Acontece hoje, às 18h30, na Universidade Positivo (Curitiba), o lançamento do livro “Legado Assegurado”. A obra faz parte das comemorações do centenário do Sindicato das Seguradoras (Sindseg PR/MS), que registra a história do Paraná e do seguro. O lançamento acontecerá durante a exposição “Seguro através do tempo”, que sintetiza em painéis o rico acervo de textos e imagens históricas trazido no livro.
Para chegar ao produto final de 500 páginas e valor histórico-científico, o livro contou com um ano de pesquisas conduzidas por uma equipe de sociólogos e cientistas políticos contratada pelo sindicato para registrar o que de mais interessante aconteceu na história do Paraná e do seguro nos últimos 100 anos. A obra mostra os ciclos políticos e econômicos que se sucederam no Brasil e no Paraná, personagens marcantes, a história do seguro e como ele foi determinante no suporte ao desenvolvimento econômico do estado.
Centenário do Sindseg PR/MS
O corretor de seguros e presidente do Sindseg PR/MS, Altevir Prado, diz que a obra é um grande legado cultural que o Sindicato deixará para a sociedade não só no sentido de conhecer melhor o seu passado, suas origens, o processo de formação da identidade cultural do paranaense, mas também de entender como o seguro é fundamental para proteger conquistas. E ainda viabiliza o crescimento pessoal e dos diversos segmentos econômicos.
A obra terá também uma versão digital, disponibilizada para download a partir do evento através de um QR Code. O sindicato vai doar exemplares para as bibliotecas públicas dos 399 municípios paranaenses. Durante o evento de lançamento, o mestre em ciência política que comandou a equipe de produção, Miguel Fernando, vai apresentar o conteúdo da exposição e do livro e falar sobre os desafios no processo de produção, que revirou centenas de documentos históricos, atas de reuniões e colheu dezenas de depoimentos.
Os três ícones da comemoração do centenário do Sindseg PR/MS estarão expostos ao público em totens, que são: o livro, uma edição especial de um selo comemorativo dos correios e uma medalha chamada “Comenda Medalha Centenária Rosácea Paranista”, criada para homenagear personalidades que se destacaram na difusão da cultura de seguros. No evento de Curitiba três personalidades do setor serão homenageadas.