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Artigo

A importância da cultura do cliente no centro e como exaltar o cliente no seu dia

As empresas têm investido mais em construir uma experiência personalizada para o seu cliente

Cliente
Exaltar seu consumidor deve ser uma prática contínua

O dia do cliente é comemorado anualmente no dia 15 de setembro no Brasil. Essa é uma data muito relevante para todo o mercado. A comemoração tem ganhado cada vez mais força e as empresas utilizam a data tanto para exaltar genuinamente a importância desses, que são parte fundamental para a manutenção e o crescimento das empresas, como também para fomentar a cultura de cliente no centro dentro das suas companhias.

O cenário empresarial tem mudado bastante nos últimos anos e as expectativas dos consumidores têm aumentado consideravelmente. A competição entre empresas está cada vez mais acirrada e o cliente está cada vez com mais poder. O custo para mudar de fornecedor está cada vez menor, por isso as empresas têm investido mais em construir uma experiência personalizada para o seu cliente.

Para as corretoras de seguros não é diferente. É preciso que elas conheçam em detalhes a sua carteira de clientes, como também aumentem a consciência de sua marca e estreitem a relação com seus segurados. O fomento da cultura do cliente no centro é uma resposta de todo o mercado às novas expectativas trazidas pelos consumidores e é fundamental que essa seja uma prioridade contínua na estratégia da sua corretora.

Algumas ações que podem ser feitas para fomentar esse valor dentro da sua corretora são: deixar claro para todo o seu time a importância de atender bem o seu cliente, treinar e desenvolvê-los para que todos os pontos de contato ocorram de maneira assertiva. Ouvir continuamente os feedbacks de seus clientes, perguntar a eles o que surpreendeu positivamente ou o que pode melhorar. Alterar processos e comunicações para construir uma experiência personalizada para o seu segurado. Envolver alguns clientes fiéis em debates pode também ajudar a pensar soluções para problemas ou pontos de dor apontados por eles.

Comemorar o 15 de setembro junto com a sua carteira de clientes é também uma ação muito importante e pode ser o ponto inicial da sua corretora para fortalecer essa cultura. Trouxemos algumas ideias que a sua empresa pode usar nesse dia:

Criação de campanha de comunicação

Sua corretora pode e deve criar um plano de comunicação para agradecer ao seu cliente pela parceria neste dia. Alguns canais digitais como redes sociais, e-mail, mensagens por aplicativos de comunicação (WhatsApp) devem ser usados nesse dia (ou durante a semana) para expressar a gratidão aos seus clientes. Ligações e cartões também são válidos, se a base de clientes for muito grande negócios maiores podem ser priorizados por esses canais;

Compartilhar histórias inspiradoras

Outra ação que pode ser executava com pouco investimento é compartilhar histórias de sucesso relacionadas aos seguros, compartilhar casos reais de seus clientes que tiveram o apoio do seguro em um momento difícil é válido. Vídeos com depoimentos reais podem ser feitos com pouco custo e bom impacto;

Atendimento diferenciado

É importante que o atendimento seja ágil e personalizado e que agradeçamos aos clientes pela parceria nesse dia, caso eles procurem seu atendimento, tente construir uma experiência encantadora;

Ofertar benefícios diferenciados

Algumas empresas oferecem benefícios diferenciados nesse dia como brindes ou descontos, essa é uma prática comum, caso seja possível oferecer algo nesse sentido o faça;

Desenhe um programa de recomendações:

Durante esse dia a sua corretora pode aproveitar a proximidade com os clientes para incentivar que seus clientes indiquem seu negócio para amigos e familiares, em troca disso você pode ofertar descontos e benefícios em sua próxima renovação ou aquisição.


Essas são algumas ideias que podem ser aplicadas pela sua empresa nesse dia, mas nada como exercitar a criatividade e pensar em ações diferenciadas para surpreender o cliente nesse dia. É fundamental ressaltar também que exaltar seu consumidor deve ser uma prática contínua do seu negócio e que deve ser executada ao longo de toda a jornada do seu segurado, não só em datas específicas.

A execução dessas ações e o fortalecimento da cultura de cliente no centro pode ser transformadora para sua corretora, é um processo contínuo que com dedicação e esforço pode gerar bons frutos e novos negócios para você. À medida que essa cultura se fortalecer, a sua corretora estará mais preparada para competir nesse mercado complexo e com alto volume de mudanças.