Quem deseja se posicionar nas redes sociais deve levar as mídias sociais à sério
O que para muitos é apenas diversão e passatempo, para alguns é parte séria do trabalho, que requer planejamento, tempo e conhecimento. Esse é o caso de Regiane Alves, sócia da Lêmures Corretora de Seguros e influenciadora da Lojacorr. Em um bate papo divertido e cheio de boas dicas, Regiane e Amanda Narcizo, publicitária e gerente de Marketing da Lojacorr, destacam que a produção de conteúdo é essencial para ganhar visibilidade. A conversa aconteceu durante a 7a Convenção Nacional da Lojacorr, que aconteceu entre os dias 01 e 02 de junho, em Curitiba.
Segundo Regiane, não é fácil começar, mas hoje ela sabe como se posicionar e é conhecida como uma corretora digital. Para ela, a importância do canal de comunicação e os benefícios para o corretor de seguros é correspondente a um cartão de visitas, mas que agora alcança milhares de pessoas de uma única vez. “Com as redes sociais você consegue ficar mais conhecido e se posicionar como quiser, sendo um especialista naquilo que te agrada e assim existe um mar de possibilidades”, relata.
Entretanto, há necessidade de uma mudança de mentalidade das pessoas quando se trata de usar as redes profissionalmente. Numa perspectiva de negócios, falar apenas da sua rotina não faz sentido, mas sim criar uma estratégia para virar a chave. “A gente tem que colocar na cabeça que as redes sociais também são uma ferramenta de trabalho. Por isso, o conteúdo tem que ser intencional, de valor, relevante e informativo, para levar às pessoas algo que faça diferença na vida delas”, acrescenta.
Amanda emenda dizendo que é interessante definir o que se quer comunicar, com qual objetivo e para quem. Para isso, a primeira coisa é olhar para os clientes que já existem. “Fica fácil alinhar com o público de fora olhando para dentro”, conta.
Sendo assim, as especialistas dão um passo a passo para os interessados: escolha seu público, defina uma linha de raciocínio para os conteúdos, determine os assuntos relevantes, monte sua linha editorial, coloque tudo isso num bloco de notas e se planeje para que isso seja parte da sua rotina de tarefas, com calendário editorial e programação regular.
“As redes sociais permitem que construamos uma marca e uma reputação, e as mídias sociais proporcionam que a gente gere leads qualificados do público que desejamos atingir, além de criar relacionamento, diferente de sair no jornal, que não tem interação. Mas tão importante quanto produzir conteúdo relevante nas redes sociais é monitorar e analisar performance. Assim, será possível observar o que dá certo e o que precisa ser corrigido ou testado”, explica Amanda.
Outra dica valiosa em tempos digitais é estar sempre antenado aos canais, porque o que é uma tendência hoje, amanhã pode não ser. “Tudo acontece muito rápido nas redes sociais e mais valioso que postar todos os dias, é você conhecer seu público e ver o que serve para ele. Fixar um canal também ajuda bastante, porque a produção de conteúdo é diferente para cada mídia e hoje há várias opções, entre as principais: Instagram, Facebook, Linkedin e Tik Tok”, descreve.
Com o aumento do número do uso de vídeos, a mensagem precisa ser curta e pessoal. Além disso, o marketing de influência é hoje a forma mais eficiente de gerar negócios, pois as pessoas querem que alguém valide aquilo antes de usar, contratar e adquirir. Há também uma ascensão das mensagens privadas e diretas, pois o público quer rapidez mas também busca por autenticidade e transparência.
Nesse rol de possibilidades, Regiane explica que uma das formas de produzir é observar o que gerou impacto na semana nas notícias do mundo e produzir conteúdo em cima disso, mas é primordial sustentar o que se posta, pois as pessoas querem verdades “No instagram, o feed gera autoridade e os stories conectam. Dá bastante trabalho, mas depois torna-se hábito. Não se pode negligenciar esse meio tão eficaz de estar próximo ao seu público”, finaliza.