Facebook Pixel

Mentoria

Importância dos programas de mentoria para desenvolvimento profissional

Tendência em todos os setores está presente também em seguros

Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

Há até pouco tempo, muitos profissionais acreditavam que a chave do sucesso era estudar, se profissionalizar, aumentar a experiência em determinada função e se manter por ali o quanto fosse possível, pensando sempre em seu crescimento individual. Muitos se moldaram com esse pensamento.

Com a expansão tecnológica, o crescimento das redes sociais e a popularização da produção de conteúdo, esse panorama começou a mudar. Hoje, grandes empresas e profissionais procuram pessoas que aptas a atuar colaborativamente e o individualismo vai ficando para trás.

O ideal do colaborativismo é de ajuda mútua, de compartilhamento do conhecimento para o crescimento conjunto. Aliás, mutualismo é a base do nosso setor de seguros, em que todos se juntam para garantir uma pessoa quando precisar.

A mentoria é um processo de aprendizado no qual um empreendedor experiente compartilha seus conhecimentos e experiências com um iniciante. Em modelos de negócios compartilhados, como é o caso Lojacorr, pode vir da própria rede, que tem bastante experiência no negócio e, portanto, é uma grande mentora.

Mas pode vir de outros profissionais que tiveram sucesso operando esse negócio em outras praças e são bons mentores ou, ainda, vir de fora da rede, e até mesmo de outros setores.

“Um bom exemplo disso é a experiência que o jogador de futebol americano Drew Brees compartilhou em palestra que participei em Las Vegas (EUA) entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março deste ano”, conta Eduardo Santinoni, sócio fundador da Y Consultoria, especializada em crescimento de redes, formatação de franquias e implantação de OKR.

Eduardo Santinoni

“Jogador extraordinário, bem-sucedido e campeão do Super Bowl, Brees estava acostumado com o sucesso. Porém, quando decidiu empreender e se tornar um franqueado, seu primeiro pensamento foi ‘vou buscar um mentor’. Ele entendeu que o sucesso alcançado ao longo da carreira anterior como jogador não garantia nada na nova jornada. Teve a humildade de admitir que, para começar em uma nova área, seria preciso contar com ajuda externa”, explica.

Mentoria não é uma garantia de sucesso. É preciso trabalhar duro, seguir as orientações da franquia e se dedicar ao negócio. Mas com a ajuda de um mentor experiente, as chances de sucesso são muito maiores.

No entanto, se você é um empreendedor, considere buscar mentoria. “Procure por empreendedores experientes que já tenham sucesso no modelo e peça ajuda. Com o apoio de um mentor, você terá mais chances de sucesso em seu negócio. E se você já é parte da rede, avalie se tornar um mentor para outros empreendedores. Compartilhar seus conhecimentos e experiências pode ser uma forma muito gratificante de contribuir para o sucesso de outras pessoas”, orienta.

Liderança e equipe

Outro aspecto relevante das mentorias é a construção de relacionamentos sólidos entre os líderes e os colaboradores. “Uma liderança inspiradora, que seja capaz de motivar e engajar a equipe, é fundamental para a retenção de talentos”, comenta o mentor de empresários André Minucci.

André Minucci

O especialista ressalta que os líderes devem agir como mentores, proporcionando orientação e apoio aos seus colaboradores. Segundo uma pesquisa da Catho, 63% dos profissionais brasileiros consideram o ambiente de trabalho como o fator mais importante para a permanência na empresa. 

“Ao reconhecer a importância e implementar as orientações de mentoria empresarial, as empresas estarão preparadas para enfrentar os desafios do mercado atual e construir um futuro próspero”.

“A retenção de talentos é um investimento estratégico que traz retornos significativos, tanto para os colaboradores quanto para a organização como um todo”, aponta André Minucci.

A mentoria também é importante para promover a integração das diferentes gerações no ambiente de trabalho. “Quando você mistura as novas gerações com a mais sênior num ambiente de troca, de compartilhamento de informação, de conhecimento, todo mundo sai ganhando”, diz Minucci. A diversidade de experiências e perspectivas enriquece as equipes e pode impulsionar a inovação e o crescimento das organizações.

Foco em corretores de seguros

Quem participa do PACS – Programa de Alta Perfomance para Corretores de Seguros, metodologia da Megaluzz Desenvolvimento de Negócios – tem direito a um mês de mentoria para implantar o treinamento no dia a dia da empresa.

O PACS foi adaptado para o ambiente online em virtude da pandemia, e com isso tem sido acessado por profissionais de todo o país que desejam aprimorar sua gestão e liderança.

“Para dar continuidade e fixar os aprendizados do PACS, os participantes de todo o Brasil têm acesso a grupos de mentoria com conteúdos exclusivos pelo período de um mês”, afirma Bruna Garcia, diretora da Megaluzz.

“Este programa de acompanhamento possibilita que o aluno ganhe musculatura e desenvolva novas habilidades, e a mentoria ajuda a exercitar o conhecimento adquirido e na aplicação no dia a dia”, afirma.

Bruna Garcia

O PACS possui 9 módulos de conteúdo de alto nível, material nunca antes direcionado a corretores de seguros, similar a um curso de pós-graduação, que teria custo muito superior. O valor do investimento pode ser parcelado em até 12 vezes e está com desconto de 20%.

Segundo Bruna Garcia, a jornada do corretor de seguros empreendedor, aquele que inicia do zero (como é a grande maioria dos casos), possui quatro fases até alcançar excelência:

1) Corretor Sobrevivente – focado em vendas e geração de caixa;

2) Corretor Iniciante – momento de contratar e construir um time de alta performance ;

3) Corretor em Crescimento –foco nos processos, gestão de tarefas, gerenciamento de rotinas e indicadores; e

4) Corretor Empreendedor – gestão e liderança de um negócio de alta performance.

Para cada fase, o corretor de seguros precisa focar em diferentes ações para avançar. “Uma empresa tem fases de desenvolvimento, e deve investir de forma contínua em sua evolução para que não retorne a estágios anteriores”, afirma Bruna Garcia. “Apliquei minha experiência de mais de 20 anos de atuação com corretoras de seguros e muito investimento em conhecimento especializado em gestão para auxiliar os corretores a identificar a fase em que se encontram e alcançar crescimento sustentável”.

A especialista comenta um pouco sobre cada uma das fases na masterclass Jornada do Corretor Empreendedor, que está disponível no canal da Megaluzz no YouTube pelo link https://youtu.be/KgHD7ZcU3KY

De mulher para mulher

A Sou Segura, associação das mulheres do mercado de seguros, criou seu Programa de Mentoria, tendo como principal objetivo potencializar o protagonismo da mulher do mercado de seguros.

O programa é composto por grandes executivas e profissionais do mercado, que vão compartilhar de forma voluntária suas experiências e insights para ajudar você a desenvolver a sua carreira, melhorar a sua performance e identificar oportunidades que podem te levar a melhores resultados.

Para participar da Mentoria Sou Segura a candidata deverá atender aos requisitos: 1) Ser Associada Sou Segura; 2) Estar adimplente com sua anuidade na data da inscrição na Mentoria Sou Segura; 3) Possuir ensino superior completo; 4) Trabalhar no mercado de seguros e resseguros ou em área de seguros; 5) Assinar e enviar o Termo de Adesão à Mentoria Sou Segura, devidamente assinado, dentro do prazo estipulado.

Para mais informações, acesse: https://sousegura.org.br/Mentoria/programa-de-mentoria-sou-segura

Stephanie Zalcman

A executiva Stephanie Zalcman é uma das mentoras do programa da Sou Segura. “Vemos cada vez mais empresas de hierarquia horizontalizada, pautadas na igualdade e na ajuda mútua para o desenvolvimento do coletivo. A Sou Segura, que tem como grande premissa a equidade de gêneros, a união e colaboração para dar às mulheres o espaço justo que merecem, sabe melhor do que ninguém a importância disso tudo”, defende.

Para ela ser mentora no Programa de Mentoria da Sou Segura, associação que reúne grandes mulheres do mercado de seguros é uma responsabilidade sem tamanho, mas ao mesmo tempo, uma honra e um aprendizado ainda maior. “Mentor é uma pessoa que busca ensinar um pouco do que acumulou em sua bagagem profissional da melhor maneira, contribuindo com o sucesso de outra, e me sinto lisonjeada em poder ter esse papel”.

Executivos e profissionais de renome fazem parte deste programa e compartilham de forma voluntária suas experiências e aconselhamentos com foco em desenvolver mulheres do mercado de seguros, que buscam suporte na construção de suas carreiras e apoio para aumentar sua performance e identificar caminhos para alcançar melhores resultados. 

“Minha mentorada foi a Juliana Andrade, brilhante advogada do escritório Bevilaqua Advogados, coordenadora de uma equipe que cuida de ações judicias e regulação de sinistro em seguros rurais. Realmente, muita responsabilidade! Mas foi muito gratificante!”.