A corretora de seguros Lillian Nicolletti, aos 38 anos, tem uma impressionante trajetória de empreendedorismo. Ela trabalha desde os 15 com vendas. “Comecei vendendo pizza, depois roupas masculinas. Ao trabalhar como vendedora de carros em uma concessionária conheci o seguro. Foi quando um gerente da MAPFRE viu que eu tinha potencial e me convidou para ser assessora comercial da companhia no Maranhão”, recorda. Apesar de ter nascido no Maranhão, quando ainda era um bebê seus pais se mudaram para Rondônia, e com o emprego na seguradora voltou à terra natal, trazendo em seguida toda a família. “Com 21 anos me tornei a gerente mais nova da MAPFRE no Brasil”, se orgulha.
Depois de dois anos ela mudou de emprego, passando a atuar na Bradesco. Nessa época, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) abriu no Maranhão uma turma para habilitação de corretor de seguros, que na época era somente presencial, e Lillian foi convidada para dar aula. “Ensinei Teoria do Seguro, Seguros Compreensivos… o pessoal gostava da minha didática e sempre me dava uma cadeira para atuar”.
No ano de 2012, aos 27 anos, ela teve sua primeira filha, Izabelle, e viu a necessidade de ganhar mais dinheiro. “Pensei: se eu ajudo a formar corretores por que que eu não posso ser corretora de seguros?”. Ela então estudou e concluiu o curso no fim de 2014, quando havia acabado de ter sua segunda filha, Lorena.
Uma curiosidade é que ela se formou junto a Karlay Almeida, hoje seu marido. “Eu já tinha dado aula pra ele e concluímos juntos. Também já o conhecia porque o atendia quando eu era gerente comercial de companhias”, conta.
Início da Nicolletti Corretora de Seguros
Em março de 2014, enquanto estava prestes a se habilitar corretora de seguros profissional, ela abriu sua empresa. “Com a Cris Tonial (hoje proprietária da Tonial Corretora de Seguros, que também faz parte da Lojacorr), abrimos a Lie Corretora de Seguros. Quando saiu meu registro na Susep, logo passei a assinar pela empresa e alterei o nome para Nicolletti Corretora de Seguros ”, lembra.
Para abrir a empresa ela queria ser demitida da Bradesco, assim receberia indenização que a ajudaria a empreender. Propositalmente, contou à secretária da chefe que estava abrindo uma corretora, o recado chegou e ela conseguiu a demissão. “Saí da seguradora e fui direto para uma gráfica fazer meu cartão de visitas. Foram três anos iniciais bem difíceis, mas com muita fé, vontade de dar certo, muita responsabilidade, as coisas foram acontecendo”.
A Nicolletti Corretora de Seguros completa 10 anos de atuação no dia 17 de março. “Iniciamos muito focados em automóvel, aprendemos a diversificar a carteira, hoje somos uma corretora reconhecida como especialista e consultora em planos de saúde”, diz Lillian.
“Em 2023, fechamos a nossa primeira apólice de cosseguro em parceria com um corretor da Lojacorr que nos ensinou a atender um risco aqui no Maranhão que estava difícil de ser aceito, vários corretores já tinham tentado e, em parceria com a Lojacorr, conseguimos. Então hoje temos capacidade de atender em todos os segmentos, se não fazemos aqui conseguimos na rede um parceiro que consegue. A Lojacorr ajudou muito em nosso crescimento ao oferecer uma rede de contatos, um nome forte e visão nacional”.
Foco em aprender
Certa vez, o então diretor Executivo da Allianz, Ramon Gomez (que hoje atua na MetLife), foi visitar os corretores no Maranhão. “Era difícil presidentes virem aqui, e os corretores só pediam favores, fui a única pessoa que pedi para estudar. Por isso, para minha surpresa, fui convidada fui para cursar o Allianz Business School e bem ali aconteceu a virada de chave na minha carreira, porque esse curso falava muito sobre o futuro do seguro e do mercado em geral e isso me abriu a mente”, revela Lillian.
Ela finalizou o curso em dezembro de 2016 e foi quando aceitou a proposta de Karlay, que era seu amigo e tinha a M&K Corretora de Seguros, de unir as empresas em uma parceria. “Vi no curso vi a importância de se unir para se tornar forte, por isso topei”.
Descobrindo a Lojacorr
Logo que iniciaram a parceria, Karlay estudou o mercado e descobriu a Lojacorr. “Aquele projeto de crescimento deu um salto, pois a Lojacorr dispunha de soluções e uma força que demoraríamos para implantar. Conhecemos de perto e nos apaixonamos pelo projeto da Lojacorr, e então nos tornarmos concessionários locais, iniciando esse trabalho aqui no Maranhão e no Piauí”.
Em julho de 2017 eles começaram a namorar, depois viraram marido e mulher, e hoje são pais da pequena Lunna. Karlay já tinha dois filhos, e uniram também as famílias, se tornando hoje são pais de: Izabelle, 12 anos, Miguel 11, Lorena 10, Gabriel, 7, e Lunna, cinco meses.
Depois de unir as corretoras Nicolleti e M&K, eles criaram juntos outros empreendimentos, e formaram o grupo Agrupar. “Tendo na Lojacorr os sistemas muito organizados, pudemos empreender a distância, e então montamos uma equipe. Karlay quis entrar no segmento de carros, há quatro anos abrimos uma loja de automóveis, há três anos adquirimos um posto de combustível e uma loja de conveniência. Este ano iremos inaugurar mais dois postos e duas conveniências, o objetivo é ter uma rede de postos “, revela.
Na gestão da Unidade Lojacorr Maranhão/ Piauí hoje está Patrícia, que entrou posteriormente como sócia de Lillian e Karlay nesta atuação. “Patrícia é a nossa líder que cuida da Unidade Maranhão/Piauí deixamos esta atuação de prospecção, mas somos sócios da Unidade, e nossas corretoras (Nicolletti e M&K) são as maiores da Unidade”, afirma.
Corretora consolidada
A Nicolletti hoje conta com seis colaboradoras contratadas, um time todo feminino. “Não é que precisa ser mulher para trabalhar comigo, mas acontece, tem essa energia, e eu acredito muito nesta força da mulher no mercado de trabalho, que quando quer tem um diferencial de atendimento”.
As especialistas de cada área, como pós-venda ou sinistro, por exemplo, atuam para as duas corretoras da família. “Criamos no ano passado nosso centro administrativo, da mesma forma que o RH é único para todas as empresas. Assim vamos criando um padrão, uma cultura que vai por todo o grupo. Estamos criando agora a holding do grupo”.
Em sua visão, um dos diferenciais da Nicolletti é o trabalho de marketing digital. “Há 10 anos minha corretora era a única que tinha um backdrop com a logomarca para o pessoal que ia visitar tirar foto, o comercial de seguradoras começou a querer ir lá e fotografar. Depois comecei a me posicionar através de redes sociais, estudei o tema e hoje dentro das empresas o meu negócio é marketing. Temos um colaborador que cuida das marcas do grupo Agrupar, trouxemos a importância de fazer marketing através das redes sociais”.
Cheia de motivos para celebrar, Lillian está preparando uma festa de 10 anos da corretora, que acontece dia 16 de março. “Todo ano comemorávamos com um bolo e registrávamos com fotos, este ano a festa será especial, a consolidação de um negócio que deu muito certo”.