*Texto de Patrícia de Oliveira Gomes, proprietária da Projeta Consultoria e Corretora de Seguros
A busca por expansão é uma realidade para qualquer negócio. Para mim, sócia-proprietária da Projeta Consultoria e Corretora de Seguros, o objetivo era claro: aumentar minha carteira de clientes e expandir minha corretagem. Foi essa visão que me levou ao modelo de Negócios Compartilhados da Lojacorr.
Eu realmente acredito neste formato. Ele traz segurança para os negócios compartilhados, e era a resposta que eu procurava. Ofereço minha experiência e meu conhecimento em seguros de Responsabilidade Civil e seguros para condomínios, e isso fomenta novos negócios e ajuda a reter clientes nas carteiras.
O acordo e o dia a dia
O processo de adesão, no meu caso, não teve surpresas. Simplesmente não há surpresas quando o combinado está escrito em contrato. A clareza documental é um ponto de partida para qualquer parceria.
No uso diário dos Negócios Compartilhados, minha atuação é como especialista no ramo. Com isso, a maior parte das responsabilidades fica comigo. O colega corretor parceiro deve apenas trazer o cliente e endossar a venda. Eu sou quem oferece os negócios compartilhados como especialista, e a interação é intensa com quem busca essa parceria.
Em termos de ganho financeiro, este modelo da Lojacorr é uma excelente opção para aumentar o faturamento da corretora e alcançar os objetivos. É muito atraente para as partes, e um ponto muito importante: o segurado se mantém na carteira.
Reputação, autonomia e confiança
O benefício é evidente. O modelo possibilita a oferta de soluções mais completas e personalizadas para os clientes. Para a minha marca pessoal como corretora, isso reflete positivamente, melhorando minha reputação, minha autoconfiança e fidelização. Nessa dinâmica, meu cliente principal é o corretor que quer fazer negócios compartilhados comigo. Ganhamos juntos.
O modelo é “compartilhado”, mas sinto que ele me oferece a liberdade e a flexibilidade que preciso para gerenciar meu negócio de forma eficaz. Além disso, tenho acesso a recursos e suporte das ferramentas Broker e CRM, além de acesso a seguradoras. A autonomia sobre a minha carteira de clientes e minhas estratégias se mantém segura.
Claro que existem desafios na implementação e na adaptação à cultura de colaboração e compartilhamento de negócios. Envolve a mentalidade, a confiança, a comunicação e a divulgação.
Para superar isso, priorizo a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos e recursos, sempre com corretores que têm abertura para construir confiança e credibilidade.
Lembro de um colega de Castro, no Paraná, que, depois de eu agradecer a parceria que temos desde 2021, me disse: “Patrícia, não é só confiança, é acreditar no seu profissionalismo. Melhor 50% de alguma coisa do que 100% de nada.”
Essa frase resume o espírito da coisa.
Conselho e o futuro
A um corretor que tem receio de entrar no programa, digo: não tenha medo. Analise o colega que propõe a parceria, conversem, tirem dúvidas. O acordo estará escrito num contrato. Esteja aberto ao novo, pois o modelo é baseado na colaboração e no compartilhamento de conhecimentos e recursos.
Seja aberto a novas ideias e perspectivas, e esteja disposto a aprender e crescer. O sucesso está logo ali, mas depende do comprometimento das partes. Se você estiver disposto a trabalhar e aproveitar as oportunidades, você pode alcançar grandes coisas!
Em uma frase: oportunidades contínuas de crescimento, inovação e geração de receita. Eu vejo um futuro brilhante ali na frente. Junte-se a mim nos Negócios Compartilhados da Lojacorr e descubra como podemos crescer juntos!