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Desenvolvimento do mercado

O que é o PDMS?

O que é o PDMS?

Diogo Arndt Silva

Co-founder & Presidente do Conselho de Administração da Lojacorr

No dia 16 de março de 2023 a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) apresentou para o mercado o Plano de Desenvolvimento para o Mercado de Seguros (PDMS). O documento é uma referência que ajuda a balizar a atuação das empresas do setor nos próximos anos.  

Foram definidos dois grandes objetivos a serem alcançados até 2030:  

1 – Aumentar a parcela da população atendida em 20% pelos diversos produtos do mercado de seguros, previdência aberta, saúde suplementar e capitalização. 

2 – Elevar o pagamento de indenizações, benefícios, sorteios, resgates e despesas médicas e odontológicas dos atuais 4,6% do PIB para 6,5% do PIB. 

A expectativa é que com o atingimento desses objetivos a participação do mercado de seguros no PIB salte dos atuais 6,5% do PIB para mais de 10% do PIB. Isso é, existe potencial para o mercado de seguros praticamente dobrar de tamanho, mais uma vez, nos próximos oito anos. 

Na construção do plano foram definidos quatro eixos de trabalho: 1) Imagem do Seguro, 2) Canais de Distribuição, 3) Produtos e 4) Eficiência Regulatória, que foram divididos em 65 iniciativas que irão guiar as ações da CNseg até 2030. Como ponto de partida foram criadas premissas que consideram que, pela ótica do consumidor, existe um desconhecimento sobre a importância do seguro, existe desconfiança e desinformação sobre os serviços e produtos oferecidos pelo mercado e por isso a adesão é baixa. Pela ótica do setor se entende que existe um grande potencial de crescimento e uma grande disposição para a mudança, absorvendo novos meios e tecnologias para melhorar a experiência do consumidor e, com isso, aumentar a adesão dos consumidores. 

As principais iniciativas endereçadas para concretização dos objetivos propostos muito estão relacionadas ao desafio de ampliar o conhecimento da sociedade a respeito do funcionamento dos produtos, simplificar e ampliar as formas de contratação e tornar a linguagem mais simples para que alcance um número maior de consumidores. 

Existe no mercado de seguros um grande espaço para cocriação, colaboração e compartilhamento de recursos entre os membros do ecossistema. O objetivo do mercado de seguros é comum, nobre e tem um papel importantíssimo para sociedade e para as economias. Certamente, ampliar a colaboração entre as seguradoras, insurtechs, corretoras e canais de distribuição irá viabilizar a criação de novos produtos, a otimização de canais de distribuição, capacitação de profissionais contribuindo de forma eficiente com a ampliação do alcance do mercado em mais camadas da sociedade.  

Na Lojacorr, através do compartilhamento – de tecnologia, acesso ao mercado e ao conhecimento da nossa comunidade de profissionais – as corretoras da Rede se tornam mais competitivas, eficientes e capacitadas para ampliar e diversificar cada vez mais sua base de clientes. Já as seguradoras que operam na Rede têm condições de aumentar sua capilaridade através da nossa presença nacional que conta com os qualificados profissionais em Unidades de Negócios que cobrem todo território nacional. 

Nós, na Lojacorr, somos muito otimistas com o futuro do mercado de seguros no Brasil e estamos confiantes que o modelo de negócios da Rede, que empodera corretoras de seguros pelo Brasil, vai continuar à disposição para colaborar de forma efetiva com os objetivos estabelecidos pela CNseg em seu planejamento.