Como sócio-proprietário da Regional Corretora, herdei a paixão pelo mundo dos seguros do meu pai. Sou um entusiasta de motos e costumo viajar de motocicleta sempre que posso. Hoje, gostaria de compartilhar a importância do seguro para motocicletas e do seguro viagem para motociclistas.
A paixão por motos sempre existiu para muita gente, mas eram sonhos adiados. Depois da pandemia da Covid-19, as pessoas perceberam que a vida é curta e começaram a sentir mais urgência em concretizar seus sonhos.
Muitos decidiram investir em motocicletas que sempre desejaram – e não estamos falando apenas de motos para o dia a dia, mas de exemplares que custam R$ 100 mil, R$ 200 mil. Portanto, não fazemos seguros só para motocicletas usadas cotidianamente, mas também para essas preciosidades.
Viajar é melhor com seguro para motocicletas
Para quem gosta de viajar de motocicleta, é essencial considerar seguros específicos, como o seguro Carta Verde e o Soapex. O seguro Carta Verde é obrigatório para veículos que circulam entre os países do Mercosul, oferecendo cobertura contra danos materiais e pessoais a terceiros. Já o Soapex é exigido para viagens ao Chile, garantindo assistência em caso de acidentes.
Esses seguros proporcionam tranquilidade ao motociclista, sabendo que estarão protegidos em diferentes situações e destinos. Além disso, há outras opções de seguros que podem ser personalizados conforme o perfil e as necessidades de cada viajante, assegurando que todos os aspectos da viagem sejam cobertos.
O seguro viagem é outra proteção fundamental. Atualmente, temos produtos que cobrem desde U$ 10 mil até U$ 120 mil em despesas médicas. Isso significa que, se um motociclista sofrer um acidente no exterior, o seguro cobre tanto a moto quanto as despesas médicas do piloto.
Seguro viagem vai além do que imaginam
Normalmente, as pessoas só consideram o seguro viagem quando vão viajar de avião, preocupando-se com o extravio de bagagem, mas dentro desse seguro há muitas outras coberturas que são extremamente úteis.
Por exemplo, já tivemos um cliente que estava na Argentina e precisava comprar um remédio. Ele não sabia o nome comercial do medicamento no país estrangeiro, então pediu apoio à assistência farmacêutica do seguro.
A assistência orientou sobre o nome correto do remédio na Argentina, o que facilitou muito a vida do cliente. Esse tipo de suporte é essencial em momentos de necessidade, e vai muito além das coberturas básicas.
Além disso, muitas vezes, não nos damos conta de que, no exterior, o sistema de saúde é bem diferente do nosso. Aqui no Brasil, temos o SUS (Serviço Único de Saúde), que, apesar de suas limitações, oferece atendimento gratuito.
Lá fora, esse tipo de serviço não existe. Você precisa pagar por qualquer atendimento médico, e é aí que o seguro viagem se torna indispensável, cobrindo essas despesas.
Muitos me perguntam se é possível fazer um seguro para motocicletas só para a viagem, tanto para a moto quanto para a pessoa. Sim, você pode contratar um seguro apenas para o período da viagem. No entanto, eu acredito que não vale a pena fazer um seguro para a moto apenas durante a viagem. O risco está presente o ano inteiro.
Cobertura contínua é o mais indicado
Quando você viaja, já está mais preparado e atento, tomando todos os cuidados. O ideal é ter uma cobertura contínua, que proteja o motociclista e a moto em qualquer situação, seja em uma viagem ou no dia a dia.
Enfim, garantir a segurança e tranquilidade nas suas viagens de moto é fundamental. O seguro viagem específico para motociclistas e seguro para motocicletas oferece um amplo suporte, que vai desde a cobertura de despesas médicas até a assistência farmacêutica.
Portanto, enfatize sempre a proteção e oriente seus clientes a aproveitar suas aventuras sobre duas rodas com a certeza de que, em caso de imprevistos, ele estará bem amparado por um seguro para motocicletas. Para saber mais, não deixe de ler nosso artigo com dicas de seguro viagem para corretores.