O mercado de seguros no Brasil ocupa atualmente a 12ª posição no ranking global de prêmios arrecadados, de acordo com o relatório anual “World Insurance Sigma” do Swiss Re Institute. Embora a participação do Brasil no mercado mundial seja de apenas 1,2%, o país deve terminar o ano como a 8ª maior economia do mundo, conforme projeções da Austin Rating, indicando um grande potencial de crescimento para o setor de seguros.
O ranking é liderado pelos Estados Unidos, que detêm 44,9% do mercado, seguidos pela China (10,1%), Reino Unido (5,2%), Japão (5%), França (3,9%) e Alemanha (3,4%). A Coreia do Sul, com 2,6%, e a Índia, com 1,9%, também estão à frente do Brasil, ocupando a 7ª e 10ª posições, respectivamente.
Economia global superou expectativas
O estudo do Swiss Re Institute também destaca a resiliência da economia global, o que tem favorecido o crescimento e a lucratividade da indústria de seguros. Segundo Jérôme Haegeli, economista chefe do grupo Swiss Re, a indústria de seguros encontrou um novo equilíbrio após enfrentar desafios nos últimos anos.
Ele aponta que a economia global tem superado expectativas, impulsionando a demanda por seguros, especialmente no setor de vida, em que onde taxas de juros mais altas estão aumentando a renda de investimentos e a demanda por anuidades, proporcionando uma renda segura para a aposentadoria de mais pessoas.
O relatório também observa que, devido à inflação e ao aumento dos custos de sinistros, as seguradoras de não- vida aumentaram as taxas nos últimos anos. O Swiss Re Institute prevê que esses preços mais altos continuarão para linhas pessoais em 2024, moderando em 2025. Para as linhas comerciais, os aumentos de taxas estão desacelerando, com alguns mercados começando a suavizar.
Em termos gerais, o volume de prêmios de não -vida está previsto para crescer além dos 3,9% alcançados em 2023, atingindo US$ 4,6 trilhões em 2024 e US$ 4,8 trilhões em 2025.
A Lojacorr, a maior rede de corretoras de seguros do Brasil, está bem posicionada para aproveitar este potencial de crescimento no mercado brasileiro, oferecendo soluções para que os corretores consigam atender às crescentes necessidades dos consumidores.