Facebook Pixel

Coluna do Influenciador

Tecnologia que transforma e conecta o mercado de seguros

Minha jornada e a visão que me move para inovar e simplificar o setor de seguros para torná-lo mais humano e eficiente

A tecnologia em corretoras de seguros transformando as rotinas

Por Sandro Ribeiro, sócio-fundador e diretor de Tecnologia e Operações da Lojacorr

Minha jornada no mercado de seguros começou de uma forma que talvez muitos não esperassem. Não foi um chamado repentino, mas, sim um convite do André Duarte, um colega do Exército que conhecia bem minha experiência em desenvolvimento de projetos tecnológicos. 

A Lojacorr estava em um momento de transição para um novo modelo de negócio e a proposta de mergulhar em um setor novo, complexo, mas cheio de oportunidades, me fisgou. Desde então, minha paixão pela tecnologia no mercado de seguros só cresceu e tomou ainda mais fôlego com o desafio de inovar e otimizar.

Desafios são combustível da inovação

O setor de seguros, para ser franco, ainda carrega uma complexidade. Lidamos com sistemas legados, processos morosos e onerosos que ligam corretores, seguradoras e segurados. 

A fragmentação tecnológica e a falta de padronização geram retrabalho e dificultam o acesso a dados de qualidade para decisões rápidas. Mas é exatamente aí que vejo as maiores oportunidades. 

Para mim, esses desafios são um combustível. Minha motivação? Saber que cada melhoria que implementamos significa mais tempo para o corretor se dedicar ao relacionamento com o cliente, mais agilidade para o segurado e mais eficiência para o mercado como um todo. Meu foco é criar pontes, eliminar atritos e transformar a experiência de ponta a ponta.

Visão de futuro para um mercado digital e humano

Daqui a cinco ou dez anos, vejo um setor de seguros transformado pela inovação. Dados se tornarão cada vez mais importantes para a tomada de decisões de seguradoras, corretores e segurados e a Inteligência Artificial (IA) auxiliará em processos operacionais e de apoio. 

Diferentemente do que muitos previram no passado, acredito que o mercado será cada vez mais digital, mas também mais humano. Processos digitais otimizados darão ao corretor mais tempo para orientar o cliente adequadamente e o segurado terá informações mais claras e acessíveis para tomar suas decisões. Seguradoras, por sua vez, terão processos mais eficientes e produtos personalizados.

O papel da Lojacorr nessa transformação digital é ser um facilitador. Queremos simplificar e fazer com que todos falem a mesma língua. Nosso objetivo é que o corretor continue acessando diversos produtos e seguradoras com processos operacionais simplificados. 

Para as seguradoras, queremos ser um canal de distribuição qualificado e, para o segurado, oferecer diversas opções de produtos com especialistas para apoiar suas escolhas e orientações.

Legado que quero deixar

Ao final do dia, o impacto que mais desejo deixar no setor de seguros é contribuir para um mercado mais simples, acessível e conectado às necessidades das pessoas. A tecnologia é o meio para isso, não o fim. Minha inspiração vem do impacto que vejo no dia a dia, de cada pequeno projeto ou melhoria que implementamos. 

Quando os corretores conseguem gerenciar melhor suas carteiras e negócios, crescem e obtêm resultados melhores. Quando seus clientes estão protegidos com as melhores opções e as seguradoras operam com maior eficiência, sinto que estamos no caminho certo. 

Mover esse ecossistema exige trabalho contínuo com nossos times, mas o que construímos até aqui e o reconhecimento do mercado me dão muito orgulho e energia para seguir em frente.

Lojacorr é catalisadora de mudanças

A cultura e os valores da Lojacorr se alinham perfeitamente com minha paixão por inovar. A empresa sempre teve a coragem de pensar diferente e evoluir junto com o mercado, o que me inspira diariamente. 

É uma organização que entende o valor da colaboração, da inovação e da transparência  e que não tem medo de experimentar, sem perder seus valores e sua visão centrada no corretor. Isso a torna um catalisador para minhas ideias e projetos de transformação.

Sou movido por aprendizados e observo diversos setores, buscando inspiração em outras empresas e modelos, especialmente aqueles que enfrentam desafios parecidos com os nossos. 

Acompanho também o mercado fora do Brasil e os movimentos das Insurtechs, analisando tanto os sucessos quanto os insucessos. Essa visão me ajuda a entender cenários e a ter o pé no chão sobre o que pode influenciar o mercado brasileiro nos próximos anos.

Tecnologia para empoderar o corretor

No passado, muito se falava sobre a venda digital, mas o tempo provou a importância do aconselhamento e acompanhamento das necessidades do cliente. Seguro é um produto de confiança e, por sua natureza, complexo. 

Acredito que a tecnologia tem o papel fundamental de fortalecer e elevar o papel do corretor de seguros, que é o coração do negócio da Lojacorr.

Meu propósito é criar ferramentas que automatizem tarefas repetitivas, ofereçam dados para análises mais precisas e centralizem processos em jornadas digitais mais fluidas. Isso dá mais tempo ao corretor para o relacionamento com o cliente e mais inteligência e efetividade ao mercado. 

Não se trata apenas de facilitar o dia a dia, mas de gerar valor real, contribuindo para o desenvolvimento de todo o setor.

Minha paixão pela tecnologia no mercado de seguros é, acima de tudo, uma paixão por simplificar, conectar e empoderar. É a crença de que a inovação, quando bem aplicada, pode transformar um setor complexo em algo mais acessível e benéfico para todos.