivos mercados de atuação. A busca por gerentes vai ajudá-las a contar com um profissional mais resiliente, com experiência e apto a lidar com temas complexos e dinâmicos. A disputa por esse tipo de profissional pode provocar uma intensa batalha por talentos e uma eventual inflação salarial”, analisa Lucas Oggiam, diretor executivo do PageGroup no Brasil.
Confira os destaques do setor de seguros
Cargo: Diretor Comercial
O que faz: Responsável por liderar a estratégia comercial da empresa no setor. Suas responsabilidades incluem o desenvolvimento e implementação de planos estratégicos de vendas, estabelecimento de metas de receita, gestão de equipes de vendas, negociação com parceiros do setor, análise de mercado e identificação de oportunidades de crescimento. Além disso, o diretor supervisiona a execução das estratégias de marketing para impulsionar a presença e competitividade da empresa no mercado de seguros.
Perfil da vaga: Ter experiência sólida e comprovada em liderança no setor de seguros, demonstrando profundo conhecimento do mercado, habilidades eficazes de liderança para motivar equipes, negociar estrategicamente com parceiros e estabelecer metas ambiciosas de receita e crescimento de market share. Além disso, são esperadas habilidades de comunicação excepcionais, visão estratégica na formulação e implementação de planos de vendas, e certificações relevantes no setor podem ser consideradas. Este profissional desempenhará um papel crucial no impulsionamento do crescimento e rentabilidade da empresa no competitivo mercado de seguros.
Salário: R$ 23 mil a R$ 47 mil
Motivo para alta em 2024: O mercado vem enfrentando uma necessidade agressiva em pensar em novos canais de vendas para seus produtos no âmbito digital, além do cenário forte de concorrência, principalmente por conta do open insurance e da economia mais desafiadora.
Cargo: Gerente de Produtos
O que faz: Responsável por liderar o desenvolvimento e a gestão de produtos no setor de seguros. Suas responsabilidades incluem a análise de mercado, identificação de oportunidades, definição de estratégias de produto, colaboração com equipes multidisciplinares, implementação de planos de lançamento, análise de desempenho e ajuste contínuo para atender às necessidades dos clientes e às metas da empresa.
Perfil da vaga: Possuir experiência sólida na gestão de produtos no setor de seguros, demonstrando compreensão profunda do mercado e habilidades analíticas para identificar oportunidades. Espera-se que tenham experiência em gerenciamento de projetos, colaboração eficaz com equipes multidisciplinares, capacidade de inovação para melhorar e desenvolver produtos, habilidades claras de comunicação e adaptabilidade a mudanças no mercado. O foco no alcance de metas de lançamento de produtos e contribuição para o crescimento da empresa no setor de seguros é essencial. Este profissional será fundamental para impulsionar a inovação e o sucesso dos produtos de seguros, garantindo competitividade e satisfação do cliente.
Salário: R$ 14 mil a R$ 24 mil
Motivo para alta em 2024: O mercado vem enfrentando uma forte necessidade de gerar mais qualidade no portfólio de seus produtos, gerada por um cenário de mercado altamente competitivo, e também pela necessidade de alavancar a experiência da jornada do cliente, por conta de fatores como concorrência mais acirrada e por um cenário de grandes diferenças geracionais que percebem a experiência da compra e do produto de forma diferenciada.