Bom, o caminho para falar sobre os benefícios que a tecnologia proporciona ao mundo, mais especificamente ao mercado segurador, em nosso caso, talvez seja o mais fácil e óbvio. Mas, já pararam para refletir sobre como seria nosso dia a dia com a ausência da tecnologia no mercado de seguros?
O ano de 2023 provavelmente vai ficar marcado como o ano da Inteligência Artificial. Podemos dizer então que vivemos a grande onda da inteligência artificial e automação. Esses dois temas vêm tomando conta das grandes empresas ao redor do mundo. Porém, focaremos em nosso ambiente que é constituído principalmente por seguradoras, corretoras e até mesmo corretores de pequeno porte.
Então vamos lá. Dizer que a tecnologia é hoje talvez um dos maiores pilares da Lojacorr não é segredo para ninguém. Quem teve a oportunidade de estar na presença de nosso fundador Sr. José Heitor deve ter ouvido em algum momento a palavra “vanguarda”. Inúmeras foram as vezes que a Lojacorr se posicionou dessa forma. A tecnologia talvez seja um dos principais pilares.
Puxando um pouco para nosso contexto, não acho ousado afirmar que não haveria Lojacorr figurando nesse cenário quase que pós apocalíptico, ou pelo menos não no formato que estamos acostumados se não tivéssemos esse DNA forjado em inovação e tecnologia. Afirmo isso me baseando nos seguintes pontos:
Pandemia
Já era parte de nossa realidade a pulverização de Unidades por todo o país, com alguns responsáveis em pontos estratégicos, que chamamos de Unidades de Negócios. Porém, com a chegada da pandemia, essa situação acabou se tornando comum à empresa como um todo. Em tempo recorde foi necessário alocar todos os colaboradores em trabalho remoto. Então, foi dada a largada à operação home office, sendo necessária uma mobilização geral para liberação de máquinas, recursos e até mesmo adequações trabalhistas. Todo esse procedimento só foi possível por nossa estrutura de tecnologia. Conseguimos em poucos dias alocar todos os colaboradores em suas casas, fornecendo uma infraestrutura viável para que o trabalho fosse desempenhado.
Geolocalização
No decorrer da pandemia, com a adoção do home office como definitivo, começaram a surgir oportunidades de trazer para somar, colaboradores de todos os estados do Brasil. A “derrubada” desse muro nos agregou em experiências, vivências e costumes.
As preocupações com a localidade da empresa foram ocupadas pela versatilidade que os colaboradores encontraram. Pudemos então, baseado apenas em qualidade de vida, decidir onde morar, tendo a possibilidade de se locomover sempre que necessário ou desejável, apenas necessitando de internet e energia elétrica. A redução do tempo de locomoção acabou trazendo outros benefícios. As horas gastas antigamente com isso são utilizadas para passar com a família, para relaxar ou até mesmo encontrar um novo hobby ou atividade física, sem contar com a diminuição do estresse gerado nesse processo de locomoção diária.
Estrutura física
Pensando agora no nosso contexto pré-tecnológico em meados de 2005/2006, quando o processo era totalmente manual, os corretores levavam suas propostas e apólices físicas para a Lojacorr. Os colaboradores registravam e controlavam a entrada dos documentos, nas primeiras versões do nosso sistema de gestão Broker One. Era exibido em um banner ilustrativo uma estimativa de papel que teria sido “salvo” com nosso sistema gerenciador, pois com a digitalização dos processos, nós diminuímos em quase sua totalidade a utilização de papel. Agora vai a reflexão: possivelmente o custo de uma estrutura física para armazenamento das propostas, apólices e demais documentos inviabilizaria o processo.
Ainda falando de estrutura física, os gastos com construção ou locação de prédios ou salas corporativas para alocar a quantidade crescente de colaboradores é um outro ponto que poderia dificultar ou inviabilizar o progresso. Dito isso, não somente a evolução tecnológica mas, principalmente, a forma como ela foi e continua sendo implementada diariamente na Lojacorr, que não é a única, mas talvez a principal razão de todo o progresso e sucesso que alcançamos diariamente.
Todo dia há uma renovação, otimização ou até mesmo evolução, seja sistêmica ou na forma de pensar dos colaboradores, isso tudo visando uma forma mais adequada de auxiliar o brasileiro a se proteger mais e melhor.