A pandemia transformou as pessoas em seres, assim como esse animal exótico, capazes de se adaptarem a qualquer ambiente e com uma visão de 360 graus, atentas sempre a tudo ao seu redor
Paolo Andrea Bonazzi é gerente de Distribuição da Rede Lojacorr.
Graduado em Publicidade e Propaganda e graduando em Marketing Digital & Data Science, possui uma carreira com mais de 23 anos sendo sua maior parte voltada à área Comercial, onde atua no papel de Gestor (gerente e diretor Comercial) desde 2009.
Não vamos falar que a pandemia mudou o modo como o setor comercial precisa se relacionar com seus clientes, afinal, isso já sabemos! Mas sabe o que realmente precisamos entender? É como isso, de fato, tem nos tornado profissionais ‘camaleões’. Pessoas que, assim como esse animal exótico, são capazes de se adaptarem a qualquer ambiente e com uma visão de 360 graus, atentas sempre a tudo ao seu redor. Praticamente um perfil de adaptabilidade e sobrevivência.
Enquanto tudo foi acelerando, o mundo exigiu dos profissionais 5.0 cada vez mais imediatismo, agilidade e retorno. E não dá para não acompanhar esse processo. É preciso se transformar e transformar o nosso ambiente de trabalho.
Costumo dizer que o profissional no modelo híbrido, que vem dominando os escritórios por todo o mundo, vem sendo uma grande sacada das empresas. O que parecia temporário, veio para ficar. E, honestamente, vem funcionando para a área comercial. O virtual é sinônimo de facilidade, de grande fluxo de interação, informação e de modernidade, mas não de substituição. O presencial consegue fazer a mágica da ‘detecção’. Constatamos nos clientes aquele olhar de dúvida, de receio, de empolgação ou um gesto, o ambiente, os mínimos detalhes e, até, os tímidos sinais para a gente pensar: Opa! É por aqui que vamos começar o gol.
No presencial, conseguimos montar um cenário melhor para o cliente, ouvir mais do que falar. Enquanto o online revolucionou nossas tratativas e nos deu ferramentas fundamentais, o contato físico é um modelo que conseguimos estender mais a conversa. Aquela famosa oferta: ‘aceita um cafézinho?’ vira mais uma reunião, mais uma oportunidade de negócio.
Mas o presencial por si só não faz milagres. De praxe sabemos: o relacionamento é fundamental para manter o cliente. Então, vamos de multicanalidade? Trazer a flexibilidade quanto aos meios de comunicação com o cliente, oferecendo uma diversidade de opções para atender a preferência daquele consumidor e permitir que ele escolha por qual plataforma quer tratar com a gente. Mas jamais deixar de lado as diferentes estratégias de abordagens, entendendo a regionalização, a cultura, os costumes, a realidade socioeconômica e, claro, saber inteiramente sobre o seu próprio produto e serviço.
Então, estamos sendo profissionais camaleões? Se não estamos, precisamos ser. Adaptar-nos à nova realidade é requisito básico. Mude de cor, olhe tudo ao seu redor, ouça mais do que fale, e entenda certeiramente o famoso clichê: o custo operacional de manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo.
Seja camaleão e boas vendas!
Destaque: “O profissional no modelo híbrido, que vem dominando os escritórios por todo o mundo, vem sendo uma grande sacada das empresas. O que parecia temporário, veio para ficar.”