David Pragana, corretor de seguros sócio da Engage Seguro, Unidade Lojacorr Centro SP, iniciou sua atuação no setor quando trabalhava com compra e venda de automóveis. “Ao vender o carro, acabava também oferecendo seguros”, lembra. Até que em certo momento o mercado de veículos ficou mais difícil e ele decidiu fazer o curso de habilitação de corretor de seguros.
Em 1997, se formou e começou a trabalhar. Nos dois primeiros anos atuou como preposto para outra corretora, porque não tinha experiência suficiente para gerir o próprio negócio.
No fim de 1998 ele fundou sua primeira corretora, a Exxon Seguros, e trabalhava sozinho em um escritório dentro do prédio da Porto Seguro de São Miguel Paulista.
Vontade de fazer parte da Lojacorr
Em 2006, conheceu a Lojacorr. “Fiquei sabendo de sua estrutura, proposta e presença no mercado, e entrei em contato para ver se eu conseguia fazer parceria, mas na época não dava. Ainda não conseguiam atender a cidade de São Paulo”, conta David.
“Achava que o modelo seria interessante para mim, pois trabalhava sozinho, não tinha escala. Eu dependia sempre de produção para ter seguradoras e com o modelo da Lojacorr eu teria o portfólio de companhias sem a necessidade de uma escala enorme de produção”, justifica.
Logo que abriu a Unidade Centro, em 2010, ele recebeu um email. “Como eu já conhecia a Lojacorr e tinha interesse, foi fácil. Só entrei em contato com o gestor da Unidade, Júlio Tucci, marcamos algumas reuniões e pude entrar para a Lojacorr”. David Pragana é o primeiro corretor a entrar para a rede Lojacorr em São Paulo, em dezembro de 2010.
“Na primeira Convenção Nacional Lojacorr, em março de 2011, Julio e eu éramos os únicos de São Paulo. Desde então não falhamos em nenhum encontro”, afirma o corretor de seguros.
Otimização dos negócios
Em 2014, David Pragana se associou a outro corretor da Lojacorr, o Carlos Silveira, e fundaram a Engage Seguro. Por um tempo a empresa atendia em escritório na Avenida Paulista, mas hoje opera home office. “Até mesmo porque tem um serviço dentro da Lojacorr, a Qualex, que hoje supre 80% das minhas demandas de negócios, então nem funcionário temos mais. Ajudou demais a enxugar a estrutura”.
A corretora de seguros atua em todos os ramos. “Somos generalistas, ou seja, conhecemos de tudo um pouco, quando precisamos buscamos algum profissional mais experiente para parceria. Mas a maior parte da carteira é automóvel”, afirma.
David é casado há 35 anos com a Silvia, e eles têm dois filhos: Victor Cesar, de 30 anos, que vai casar em setembro, e Julia Helena, de 21 anos. Todos atuam em outras áreas, e nenhum será sucessor de David. “Vou deixar isso aqui para algum funcionário, um dia. Até nisso a Lojacorr pode vir a ajudar, eu não me aprofundei muito nisso ainda, aliás, eu tenho até a pretensão de olhar mais para o futuro, justamente para não deixar a carteira ficar sem acompanhamentos, sem assistência”, prevê.
Orgulho de ser corretor de seguros e pertencer à Lojacorr
O orgulho da profissão é marcante em David. “Honestamente, saber que as pessoas estão mais seguras porque trabalhamos com responsabilidade, saber que o que fazemos ajuda as pessoas a se sentirem seguras, é incrível. Sempre tive esse conceito e passo para as pessoas que elas têm que confiar em mim, que não vou esquecer a renovação do seguro, que vou entrar em contato no tempo certo”.
A intuição sobre fazer parte da rede estava correta. “A Lojacorr me permitiu ter escala de negócio. Como eu trabalhava com poucas seguradoras, não tinha escala, ficava limitado a grandes companhias que tinham taxas e custos muito elevados. O perfil da minha corretora era 80% de produção Porto Seguro, porque estava lá dentro, a seguradora facilitava bastante as minhas vendas e me ajudava com descontos e outras facilidades. Entrando para a Lojacorr eu fui diluindo essa participação na Porto porque passei a ter cadastro em outras seguradoras, não precisava mais me preocupar com produção, tinha um monte de vantagens e valia a pena”, relata.
Com isso, sua corretora de seguros cresceu. “Passei a não perder negócio para ninguém, pelo contrário, eu tinha um portfólio de seguradoras que 90% dos corretores não tinham, e isso trouxe crescimento. A quantidade de clientes é muito parecida com a que tinha, porém nesses 13 anos de parceria eu mais que dobrei de tamanho em termos de produção, por causa da escala e da diversidade de negócios”.