Facebook Pixel

Artigo

Conexão de Gerações: duas visões sobre a evolução do mercado de seguros

Valter Santini com Raquel por volta de 1998.
Valter Santini com Raquel por volta de 1998.

Existe um clichê no universo da proteção que diz: “Uma vez que você é mordido pelo bichinho do seguro, você nunca mais sai da área”. No meu caso, essa regra foi até mesmo hereditária, ultrapassando gerações. Meu pai, Valter Santini, trabalha com Seguro a 35 anos, passando por grandes seguradoras e atuando hoje como corretor de seguros Lojacorr. Esse é um dos pontos que conectam a nossa história. Eu, psicóloga por formação, entrei para a área de Gente e Gestão na Lojacorr em 2019 e sigo apaixonada por esse mundo. 

Desde a comercialização de camelos, navegação pelo Egeu e Mediterrâneo, até a atual Era da Internet, o seguro se mantém relevante e atual em seu propósito de proteção. Porém, ao longo dos séculos muitas coisas mudaram. Os motivos para isso são muitos: fusões de empresas, novas tecnologias, perfil de consumidor mudando conforme novas gerações chegam ao mercado e a mudança do mundo em um panorama geral.

Meu pai, Valter, já experienciou algumas dessas mudanças na prática: De Vera Cruz para Mapfre, de máquina de escrever para computador, de visitas presenciais para telefonema, de treinamento na matriz para treinamento online. Segundo ele, a impressão é de que novas soluções foram surgindo para se adequar a tamanha demanda. Hoje, parece que fazemos mais em menos tempo. 

A inovação tem um impacto micro, mudando a forma com que fazemos as nossas atividades no dia a dia, e também macro, trazendo grandes impactos para o mercado. A inteligência artificial e de dados nos permite ter informações em tempo real, sendo possível precificar os seguros de forma mais precisa e prever tendências futuras. Com os robôs, conseguimos automatizar processos de sinistro e até mesmo de atendimento. O avanço em práticas de Governança também nos permite ter todas essas informações seguras e garantindo transparência.

Consigo projetar um mercado muito tecnológico, motivado principalmente por desafios complexos da humanidade. Mudanças climáticas e desigualdade social marcam esse século de uma maneira muito substancial e a sociedade precisará unir-se contra estes desafios, repensando o próprio comportamento. Meu pai enxerga essa mudança de consciência da população como algo promissor, considerando que em consequência a cultura do seguro se tornará ainda mais popular entre todos. 

A Lojacorr, empresa marcada pela inovação e responsabilidade, sem dúvidas acompanhará o cenário do mundo encarando desafios como oportunidades. Considerando que o futuro é construído pelas ações do presente, continuaremos trabalhando, como classe securitária, em prol da universalização do acesso à proteção social do seguro à toda população.

Sabemos muito bem que certas coisas não mudam: o contato com o cliente ainda é um diferencial importante. Essa proximidade certamente promove uma confiança e segurança, e pode refletir em uma renovação lá na frente. Avançamos muito na criação de métodos eficientes, mas o princípio de proteger a população por meio de uma gestão e transferência de riscos adequada se mantém. O nosso mercado se fundamenta na integridade e na nobre missão de proteger pessoas e seus bens especiais. 

Voltando às memórias pessoais, relembro com carinho de 2007, 2010, quando meu pai me levava para trabalhar com ele como dinâmica da empresa para o dia das crianças. Lembro dos presentes corporativos, das cestas de natal e dos eventos de fim de ano. Eu confesso que não sabia direito o que eram essas subscrições e sinistros de que os adultos falavam, mas me parecia algo importante e inteligente. Criança gosta de brincar, de imaginar, sonhar. E aqui estou eu, minhas brincadeiras se tornaram realidade. 

O contato humano realmente faz a diferença.

Acredito piamente que o caminho é esse: sempre honrar o passado, e olhar com entusiasmo para o futuro. E isso não é privilégio de uma só geração. Nessa história, eu não represento o futuro e meu pai o passado.

Todas as pessoas, independente de idade e vivência, têm uma história e carregam em si a capacidade de mudar o mundo.

Raquel é graduada em Psicologia pela Universidade Positivo, tem pós-graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho e vivência internacional pela Mentora Language Academy Toronto, somando experiência de mais de 4 anos na área de Gente e Gestão da Lojacorr. Atualmente atua como Business Partner, trabalhando com desenvolvimento Humano Organizacional, Diversidade e Inclusão, e estratégias de clima e cultura na Lojacorr.

Valter Santini é graduado em Estudos Sociais pela Universidade Espírita do Paraná, tem pós graduação com MBA Em Gestão Empresarial pela Faculdade OPET-PR. Iniciou atividade securitária em 1985 na área técnica em diversas Seguradoras, em seguida na área comercial, nos últimos três anos atua como Corretor de Seguros de todos os ramos cadastrado pela Lojacorr.