No Brasil e no mundo, as mulheres têm o seu espaço no âmbito profissional, tanto que neste dia 19 de novembro comemora-se o Dia do Empreendedorismo Feminino. A data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014. Juntamente, hoje mais de 150 países aderiram ao calendário, que vem ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nele, está a busca por alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas no mundo.
Da mesma forma, no Brasil, a data promove ainda a conscientização da população sobre o papel de mulheres empreendedoras, que movem a economia do país, geram empregos e transformam suas realidades. Segundo o boletim ‘Empreendedorismo Feminino 2023 do SEBRAE’, o Brasil foi classificado como o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).
Por outro lado, o desafio dessas empreendedoras é grande, posto que grande parte são mães (53%), donas de casa, filhas e esposas. Além disso, há também uma boa parcela delas que enfrentam desafios sociais, raciais, de equidade de gênero e seus próprios medos e anseios. Mesmo assim, elas já somam mais de 1,3 milhão de mulheres donas de negócios (dados de 2022).
Ainda de acordo com o SEBRAE, até fevereiro de 2023 eram mais de 21 milhões de mulheres donas de pequenos negócios. Desses, quase 15 milhões são MEI (Micro empreendedoras Individuais). Assim, os 6,3 milhões restantes são ME + EPP (Micro Empresárias e Empresas de Pequeno Porte).
Neste conteúdo do Portal de Notícias Corretora do Futuro, você vai conhecer a realidade de algumas dessas empreendedoras. Elas são gestoras de Unidades que conectam corretoras de seguros à Lojacorr, que possui um ecossistema de soluções para o mercado. Numa parceria com o time de Marketing da Lojacorr, rede de corretoras de seguros independentes do Brasil, foi possível captar algumas das histórias dessas mulheres que fazem a empresa expandir em todo o país, democratizando não apenas o acesso ao seguro, mas também democratizando a presença feminina no universo da indústria seguradora brasileira.
Empreendedorismo Feminino: Rio de Janeiro
Primeiramente, Uriah Carolina Bataglia Ferreira, gestora da Unidade Rio de Janeiro da Lojacorr, entrou no ramo de seguros há sete anos. Segundo ela, buscou aprender a dinâmica da operação, e como seria a sua gestão particular, já que o modelo Lojacorr é diferente de tudo que há no mercado. Nesse meio tempo, foi se adaptando e se reinventando a cada desafio.
“Sou Psicóloga de formação, mas acredito que ela me ajuda muito na percepção de negociação e atendimento individual com cada corretor. Meu papel como empreendedora é de responsabilidade, envolve a criação e gestão de um negócio a fim de gerar valor tanto para o mercado, quanto para a sociedade. Tenho a minha liberdade de empreender”.
Em resumo, ela conta que não se encaixa em caixas rígidas de bater ponto e ter horário para tudo. “Nunca me vi nesse perfil. Ao empreender conquistei essa liberdade de espaço. Como empreendedora, temos que ter uma meta de salário, o ponto de equilíbrio e qual o objetivo. Percorrer até atingir requer muita disciplina, resiliência e persistência. Com isso temos que lidar com um planejamento, organização e gestão, e virar rapidamente a chave quando detectado erro, ou algo que não teve funcionalidade. Os empreendedores buscam constantemente ideias, abordagens e soluções para problemas existentes”, diz.
Em suma, a dica que a gestora dá para uma empreendedora que está começando o seu negócio hoje é de não desistir. “Escute quem já chegou no lugar que você almeja. Tenha network com pessoas acima de você. Não fique paralisada no problema, se a solução não depender de você. Seja especialista em resolução. Vai pensar em desistir muitas vezes, mas siga!”, fala.
Empreendedorismo Feminino: Grande São Paulo
Sueleni Dos Santos Rezende, gestora da Unidade Guarulhos | Mogi da Lojacorr, 40 anos, casada, é mãe de um filho de barriga e dois de coração, e amante dos pets. Da mesma maneira, para ela, empreender abriu novas formas de pensar e ver o negócio. “Hoje, a Unidade dá a oportunidade de mostrar aos corretores como identificar novos negócios, sugerir ideias de vendas, conhecer novos ramos de produtos e seguradoras. Ser empreendedora me dá a liberdade de andar por todas as áreas do seguro”, descreve.
De acordo com Sueleni, ser empreendedora é acreditar no negócio, na sua capacidade e não desistir. “Hoje, para quem deseja começar o seu negócio, tenha coragem, não desista, estude, se aperfeiçoe, o resultado pode demorar, mas chega e é muito gratificante”, conta.
Empreendedorismo Feminino: São Paulo (capital – Zona Oeste)
Assim também é Danielle Rodrigues, 38 anos, casada, mãe de uma adolescente de 16 anos, jovem empreendedora, “crossfiteira” e gestora da Unidade Zona Oeste | SP da Lojacorr. Para ela, como empreendedora a rotina é, ao mesmo tempo, um aliado e um desafio. “Aprecio a modernidade e a diversidade, mas sei da importância de uma rotina bem estabelecida para manter os negócios funcionando”, fala.
Antes de tudo, a disciplina e a constância se tornaram suas melhores amigas, permitindo equilibrar a gestão da empresa, a atenção à minha família e os próprios objetivos pessoais. “Na área de seguros, o meu papel é muito mais do que apenas intermediar contratos e apólices. Sou uma pessoa que acredita profundamente no valor das relações pessoais e na importância de estabelecer parcerias sólidas. Minha abordagem é direta e transparente, e minha missão é atender os corretores de seguros com paixão, atenção e um desejo genuíno de ver o crescimento deles”.
Da mesma forma, sua dedicação e conhecimento merecem reconhecimento e suporte contínuo. “Estou sempre pronta para ajudar, esclarecer dúvidas e fornecer orientação, porque entendo que os corretores desempenham um papel vital na proteção financeira das pessoas e empresas. Mas a relação de parceria não se limita apenas aos corretores que atendo, também é crucial estabelecer uma conexão sólida com as seguradoras do mercado. Isso envolve uma comunicação clara, honesta e eficiente, para garantir que todos os envolvidos entendam as expectativas e objetivos. No final, a minha visão é criar uma sinergia positiva entre corretores e seguradoras. Esta relação de confiança mútua beneficia não apenas as partes envolvidas, mas também, e mais importante, os segurados. E eu estou aqui para garantir que essa ligação seja sempre da melhor forma possível, promovendo o crescimento, a confiança e a satisfação de todos os envolvidos neste ecossistema essencial de proteção financeira”, diz.
As dicas de Danielle são:
Persistência e Paciência
Antes de tudo, entenda que o sucesso no empreendedorismo leva tempo. A consolidação na área desejada não acontece da noite para o dia. Seja paciente e continue trabalhando com dedicação.
Investimento de Tempo e Dedicação
Assim como o investimento financeiro é importante, o tempo e a dedicação são cruciais. Esteja disposta a comprometer seu tempo e esforço na construção de seu negócio.
Gerenciamento de Altos e Baixos
O empreendedorismo é uma montanha-russa. Sendo assim, esteja preparada para altos e baixos, e aprimore habilidades para lidar com o estresse. Cuide da sua saúde mental e emocional.
Foco e Disciplina
Mantenha o foco no seu objetivo. Por isso, estabeleça metas claras e siga um plano de ação. A disciplina e a constância são fundamentais para alcançar o sucesso.
Aprenda com Cases de Sucesso
Estude cases de sucesso em sua área de atuação, fale com pessoas que já estão há mais tempo, que já se consolidaram. Identifique o que funcionou para eles e adapte essas lições conforme a sua visão ao seu negócio.
Ignorar Críticas Negativas
Evite ouvir pessoas que não tenham visão de empreendedor. Eles não te entenderão. Concentre-se nas opiniões daqueles que trilham o seu caminho e podem oferecer orientação construtiva.
Aproveitar a Jornada
Saiba que cada etapa da sua jornada de empreendedorismo é valiosa. Aproveite as experiências, aprenda com os desafios e celebre muito suas conquistas.
Comparação Saudável
Não se compare constantemente com outros. Seu progresso é único e pessoal. Foque em superar a si mesma a cada dia, fazendo um pequeno progresso contínuo (1% a mais todos os dias).
“Lembre-se de que o empreendedorismo é uma jornada desafiadora, mas com determinação, persistência e aprendizado contínuo, você pode alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos. Acredite em si mesma e sempre siga em frente, mesmo quando as coisas parecerem difíceis. Eu uso sempre a expressão ‘continue a nadar’ (da Dori no filme Procurando Nemo)”, ressalta de forma divertida.
Empreendedorismo Feminino: São Paulo (capital – Zona Norte)
Valéria Graciano, pedagoga de formação, apaixonada por seguros e gestora da Unidade Zona Norte SP da Lojacorr. Tem 18 anos de experiência na área e resolveu empreender para associar duas coisas muito importantes: o trabalho com seguros e maior qualidade de vida. De acordo com ela, “para empreender é importante ter muita disciplina e foco. Esses são os dois pilares de sustentação de um negócio de sucesso”, expõe.
Empreendedorismo Feminino: Minas Gerais
Marcia Pedrosa, gestora da Unidade Vale do Aço | MG, está no mercado segurador há 32 anos e há sete tem parceria com a Lojacorr. Segundo ela, o empreendedorismo, independentemente do gênero, nunca será uma jornada isenta de dificuldades. “Os desafios que enfrentamos no mundo empreendedor são muitos. Entretanto, junto com eles, surgem as oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Quando optei por dar esse passo em 2015, esperava enfrentar uma série de obstáculos ao longo da trajetória. No entanto, com os meus valores e objetivos alinhados à Lojacorr, experiências, determinação e o amor pelo que faço, tenho conseguido superá-los diariamente de forma gratificante”, conta.
Sobretudo, para ela, o primeiro passo para empreender com sucesso é alinhar as suas expectativas e seus valores com o negócio que pretende seguir. Ainda assim, diante das dificuldades e desafios desta jornada há mais clareza para seguir em frente, sem perder o foco e melhorando a cada dia a capacidade de adaptação.
Empreendedorismo Feminino: Tocantins
Flavia Cristina, gestora da Unidade Tocantins da Lojacorr, possui 22 anos de experiência no mercado de seguros. Graduada em Administração e Direito, e pós graduada em Finanças. No ramo de seguros sempre atuou como facilitadora no dia a dia dos corretores de seguros, levando soluções e apontando ramos e produtos que possam equalizar e rentabilizar seus negócios.
Nesse sentido, para quem está começando o negócio, Flávia diz que o passo mais difícil já foi dado: a decisão de empreender. E para essa decisão continuar sendo assertiva, ela sugere que a pessoa observe o cenário do mercado que deseja atuar, veja se não tem parceiros sólidos que possam complementar suas habilidades, lhe proporcionando facilitação na execução de suas atividades e ampliando conhecimentos. “Ter parceiro de confiança reduz riscos e oferece uma rede de apoio que pode ajudar a superar desafios”, menciona.
Empreendedorismo Feminino: Norte e Nordeste
Rosangela Duarte, gestora das Unidades Pará, Amapá e Amazonas da Lojacorr desde 2016, expõe que iniciou no mercado de seguros aos 18 anos. Até 2015, trabalhou em duas grandes companhias: Allianz e Tokio Marine, nas quais adquiriu conhecimentos que a ajudaram bastante nessa jornada à frente da Unidade, podendo dar o suporte e apoio que os corretores precisam.
“Em meados de 2015, quando saí da Tokio Marine, ‘virei a chave’ para empreender e não me arrependo de absolutamente de nada. Me desafiei e fui. Foi bem difícil nos primeiros anos. A Unidade Pará foi a 1ª na expansão da Lojacorr fora do eixo Sul/Sudeste. Tiveram dias bem complicados. Chorei, pensei em desistir diversas vezes, mas graças à Deus, ao meu marido, filho, minha mãe, os corretores que foram aderindo à rede e que se tornaram amigos, a Lojacorr que também foi junto comigo sempre, me mantive na jornada e digo que se eu tivesse desistido, teria perdido a melhor parte do negócio. Empreender é suor, é lágrima, esforço, dedicação, estudo, foco e vitória”, confessa.
Finalmente, para quem deseja empreender, a dica de Rosangela é não seguir na empolgação. Em resumo, ela sugere que a pessoa primeiro estude o seu mercado, veja quais são os ônus e os bônus desta atividade, se possui as habilidades que este empreendimento exige. “Esteja certo que no 1º ano você praticamente não fará nenhuma retirada de dinheiro e como você lidará com isso. Se tem essa capacidade financeira de aguardar o negócio ‘criar corpo’ e só então tome a decisão”, aconselha.