A adoção de um sistema de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) deixou de ser um diferencial para se tornar um recurso essencial à saúde e à longevidade das corretoras de seguros. A ausência de uma ferramenta estruturada para gerenciar atendimentos, propostas, renovações e contatos com clientes tem gerado prejuízos que, muitas vezes, passam despercebidos — até que comprometam os resultados.
Durante a live promovida pela Lojacorr em 10 de junho de 2025 sobre o uso estratégico do CRM, corretores parceiros relataram situações reais em que a falta de organização custou tempo, vendas e relacionamento com clientes. Sem uma ferramenta como essa, o corretor pode correr o risco de esquecer informações importantes, como propostas enviadas e estágios de uma negociação. “Antes do CRM, eu me organizava com cadernos e planilhas. Por mais que fossem bem elaboradas, com vários atendimentos por dia, ficava difícil de controlar”, contou Edson Lima, da corretora ESL Broker.
O retrabalho e a perda de eficiência eram desafios constantes na rotina. “Sem um sistema adequado, era difícil acompanhar todas as etapas de atendimento. A gente precisava parar e procurar informações, o que tomava tempo e comprometia o fluxo do dia a dia”, completou Edson. Segundo ele, os processos ganharam mais agilidade após a implementação do CRM, que centraliza os dados da corretora e oferece uma visão clara da carteira de clientes.
Para Eduardo Cordeiro, gestor da Unidade Curitiba Leste da Lojacorr, a ausência de um CRM pode comprometer o desempenho comercial da corretora. “Se a gente começar a anotar quanto deixou de vender para um cliente por não ter uma ferramenta esta, vai perceber que está deixando muito dinheiro na mesa. E o pior, não está protegendo esse cliente de fechar com outro corretor”, relatou. Segundo ele, manter os registros organizados é essencial para acompanhar negociações e garantir que nenhuma oportunidade fique para trás.
O uso de planilhas, anotações manuais ou ferramentas genéricas acaba gerando limitações, principalmente quando o volume de clientes cresce ou quando há mais de uma pessoa envolvida na operação. “O crescimento da corretora exige organização e se torna um grande desafio. Quando os processos não estão centralizados, fica mais difícil para a equipe acompanhar o andamento das negociações. Eu gosto de chamar de CRM de criador de resultados melhores, ele tem que ser um três em um: organizar a rotina, otimizar tempo e aumentar a rentabilidade”, disse Cordeiro.
Além de prevenir perdas, o CRM permite ao corretor ter uma atuação mais estratégica. Com dados organizados, filtros inteligentes e agenda automatizada, a ferramenta contribui para que o corretor acompanhe com clareza os negócios em andamento, os clientes que precisam de atenção e as oportunidades que estão prontas para avançar. “O CRM auxilia com tarefas repetitivas, centraliza informações, melhora o acompanhamento, gera mais vendas e mais resultado e com menor esforço”, pontuou Cordeiro.
Na Lojacorr, o CRM – Fluxo de Vendas foi desenvolvido com base nas necessidades práticas das corretoras e é exclusivo para parceiros Lojacorr, não sendo comercializado separadamente. A ferramenta oferece uma gestão 360º da carteira, da prospecção à renovação, e está em constante aprimoramento com base nas sugestões dos próprios corretores. A campanha de incentivo promovida pela Lojacorr tem como objetivo apoiar os profissionais que ainda enfrentam os desafios da gestão manual e mostrar que a transformação digital começa com passos simples e decisivos.
Para quem quiser se tornar parceiro Lojacorr e usufruir da ferramenta, as inscrições seguem abertas aqui.