Jadson Neiva Braga entrou no mercado de seguros literalmente por acidente. Quando tinha 17 anos ele se envolveu em um acidente de carro enquanto ia de carona com seu irmão mais velho, e então o pai deles, durante o trâmite para resolver o sinistro que foi perda total, perguntou ao corretor de seguros se tinha um emprego para o filho mais novo, que precisava começar no mercado de trabalho. Foi quando ele começou sua trajetória no mercado de seguros em Salvador, capital da Bahia.
“Deu certo e comecei a trabalhar nesta corretora de seguros. Na época a atuação era muito menos dinâmica do que hoje, eu era office-boy, fazia orçamentos, cotações. A partir daí não sai mais do mercado de seguros”, recorda Jadson. “Um ano e meio depois, outra corretora de seguros, que ficava no mesmo prédio, me convidou para trabalhar lá, na mesma atividade”, conta.
Nesta segunda corretora ele trabalhou por 10 anos, iniciou como office-boy e foi crescendo até se tornar sócio. “Fui produzindo alguns seguros e passei a ter clientes meus, ainda como funcionário da corretora. Com o tempo, fiz o curso de habilitação de corretor de seguros, me formei em 2008, e aí eles me convidaram para ser sócio da empresa”.
Depois de dois anos, em 2010, Jadson decidiu abrir sua própria corretora de seguros, a Neiva Braga Corretora de Seguros, que hoje é chamada de NB New Corretora de Seguros.
Ao abrir sua empresa, ele trouxe a esposa Helita para trabalharem juntos. “Ela é contadora, trabalhava em um escritório de contabilidade e decidiu sair para unir forças comigo na corretora”.
Superação de desafios
Quando Jadson trabalhava na corretora em que foi de office-boy a sócio, aos 19 anos ele já estava em seu primeiro casamento e com a primeira filha. Menos de um ano depois nasceu o segundo filho. Aos 23 anos ele ficou viúvo, a jovem esposa morreu de câncer aos 21 anos. “Fiquei nessa empreitada de seguros e criando duas crianças como pai solo, tendo ajuda da minha família, da minha mãe principalmente”.
Hoje, Jadson tem 47 anos, e os filhos Isabelle, de 27, e Hugo, de 26, estão criados.
Quando as crianças tinham 8 anos, Jadson começou a namorar Helita. Com a atual esposa teve mais dois filhos: Maria Eduarda, de 11 anos, e Gustavo, de 6.
Mesmo com quatro filhos, ele ainda não tem ideia se um deles será sucessor nos negócios de seguros. “Os maiores trabalham por conta própria, já estão estabilizados, a Isabelle tem uma empresa com o marido na área de empréstimos consignados e o Hugo desenvolveu carreira em Relações Públicas”.
Parceria com a Lojacorr
Em 2019, a NB New Corretora recebeu o convite do antigo gestor da Unidade Lojacorr Salvador, Henrique Muller, para fazer parte da rede. “Achei muito interessante o projeto, porque era algo que eu já pensava: as corretoras de seguros com menor produção não têm tanta força no mercado como as grandes, é preciso se unir. Eu tinha na minha mente de tentar fazer algo neste sentido, de procurar outro corretor para me juntar, e no mesmo momento surgiu a Lojacorr, casando totalmente. Durante a apresentação vi que era o que buscávamos: uma força”, revela. “Apesar de hoje em dia eu ter uma produção razoável, ainda sinto a necessidade de ter a força da Lojacorr como suporte.”.
Ele conta que recentemente a parceria se intensificou. “Dois anos atrás acabei ficando mais afastado e não produzindo tanto com a Lojacorr como eu gostaria. Não era pela empresa, mas pela falta de comunicação com o antigo gestor da Unidade. Agora entrou o Zilmero Junior e temos muito contato, o relacionamento está muito bom, nos falamos praticamente todos os dias. Com essa parceria intensificada, no ano passado voltamos com força total e, inclusive, fomos premiados na Categoria Light como melhores no Norte e Nordeste”.
Jadson diz estar muito satisfeito e ser um propagador das vantagens da Lojacorr a colegas do mercado. “Ontem mesmo estava conversando em um grupo de corretores, e fui garoto propaganda da Lojacorr. Defendi e expliquei que conheço os benefícios. Não é todo mundo que entra para a Lojacorr, pois o perfil de quem entra é para somar. Por isso, este ano minha esposa e eu estamos buscando aumentar nosso leque de seguradoras da rede para aos poucos nos tornarmos 100% Lojacorr”.
Especialista em seguro garantia
Jadson conta que, via de regra, os corretores de seguros que estão iniciando buscam atuar com seguro automóvel, até por conta do retorno mais imediato. Além de grande atuação em automóvel, ele tem uma grande especialização no ramo de seguro garantia, o que lhe abre diferentes oportunidades.
“Tenho expertise no ramo de seguro garantia, atuo bastante neste nicho, e com isso vêm os outros ramos que o próprio seguro garantia traz. Trabalhamos com o garantia em licitações, e aí conseguimos encaixar também risco de engenharia, saúde, vida, empresarial… Seguro garantia é porta de entrada para grandes empresas”.
Estrutura otimizada
A sócia Helita, contadora, trabalha mais na parte administrativa da corretora. “Tento trazê-la para o comercial junto comigo, mas ela gosta de ficar nos bastidores”.
Eles têm um funcionário, segundo Jadson porque a Lojacorr otimiza a estrutura. “Nosso funcionário cuida de cálculos e emissões. Junto com Helita, ficam os dois no backoffice. Isso porque a Lojacorr ajuda bastante, se não precisaríamos de mais colaboradores. Tive recentemente uma conversa com o diretor Longobardi, quando esteve aqui, justamente sobre isso. Destaquei que, por conta da estrutura e do trabalho da Lojacorr, eu não tenho necessidade de ter outros funcionários”.
“Vemos corretores não entendem o modelo da Lojacorr porque não querem o repasse de comissão, mas não avaliam que o custo com funcionários seria bem maior. A Lojacorr entrega tudo praticamente mastigado pra gente, então é excelente”.