Nos artigos anteriores tratamos da sucessão da pessoa natural e da sucessão empresarial, abordando aspectos importantes sobre o planejamento sucessório e familiar e elencamos as melhores práticas para realizar um planejamento adequado para perpetuação da sua corretora de seguros. Nesse artigo continuaremos a tratar da sucessão, mas agora analisaremos, especificamente, a sucessão da carteira de segurados.
A sucessão aqui tratada, nada mais é do que a indicação à Lojacorr, pelo corretor de seguros, de outro corretor de seguros para atender seus segurados no caso de sua ausência. Por ausência entende-se morte, invalidez ou qualquer motivo que impossibilite o corretor titular da carteira de atender seus segurados e não férias ou viagens, por exemplo, pois para esses últimos casos a Lojacorr possui um instrumento de parceria específico, denominado Negócios Compartilhados.
Portanto, para a Lojacorr a indicação de sucessor para carteira de segurado é um processo que tem o objetivo de proteger o corretor de seguros e sua família e, também, tem o objetivo de proteger o segurado, que não ficará desassistido caso seu corretor titular fique impossibilitado de atendê-lo.
Dito de outro modo, o corretor responsável pela carteira de Segurados, tem a opção de indicar para a Lojacorr, o nome de outro corretor de seguros (habilitado com o conhecimento técnico adequado) que ficará responsável por atender seus segurados quando o corretor titular estiver ausente, tanto em caso de morte, como invalidez permanente ou temporária (internação em hospital, por exemplo).
Então, se o corretor titular optar por indicar um sucessor para sua carteira, na sua ausência, o sucessor irá atender os seus segurados, o que evita a perda de clientes devido à falta de renovação ou que o Segurado fique desassistido em caso de endosso ou sinistro. Além disso, esse sucessor auxiliará os familiares do corretor titular (cônjuge e herdeiros) que, na maioria das vezes, não possuem conhecimento técnico em seguros a atender os segurados e garantirá que eles continuem tendo uma renda mensal, pois parte da comissão gerada pelo sucessor será dividida com os familiares.
Para a Lojacorr, manter a continuidade do serviço e o cuidado com os segurados são aspectos fundamentais para preservar a confiança e o relacionamento com os clientes, mesmo na ausência do corretor titular.
Além do mais, não raras vezes observamos casos em que o corretor titular falecido ou internado em um hospital não deixou sucessor indicado e os familiares, devido ao impacto da perda ou dos cuidados com o corretor titular, ficam sem condições emocionais/psicológicas de atender os segurados ou até mesmo indicar algum outro corretor para isso e a carteira de segurados se perde no mercado.
Feitos esses esclarecimentos iniciais, vamos passamos a tratar das principais dúvidas sobre esse tema,
Como escolher um sucessor?
Orientamos que o sucessor seja alguém que tenha afinidade e um bom relacionamento com o corretor titular, mas elencamos abaixo algumas características que devem ser avaliadas antes da escolha.
- Experiência e qualificação: o sucessor deve ter experiência e qualificação na área de seguros e nos ramos atendidos pelo corretor titular, demonstrando conhecimento técnico e habilidades interpessoais adequadas para atender aos seus clientes.
- Identificação com os valores da Lojacorr: o sucessor deve se identificar com os valores da Lojacorr, como ética, profissionalismo, compromisso com o cliente e foco em resultados.
- Potencial de desenvolvimento: o sucessor deve ter potencial de desenvolvimento, demonstrando capacidade de aprendizado contínuo e adaptabilidade às mudanças do mercado.
Além disso, para auxiliar nessa escolha, a Lojacorr estimula que todos os sócios das corretoras de seguros tenham um bom relacionamento com outros corretores da Lojacorr. Isso ocorre tanto pela participação dos corretores em eventos presenciais realizados nas Unidades de Negócios, nos workshops e convenções nos quais os corretores podem se conhecer e interagir, bem como pela disponibilização de listas com corretores de seguro especialistas em determinados ramos, pelas quais o corretor titular pode escolher e pesquisar as referências de uma corretora em qualquer lugar do Brasil que melhor atenda suas necessidades.
Outra possibilidade é o corretor titular solicitar ajuda para a Unidade de Negócios a que estiver vinculado. Ela conhece todos os corretores da região e pode auxiliar a escolher o sucessor mais adequado, considerando a experiência dessa pessoa, os ramos que ele tem conhecimento, o relacionamento dele com os demais corretores, etc.
O que fazer após a escolha do sucessor?
Escolhido o sucessor, o corretor titular deverá conversar com o sucessor e convidá-lo o para assumir a responsabilidade por sua carteira na sua ausência.
O corretor titular também deve combinar com o sucessor os detalhes da sucessão, como, por exemplo, o prazo dessa parceria após o sucessor assumir a carteira, como será a divisão da comissão entre eles ou entre o sucessor e a família do corretor titular, se o sucessor terá possibilidade/preferência na compra da carteira caso a família queira vendê-la, qual valor (ou como se chegará a esse valor) que será pago por essa carteira, quais as regras para que isso aconteça etc.
Também é importante combinar como o sucessor comunicará os clientes do corretor titular na ocasião em que assumir a carteira, ou seja, se o celular do corretor titular será entregue ao sucessor, se o sucessor terá acesso ao e-mail do corretor Titular, entre outras coisas.
Como faço para indicar um sucessor para minha carteira na Lojacorr?
O processo de indicação de sucessor na Lojacorr é flexível e adaptável às necessidades de cada caso.
O corretor titular deve solicitar à sua Unidade de Negócios ou a área de atendimento ao cliente da Lojacorr o link para indicação do sucessor. Por esse link, o corretor terá acesso a um formulário elaborado pelo time jurídico, que deve ser preenchido com os dados de seus herdeiros, cônjuge e sucessor, bem como com a descrição da negociação realizada entre eles. As informações contidas no formulário, serão utilizadas para preenchimento de um documento que posteriormente será enviado para assinatura de todas as partes para formalização da indicação e para que tenham ciência da nomeação.
Formalizada a sucessão, caso ocorra a ausência do corretor de seguros (por invalidez, incapacidade ou morte) a Lojacorr irá comunicar o sucessor sobre a ausência do corretor titular e realizar as medidas operacionais necessárias para permitir que o sucessor possa atender adequadamente os segurados e fazer as renovações das apólices cuja vigência se encerrar durante a sua ausência, além de encaminhar ao sucessor todas as solicitações dos segurados que receber.
É possível substituir um sucessor já indicado?
Sim, o corretor titular pode destituir ou substituir o sucessor indicado a qualquer momento, basta entrar no mesmo link em que preencheu o formulário de indicação e preenchê-lo novamente com os dados do novo sucessor. Com isso, a indicação do primeiro sucessor será revogada.
Da mesma forma, se quiser apenas cancelar a indicação do sucessor já indicado, basta assinalar a opção “destituição de sucessor” no formulário de indicação que automaticamente fica revogada a indicação de sucessor realizada.
É possível substituir os percentuais pactuados com o sucessor, que foram preenchidos no formulário de indicação?
Sim, a corretora de seguros pode alterar o termo de indicação a qualquer momento, basta entrar no link do formulário de indicação do sucessor e preenchê-lo novamente com os novos dados. O time jurídico gerará um novo termo e enviará para assinatura de todos os envolvidos, que após assinado, substituirá o anterior.
Existe algum material que auxilie ou que sirva como base para a conversa com o sucessor?
A Lojacorr disponibiliza cartilhas sobre o tema sucessão, que estão disponíveis na Comunidade e podem ajudar o corretor titular a escolher um sucessor e a organizar com ele e com sua família um plano estruturado para sucessão.
O corretor também pode ler os artigos anteriores sobre sucessão publicados neste portal, que trazem dicas importantes para iniciar, de forma prática e objetiva, um planejamento sucessório.